Buscar

Prova discursiva de Fundamentos da Neurofisiologia e Neuropsicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos da Neurofisiologia e Neuropsicologia
	
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX 
	
	1.
	"A neuropsicologia pediátrica possui especificidades: maturação, estratégias cognitivas, ensino formal e cultura, e características intrínsecas à reorganização cerebral. O objetivo da reabilitação neuropsicológica é estabelecer estratégias para adaptação de funções cognitivas afetadas em relação às demandas do ambiente da criança" (SANTOS, 2005, p. 451). Cite os quesitos necessários para a prática da neuropsicologia escolar contemporânea, no que tange aos instrumentos de avaliação?
FONTE: SANTOS, Flávia Heloísa dos. Reabilitação neuropsicológica pediátrica. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 25, n. 3, p. 450-461, 2005.   Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932005000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 7 jan.  2019.
	Resposta Esperada:
1) Fundamento teórico consistente. 2) Amostragem de padronização abrangente e representativa. 3) Boa psicometria. 4) Associação adequada de testes, a partir de uma bateria de núcleo comum. 5) Fusão de perspectivas qualitativas e quantitativas. 6) Vínculo estreito com intervenções prescritivas.
	2.
	"Lesões do nervo espinhal são incomuns e, na maioria das vezes, iatrogênicas. São mais usualmente encontradas após procedimentos cirúrgicos no triângulo cervical posterior, principalmente biópsias de linfonodos" (ALONSO; REIS, 2000, p. 704). Assim sendo, explique o que são os nervos espinais. 
FONTE: ALONSO, JOSÉ L.; REIS, ROGER G.. Neuropatias do nervo acessório espinhal secundárias a cirurgias cervicais: estudo clínico e eletrofisiológico de sete casos. Arq. Neuro-Psiquiatr., São Paulo, v. 58, n. 3A, p. 704-712, set. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2000000400017&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 14 nov. 2018.
	Resposta Esperada:
*Os nervos espinhais fazem parte do SNP, um sistema que auxilia na mediação da comunicação entre o SNC e outras partes do corpo. *A medula espinal é importante para o comportamento motor e sensorial. Os nervos periféricos entram e saem da medula espinal em pequenos feixes de axônios chamados de radículas. *Eles se unem para formar um processo mais grosso, chamado raiz. As raízes dorsais e ventrais entram e saem da medula espinhal. Juntos, as raízes dorsal e ventral compõem o nervo espinal. *Há 31 pares de nervos espinais, um em cada lado da medula, e quase todos deixam a medula através dos espaços entre as vértebras. Os dois tipos de raízes transportam diferentes tipos de informação.

Continue navegando