Buscar

DHInf&Adol_Revisão_Part 3

Prévia do material em texto

Desenvolvimento Humano na Infância e Adolescência
Os processos biopsicossoaicais da:
Gravidez, Parto e Puerpério, Infância e Adolescência 
Profa Lívia Keppeke
1 - O que são agentes teratógenos?
2 – Como o estado emocional da mãe pode interferir no desenvolvimento durante o período pré-natal?
3 – Qual sua opinião sobre as práticas do parto? De que maneiras as grávidas poderiam se preparar para o momento do parto?
4 – Durante o período do puerpério é bastante comum mães apresentarem um misto de sentimentos de angústia e tristeza. Por que isso acontece? Como identificar se a mãe está apresentando o Babyblue ou um quadro grave de depressão pós parto? 
5 – Seria a adolescência uma fase “natural” do desenvolvimento humano ou uma construção histórica e social?
 
6 – Explique os mecanismos neuro-hormonais subjacentes à puberdade.
7 – Os adolescentes costumam sentir sono mais tarde do que quando crianças. Explique como ocorre a mudança do ciclo de sono no adolescente. 
8 – Explique como os adolescentes lidam com sua imagem corporal? Como a visão que os adolescentes obtêm sobre a imagem corporal podem influenciar no desenvolvimento de transtornos alimentares?
9 – De acordo com Erikson, qual a principal tarefa da adolescência? Como o desenvolvimento cognitivo auxilia os adolescentes na realização dessa tarefa?
10 – Qual é a influência do desenvolvimento infantil sobre o desenvolvimento do adolescente segundo Erikson?
11 – O que se espera de um adolescente que formou uma identidade consolidada? Podemos afirmar que a confusão de identidade é totalmente resolvida durante a adolescência? 
12 – O adolescente, no processo da formação de sua identidade, está buscando uma individuação. Conceitue individuação e explique sua relação com o conflito familiar.
13 – Qual é o papel do grupo de pares durante a adolescência? Em que momento o grupo pode ser fonte de apoio e quando pode ser fonte de pressão? 
14 – Até por volta de que idade considera-se que o envolvimento ativo em práticas sexuais é considerado precoce? Quais são os riscos da atividade sexual precoce?
 
15 – Quais são as formas mais eficazes de educação sexual para adolescentes?
16 – Correlacione os conceitos às definições que lhes competem.
Conceitos
	1 – Período Germinal
	2 - Fecundação 
	3 – Período Embrionário
	4 – Período Fetal
	5 – Idade de viabilidade
	6 – Desenvolvimento na 1ª Infância
	7 – Reflexo de Sucção
	8 – Reflexo de Moro
	9 - Reflexo de Babinski
	10 - Reflexo de Marcha Automática
	11 – Reflexo Natatório
	12 - Desenvolvimento na 2ª Infância 
	13 - Desenvolvimento na 3ª Infância
	14 – Desenvolvimento na Adolescência
	15 – Puberdade
	16 - Estirão ou surto de crescimento adolescente 
	17 – Sinal de maturidade sexual
	18 - Egocentrismo adolescente
	19 - Fidelidade
	20 - Realização de identidade
	21 - Execução ou resolução precipitada
	22 – Moratória 
	23 - Difusão de identidade 
	
Definições
( ) Período do desenvolvimento pré-natal que ocorre da 9ª semana gestacional até o nascimento. Neste período ocorre um rápido crescimento e refinamento dos sistemas orgânicos. 
( ) Período do desenvolvimento pré-natal que ocorre entre a 3ª e 9ª semana de gestação. O disco embrionário diferencia-se em três camadas celulares, a ectoderma, estrutura embrionária que forma principalmente o sistema nervoso e a pele, a mesoderma, a estrutura que forma os músculos, a ossatura e o sistema circulatório, e o endoderma, a estrutura que forma o sistema digestivo, pulmões, e outros órgãos vitais.
( ) Processo pelo qual o espermatozoide e o óvulo se unem e formam um zigoto que por sua vez se duplica várias vezes por divisão celular para produzir todas as células que compõem um bebê.
( ) Período do desenvolvimento pré-natal que ocorre nos primeiros 14 dias após a fecundação. O zigoto se duplica várias vezes por divisão celular à medida que percorre a tuba uterina e então é implantado na parede do útero. 
( ) Período do desenvolvimento pré-natal em que é possível identificar o sexo do ser que está em desenvolvimento. O cérebro passa por um pico de crescimento e se desenvolve suficientemente para controlar as funções básicas.
( ) Período do desenvolvimento pré-natal quando se inicia a formação dos olhos, ouvidos, nariz e boca. Também neste período inicia-se o desenvolvimento sexual com o surgimento da gônada indiferenciada. 
( ) Período do desenvolvimento pré-natal em que é possível escutar o batimento cardíaco do ser em desenvolvimento através do estetoscópio, bem como visualizar seu esqueleto por meio do ultrassom. Durante esse período os sentidos visual e auditivo atingem um nível de funcionamento mais claro. 
( ) Momento do desenvolvimento pré-natal em que a sobrevivência do ser em desenvolvimento é possível fora do útero, geralmente durante o 7º mês do período gestacional. 
( ) Resposta automática e inata de movimentos semelhantes ao de uma caminhada coordenada quando segura-se o bebê de modo que seus pés toquem a superfície plana. Tal reflexo ocorre entre o 1º e o 4º mês após o nascimento aproximadamente. 
( ) Resposta automática e inata de esticar as pernas, braços e dedos, curvar-se e jogar a cabeça para trás quando o bebê é derrubado ou ouve um estampido. Tal reflexo ocorre entre o 7º mês de gestação e o 3º mês após o nascimento aproximadamente. 
( ) Resposta automática e inata à estimulação dos lábios e gengivas que dura até aproximadamente o 9º mês após o nascimento. 
( ) Resposta automática e inata de movimentos natatórios e coordenados quando o bebê é colocado na água com o rosto voltado para baixo. Tal reflexo ocorre entre o 1º e o 4º mês após o nascimento aproximadamente.
( ) Resposta automática e inata de retorcer o pé e abrir os dedos em leque quando a planta do pé do bebê é acariciada. Tal reflexo ocorre a partir do nascimento e dura até o 3º mês após o nascimento aproximadamente. 
( ) É o período pré-escolar quando a criança aprende e se desenvolve brincando. 
( ) Período do desenvolvimento em que as áreas motoras e sensorial do cérebro possui maior mielinização. 
( ) Ocorre a diminuição da massa cinzenta e o aumento da substância branca o que possibilita a criança a ter avanços no funcionamento cognitivo, ou seja, o processamento das informações ocorre com mais propriedade e velocidade. A maturação do cérebro neste período permite que a criança tenha capacidade de focar sua atenção. Portanto, há aprimoramentos nas funções cognitivas de atenção e memória. 
( ) Período do desenvolvimento em que a criança já pode apresentar as proporções do corpo semelhantes às de um adulto.
( ) Período do desenvolvimento em que as crianças já podem erguer a cabeça e sustentá-la quando se está deitada de bruços, engatinhar no chão para pegar algo que seja atraente e andar o suficiente para empurrar um brinquedo. 
( ) Nesta fase do desenvolvimento a criança passa por um período sensível para o desenvolvimento da linguagem que também é conhecido como o momento da explosão da linguagem. 
( ) Nesta fase do desenvolvimento é comum as crianças apresentarem distúrbios de sono.
( ) Período em que as crianças crescem mais vagarosamente, os músculos tornam-se mais fortes, a capacidade pulmonar se expende de forma que as crianças possam correr mais rapidamente e fazer exercício por mais tempo. Por isso a força física e as habilidades atléticas aumentam.
( ) Nesta fase do desenvolvimento a criança costuma brincar sozinha, porém, já é possível perceber o aumento do interesse por outras crianças à medida que ocorre o aumento da interação social na brincadeira com outras crianças.
( ) Período em que a criança está habilitada para ingressar em uma educação formal. 
( ) Período do desenvolvimento em que a criança pode desenvolver a habilidade de comer sozinha com a colher e copiar formas simples. 
( ) Neste período do desenvolvimento ocorre o crescimento mais rápido nas áreas frontais que regulam o planejamento e organização de ações. Isso permite a criança a desenvolver a capacidade de raciocinar e agir mais rapidamente. 
( ) Neste período do desenvolvimentoa criança apresenta mais impulsividade e pouco controle sobre as emoções devido à imaturidade no funcionamento das estruturas cerebrais do sistema límbico. Controlar a expressão dos sentimentos é a principal atividade psicológica neste período. 
( ) Nesta fase do desenvolvimento a criança apresenta ossos e músculos mais fortes e a capacidade pulmonar maior. Isso permite a criança corra, pule e escale mais longe e mais rápido. 
( ) Período em que as crianças desenvolvem habilidade motora fina suficiente para escovar os dentes, colocar suco no copo sem derramar, copiar quase todas as letras, vestir-se, comer com o grafo, usar tesoura, lavar o rosto, pentear o cabelo e copiar formas difíceis.
( ) Período em que a aprendizagem escolar envolve o uso do raciocínio lógico de forma concreta. 
( ) Período do desenvolvimento em que a criança obtém um autoconceito mais realista, pois consegue comparar sua identidade real com sua identidade ideal. 
( ) Período em que as áreas do cérebro associadas ao controle dos movimentos oculares e a focalização visual passam por uma mielinização e crescimento. Isso permite que a criança reconheça letras e outras formas de pequenas dimensões. O corpo caloso permite maiores conexões entre os lados esquerdo e direito do cérebro o que permite a criança a obter melhor coordenação entre mãos e olhos. 
( ) Nesta fase do desenvolvimento a criança obtém boa noção das regras gramaticais. As crianças já são capazes de falar de forma fluente, compreensível, mas ainda precisam dominar muitas sutilezas da linguagem relacionadas a exceções das regras gramaticais. 
( ) Nesta fase o processamento mais rápido e mais eficiente aumenta a quantidade de informação que as crianças podem manter na memória de trabalho, permitindo o pensamento complexo e o planejamento dirigido ao objetivo.
( ) Nesta fase a autoestima da criança refere-se a como ela se vê competente produtivamente.
( ) Período em que a criança encontra-se em constante desenvolvimento da habilidade de linguagem oral e fonológica para posterior desenvolvimento da habilidade de leitura. 
( ) Nesta fase do desenvolvimento o brincar sociodramático e as brincadeiras aumentam significativamente. Tais formas de brincar auxiliam as crianças a desenvolverem a capacidade de controle emocional e habilidades sociais.
( ) Período em que a educação formal permite que a criança aprimore sua compreensão sobre as regras de sintaxe. O uso das figuras de linguagem tornam-se progressivamente usuais.
( ) Período de rápido crescimento físico e maturação sexual com a aquisição da capacidade de reprodução. Tais mudanças são coordenadas pelos mecanismos neuro-hormonais do eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal-gonadal.
( ) Passagem da infância para a vida adulta, transição no desenvolvimento que envolve mudanças físicas, cognitivas, emocionais e sociais.
( ) Um aumento rápido na altura, peso, musculatura e ossatura. Dura normalmente em torno de dois anos; pouco depois de seu término, o jovem atinge a maturidade sexual. Tal fenômeno, geralmente ocorre dois anos antes nas meninas em comparação aos meninos. As meninas, entre as idades de 11 e 13 anos, tendem a serem mais altas, mais pesadas e mais fortes que os meninos da mesma idade. Ao termino desse fenômeno, os meninos ficam novamente maiores. 
( ) Nas moças é a menarca e nos rapazes a primeira ejaculação que ocorrem em média aos 12 anos e 13 anos respectivamente.
( ) Período do desenvolvimento em que se começa a atingir o pensamento operacional formal. Esse desenvolvimento proporciona uma maneira mais flexível de manipular informação. Não mais limitados ao aqui e agora, pois envolve a capacidade de pensamento hipotético - raciocínio sobre proposições que podem ou não refletir a realidade. Ocorre-se a passagem do Raciocínio Indutivo para o Raciocínio Dedutivo. Essa forma mais sofisticada de pensamento permite o aumento na capacidade de reflexão e questionamentos e a formação de uma teoria do self.
( ) Centrar-se em si mesmo em busca de autoconhecimento como forma de construir a identidade em momento de mudanças rápidas a nível físico, cognitivo e psicossocial. Geralmente, tem-se a sensação de que a própria aparência e o comportamento são alvo de observação das pessoas. 
( ) Status de identidade definitivo alcançado após reconsideração de metas e valores tradicionais estabelecido pelos pais e pela cultura. Pessoas desta categoria são mais maduras e mais competentes socialmente. 
( ) Status de identidade caracterizado por poucos compromissos com objetivos e valores, apatia quanto a tentar assumir um papel. Ocorre quando o jovem não demonstra interesse em tarefas escolares, em ocupações, em pensar sobre o futuro e em ter uma relação amorosa com compromisso. 
( ) Status de identidade referente ao momento de consideração de alternativas (em crise) com o intuito de estabelecimento de compromisso. Experimentação de identidades alternativas. 
( ) Status de identidade referente à adoção indiscriminada de papéis e valores dos pais ou da sociedade, em vez de examinar alternativas e elaborar uma identidade própria. Pessoas desta categoria tendem ao dogmatismo quando as opiniões são questionadas e a seguir um líder poderoso. 
( ) Virtude desenvolvida quando os adolescentes resolvem a crise de confusão de identidade satisfatoriamente. Refere-se à lealdade constante, um sentimento de integração com uma pessoa amada ou com amigos. Também se constitui de uma identificação com um conjunto de valores, ideologia, religião e um movimento político.
Av. Santo Amaro, 1.239 - Vila Nova Conceição – CEP 04505-002 – São Paulo – SP | Brasil
www.fmu.br

Continue navegando

Outros materiais