Buscar

Av final Regionalização e Organização do Espaço Mundial (GED36)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	Vanusa Lorenzon (2553993)
	
	Disciplina:
	Regionalização e Organização do Espaço Mundial (GED36)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:650861) ( peso.:3,00)
	Prova:
	26226454
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os países africanos, especialmente os mais pobres, vivem o drama da ocidentalização de suas culturas. Além da exploração de suas riquezas minerais, desde a década de 1990, há a exploração de minerais em regiões da África, especialmente na parte oriental (Burundi, Uganda, Ruanda etc.). Essas regiões (países) têm sido palco de disputas pela posse das terras ricas em reservas minerais. Essas são controladas por grupos para militares (rebeldes e milícias), provocando muitos conflitos, massacrando o povo africano que reside nessas áreas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os principais minerais foco de conflitos no território africano:
	 a)
	Esmeraldas, diamantes, tungstênio, ouro e estanho.
	 b)
	Petróleo, xisto, carvão, diamantes e prata.
	 c)
	Ouro, tântalo, tungstênio, estanho.
	 d)
	Tântalo, coltan, prata, silício.
	2.
	Os atos e os ataques terroristas, segundo alguns estudiosos, tiveram início no século I d. C., quando um grupo de judeus radicais, chamados de sicários atacava cidadãos judeus e não judeus que eram considerados a favor do domínio romano. Por sua vez, o terrorismo moderno tem sua origem no século XIX no contexto europeu, quando grupos anarquistas viam no Estado seu principal inimigo. A principal ação terrorista naquele período visava à luta armada para constituição de uma sociedade sem Estado. Com relação ao terrorismo na sociedade global contemporânea, analise as sentenças a seguir:
I- A Al-Qaeda é uma organização terrorista formada por militares fundamentalistas islâmicos.
II- Os ataques terroristas de 11 de setembro, em certo sentido, debilitaram os E.U.A economicamente e o fizeram adotar medidas antiterror, que de acordo com analistas políticos, mancharam sua reputação no exterior.
III- ETA é uma organização Basca que nasceu como um movimento socialista fundado em 1959, a partir da atividade de vários grupos culturais e políticos que atuavam na sociedade. Busca se tornar livre de Portugal.
IV- Palestina era local da 'Terra Santa' onde viviam árabes no Império Otomano. Judeus migraram em massa para a região e criaram o Estado de Israel. Na atualidade, é um país composto em sua maioria por terroristas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	A globalização tem como principal característica a busca por espaço utilizando os meios tecnológicos para se consolidar. O principal objetivo é aproximar ou estar presente em todos os lugares do mundo. Os blocos econômicos têm papel fundamental para se desenvolverem e serem mais competitivos frente a esse novo cenário mundial, apresentam características diferentes, possuem organização, planejamento, são organizados em toda sua estrutura. Existe também uma certa hierarquia, por exemplo, um país membro têm direito a voto no conselho, já um país associado não tem direito a voto. A formação de blocos econômicos regionais é mais uma das características da globalização que busca a consolidação do capitalismo. Desta forma, essas economias precisam unir forças, formando grandes blocos econômicos para melhorar seu desempenho comercial frente às economias mais poderosas do mercado mundial. Diante do contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os blocos econômicos possuem entre suas características um formato comum a todos os blocos, é a unificação das fronteiras, ou seja, as taxas alfandegárias são eliminadas e o acesso de pessoas é ilimitado para todos que acessarem as fronteiras.
(    ) O mercado comum mantém uma formatação interessante, livre circulação de pessoas e organização padronizada da legislação econômica específica para o bloco econômico. Também se criam leis trabalhistas, tributos fiscais, leis ambientais.
(    ) A globalização é democrática e permite competir, em nível de igualdade, todos os países emergentes, inclusive os países mais pobres têm seu direito garantido no mercado global, que não discrimina e acolhe a todos.
(    ) O Brasil tem se destacado em seu bloco. O Mercosul apresenta como uma de suas principais características a adoção de moeda única para os países membros.
(    ) Em alguns blocos, as restrições são rígidas, taxas alfandegárias são cobradas dos países não associados, principalmente taxas externas. Esse modelo é utilizado pela União Aduaneira.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F - F.
	 b)
	V - F - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V - V.
	4.
	A importância da escala é fundamental em pesquisas de cunho geográfico, cartográfico ou ambiental. Para os geógrafos e cartógrafos, a escala como medição/cálculo ou como recortes do território é um conceito muito importante. Não há leitura em um mapa sem determinação da escala, assim como não há análise de fenômenos sem que seja esclarecida a escala geográfica adotada. Com relação ao conceito de escala e seu uso na geografia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os mapas, dentro de um trabalho clássico e tradicional, representam um meio permanente de armazenamento da informação geográfica. A escala é o primeiro elemento cartográfico, ou transformação a ser considerada entre a informação geográfica e a informação cartográfica.
(    ) A escala pode ser definida como uma noção, ou seja, uma ideia utilizada em diferentes matrizes científicas discursivas, a escala encontra-se associada a uma representação: o elemento que tecnicamente permite representar a realidade, ampla, complexa ou mesmo grande, de maneira a ser apreendida, visualizada, manejável.
(    ) O conceito de escala é um problema metodológico de diversas ciências que lidam com a "questão do tamanho", inclusive a Geografia. De uso comum, escala é utilizada para descrever o nível de detalhe ou de observação de um fenômeno; também pode se referir ao âmbito ou à extensão espacial em que um processo é percebido.
(    ) As novas formas de articulação entre as escalas resultam, em grande parte, do aumento das determinações de nível global, sobre as decisões políticas e práticas sociais realizadas no nível local.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	5.
	Os grupos islâmicos estão espalhados por muitos lugares do mundo, concentram suas atividades nas regiões do continente africano, Oriente Médio e boa parte do continente asiático. Diante do contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o objetivo do Islamismo:
	 a)
	O estado islâmico busca organizar o fundamentalismo religioso e se afirmar nos países ocidentais, onde está localizada a maior parte do povo muçulmano.
	 b)
	O estado islâmico caracteriza-se por defender uma religião com base na fé e na caridade, espelhando-se no mundo ocidental, opondo-se ao radicalismo religioso e político.
	 c)
	O estado islâmico impõe seu fundamentalismo religioso pautado na ética, respeitando as demais seitas religiosas e o estado democrático.
	 d)
	O estado islâmico busca difundir o islamismo como único caminho de salvação, e subordinar o fundamentalismo religioso à lei islâmica.
	6.
	Ao longo de milênios, desde a chegada dos "Povos do Mar", o povo da Palestina assistiu à passagem, pelo seu território, de diferentes povos e civilizações. Aos Assírios e Babilônios, Persas, Gregos e Romanos, sucederam Árabes e Otomanos. Com relação à Palestina, analise as sentenças a seguir:
I- Após a desintegração do Império Otomano na Primeira Guerra Mundial, o Reino Unido recebeu um mandato da Liga das Nações para
administrar o território da Palestina.
II- Após a Segunda Guerra Mundial e depois do Holocausto, aumentou a pressão pelo estabelecimento de um Estado judeu. O plano original previa a partilha do território controlado pelos britânicos entre judeus e palestinos.
III- Cinco anos depois da fundação de Israel, em 14 de maio de 1948, a tensão entre Israel e Palestina deixou de existir. Egito, Jordânia, Síria e Iraque reconheceram em seguida o Estado de Israel.
IV- Em 1947, a ONU decide dividir a Palestina entre judeus e cristãos, mas estes rejeitam esta decisão e tem início um dos mais complexos e prolongados conflitos entre dois povos que há milênios disputam esta região.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	7.
	A imigração sempre gera problemas para o país de destino. Alguns países consideram como um problema muito grave. Muitos deles tem aversão ao estrangeiro que vem habitar o seu país. Os países europeus exercem com muita força esse controle sobre a imigração. Hoje, esse tema tem ganhado muita força em boa parte do mundo. A xenofobia é de fato um ato fora de propósito. As justificativas são muitas: retração da economia, autopreservação e tantos outros motivos. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O crescimento da xenofobia no continente europeu é revelado das relações entre a intolerância cultural, religiosa e o crescimento migratório no continente.
	 b)
	O imigrante ainda enfrenta a intolerância, o racismo e a discriminação em seu novo país.
	 c)
	Devido ao padrão de migrantes em direção à Oceania, este continente tem apresentado a maior parte dos casos extremos de xenofobia.
	 d)
	A chegada de milhares de imigrantes muçulmanos, negros e ciganos vem aumentando o sentimento xenófobo de parte da população asiática.
	8.
	A agricultura se consolidou nas últimas décadas graças aos avanços das tecnologias: a mecanização do campo, as melhorias nas propriedades rurais e o manejo florestal, principalmente no uso das técnicas de grãos, sementes geneticamente modificadas mais resistentes, agrotóxicos e defensivos agrícolas mais eficientes. As pequenas propriedades também evoluíram. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A agricultura brasileira produz diferentes tipos de culturas, o solo fértil, a mecanização e o uso de sementes modificadas, defensivos e fertilizantes mais eficientes, sendo o grande diferencial produtivo brasileiro.
II- A produtividade das lavouras brasileiras tem relação direta com as tecnologias, o uso dos componentes químicos, fertilizantes, as máquinas melhoraram a eficiência da agricultura com o aumento da produtividade.
III- As novas técnicas para a agricultura têm contribuído para o aumento da produção, com produtos em abundância, mais saudáveis e mais baratos.
IV- O uso de agrotóxicos e a utilização de sementes geneticamente modificadas, garantem qualidade e produtividade para a agricultura. No entanto, podem causar danos às pessoas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	9.
	Os países do continente africano são sempre lembrados por pertencer ao um continente visto como pobre, problemático e que apresenta as maiores desigualdades sociais, conflitos étnicos e discriminação racial entre as pessoas. Tudo isso é um fato, porém o continente africano tem muitas riquezas, principalmente minerais. A África é um continente rico em recursos naturais, minérios e fontes de energia. Ocorre, porém, que não são as populações africanas e/ou suas empresas que exploram e usufruem destas riquezas. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Os movimentos de luta contra o apartheid eram comandados pela frente denominada Congresso Nacional Africano, cujo líder principal era Nelson Mandela, condenado à prisão perpétua pelos tribunais da minoria branca.
	 b)
	Em grande parte, a pobreza da África está associada ao modelo de colonização escrava imposta pelos colonizadores brancos, tanto africanos quanto europeus.
	 c)
	As riquezas minerais do continente africano sempre foram motivos de conflito armado, restringindo o direito de exploração aos nativos dos países africanos.
	 d)
	A África tem sua organização de resistência a partir da Primeira Guerra Mundial. Nesta ocasião, há as lutas contra o apartheid comandados por um líder chamado Nelson Mandela.
	10.
	A Revolução Verde dos anos 1960 revolucionou a agricultura com a utilização de insumos agrícolas (fertilizantes, agrotóxicos, sementes híbridas e transgênicas) e teve como resultado imediato o aumento da produção e da produtividade, amenizando as sérias expectativas sobre a produção de alimentos. Diante do contexto da Revolução Verde e sua relação com as questões agricolas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com a implementação da Revolução Verde no contexto mundial, houve a transformação de vastas extensões da superfície terrestre em áreas agrícolas cada vez mais artificializadas.
(    ) Um dos impactos na produção agrícola, depois do advento da Revolução Verde, foi a aceleração dos ciclos de desenvolvimento de plantas agrícolas, com sementes geneticamente melhoradas, tornando-as híbridas.
(    ) Mesmo com a Revolução Verde, o problema da fome no mundo não foi resolvido, pois grande parte desta produção agrícola feita em países em desenvolvimento destina-se à exportação para os Estados Unidos, União Europeia e Japão.
(    ) Revolução Verde foi um processo de modernização das políticas públicas para o setor agrícola, que se iniciou logo após a Primeira Guerra Mundial, com o desenvolvimento de pesquisas em sementes, correção e fertilização dos solos, uso de agrotóxicos e mecanização agrícola para aumento da qualidade dos produtos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	11.
	(ENADE, 2011) É possível identificar várias áreas nas quais a urbanização se deve diretamente à consecução do agronegócio globalizado. Como é notório, a modernização e a expansão destas atividades promovem o processo de urbanização e de crescimento das áreas urbanas, cujos vínculos principais se devem às inter-relações cada vez maiores entre campo e cidade. As inter-relações entre campo e cidade mencionadas no texto referem-se à presença de:
FONTE: ELIAS, D. Globalização e fragmentação do espaço agrícola do Brasil. Scripta Nova. v. X, 218 (03), 1/8/2006. Disponível em: <http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-218-03.htm>. Acesso em: 15 abr. 2016.
	 a)
	Atividades agrícolas nas cidades pequenas e médias do Brasil, como plantio de subsistência nas suas periferias.
	 b)
	Serviços altamente especializados em algumas cidades, para atender às demandas de atividades agrícolas globalizadas, como a agricultura científica.
	 c)
	Agricultores que comandam cidades e impõem suas lógicas à produção dos espaços urbanos, criando o "rururbano".
	 d)
	Trabalhadores urbanos nos campos, como meio de fuga dos problemas das cidades diante da globalização econômica.
	12.
	(ENADE, 2017) A economia financeira atual fez que algumas cidades se tornassem centros do poder. Elas coordenam e centralizam atividades terciárias (bancos, publicidades, consultorias etc.) e são produtoras da integração das economias nacionais com os mercados mundiais. Conhecidas como cidades globais, constituem espaços essenciais de gestão, coordenação e planejamento da economia capitalista nesta época de globalização. Na figura anexa, pode-se observar a distribuição da rede de cidades globais. Considerando a figura apresentada e a atual configuração das redes de cidades globais, analise as sentenças a seguir:
I- As cidades globais localizam-se nos países centrais,
pois estes são os responsáveis pela integração da economia financeira internacional, pela irradiação do progressos tecnológicos e pela polarização dos fluxos das redes planetárias.
II- Cingapura, Cidade do México e São Paulo são consideradas cidades globais, pois são importantes centros financeiros e bancários e concentram sedes de organizações internacionais.
III- As cidades globais, independentemente do tamanho de sua população, exercem importante papel econômico-financeiro e técnico, pois são grandes prestadoras de serviços especializados e centros vitais da dinâmica capitalista atual.
Está correto o que se afirma em:
FONTE: http//meiosambiente.culturamix.co. Acesso em: 12 jul. 2017.
	
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais