Buscar

prova anatomorfofisiologia discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A síntese e a decomposição do glicogênio são fundamentais não só para a armazenagem de energia, mas também para manter o equilíbrio metabólico por homeostase da glicose. Nos seres humanos, a faixa normal para a concentração de glicose no sangue é de 70 a 110 mg/100 mL. Visto que a glicose é um combustível importante para a respiração celular e uma fonte essencial de esqueletos de carbono para a biossíntese, a manutenção de concentrações de glicose no sangue próximas dessa faixa normal é crucial. A homeostase da glicose depende predominantemente dos efeitos antagônicos (opostos) de dois hormônios: insulina e glucagon. Explique qual a relação entre a glicose, insulina e glucagon e indique o órgão responsável pela produção desses hormônios.
FONTE: Biologia de Campbell [recurso eletrônico] / Jane B. Reece ... [et al.]; [tradução: Anne D. Villela... et al.]; revisão técnica: Denise Cantarelli Machado, Gaby Renard, Paulo Luiz de Oliveira. - 10. ed.- Porto Alegre: Artmed, 2015.
	Resposta Esperada:
A insulina e o glucagon são produzidos pelo pâncreas. Mais especificamente, a insulina é produzida pelas células beta das ilhotas de Langerhans, enquanto que o glucagon, pelas células alfa. Quando a pessoa ingere algum alimento, ocorre um aumento da secreção de insulina pelas células beta. A insulina circulante é responsável por captar a glicose e levá-la às células, sendo que o excesso é retido no fígado, na forma de glicogênio. Dessa forma, ocorre a diminuição dos níveis de glicose. Nesse momento, as células alfa são estimuladas a secretarem glucagon e as beta são inibidas. Esse hormônio age no fígado quebrando o glicogênio em glicose. O consequente aumento nos níveis de glicose circulante reinicia o ciclo.
	2.
	Azia e queimação no estômago são sintomas que sugerem o refluxo gastroesofágico. O refluxo gastroesofágico é a volta do conteúdo gástrico do estômago para o esôfago. Segundo profissionais da área, isso não deveria acontecer, pois, após a ingestão e o alimento chegar no estômago, ele é mistura com o ácido clorídrico, deixando-o bastante ácido. Após esse processo, o caminho correto do quimo, agora assim denominado, é em direção ao intestino delgado, mas especificamente no duodeno. Essa acidez que o quimo apresenta ao sair do estômago poderia causar ulcerações no duodeno, porém isso não ocorre. Disserte sobre por que o quimo não causa ulcerações no duodeno e quais mecanismos/substâncias estão associados a este processo.
FONTE: https://jornal.usp.br/atualidades/todas-as-pessoas-durante-o-dia-acabam-tendo-algum-grau-de-refluxo/. Acesso em: 4 out. 2019.
	Resposta Esperada:
Nessa porção do intestino delgado é liberado o suco pancreático, que neutraliza a acidez do quimo. O suco pancreático é produzido no pâncreas e é liberado no duodeno através do ducto pancreático. O suco pancreático contém diversas enzimas e também contém bicarbonato de sódio, que neutraliza a acidez do quimo. As enzimas produzidas pelo pâncreas podem atuar em diversos tipos de nutrientes, e as reações ocorrem em pH alcalino (próximo a 8,5). Além das enzimas pancreáticas, existem outras produzidas pelo epitélio do intestino delgado, formando o suco intestinal (entérico).

Continue navegando