Buscar

Atividade II da AD1 - 2020 - 123456789

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 2020/2º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Aluno (a): _____________________________________________________________
Polo: _________________________________________________________________
 (
Orientações para a atividade:
Esta etapa da AD1 será feita na própria Plataforma na ferramenta “Atividades”.
Esta a
tividade está relacionada com o Capítulo 2 do 
Chiavenato
 e com as
 aulas 
de 
1 
a 4 (
vale 
4
,0 pontos
)
.
Em caso de dificuldades na postagem da atividade, peça ajuda ao
s
 tutor
es
 a distância.
A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (
até
 06/09
/2020
).
Envie o arquivo em formato 
doc
 ou 
pdf
.
A sua resposta deverá ser digitada em 
vermelho
. 
Mas atenção
: somente 
a sua resposta deverá estar em vermelho
. O restante da questão permanece em preto.
Não deixe para p
ostar a atividade no último dia.
)
I) Com base no Capitulo 2 do Chiavenato e nas aulas 1 a 4, preencha as lacunas das afirmativas abaixo. Cada questão desta atividade vale 0,2 ponto, totalizando 4,0 pontos.
Questão 1: Aristóteles (384-322 a.C.), discípulo de ________, foi o filósofo mais influente até o início da Idade _________. Em Política, que versa sobre a organização do Estado, Aristóteles distingue três formas de Administração Pública: 
1. _________ ou governo de um só (que pode redundar em _________).
2. _________ ou governo de uma elite (que pode descambar em _________).
3. _________ ou governo do povo (que pode degenerar em _________). 
Questão 2: A _________________ abriu as portas para o início da Era Industrial, que passou a dominar o mundo ____________ até o final do século XX e foi o divisor de águas entre os países __________________ (mais avançados) e os não industrializados (_______________ e _________________). E igualmente, entre as organizações mais bem administradas e aquelas precariamente administradas.
Questão 3: Quando Henri Fayol definiu Administração como um processo que inclui as atividades de ________________, _____________, ________, _____________ e _____________, surgiu para o mundo uma nova ciência: a ciência da Administração! 
Questão 4: Administrar é ________, organização é _________; sendo assim, ambas se complementam. Uma ______________ somente atinge seu propósito e seus __________ se for bem administrada. E a _____________ exige de quem administra, por sua vez, um mínimo de organização.
Questão 5: Nossa definição formal de organização é uma entidade social que é direcionada ao ____________ e deliberadamente ________________. Entidade social quer dizer constituída por duas ou mais _________. Direcionada ao objetivo significa destinada a atingir certos _______________, como obter lucros. Deliberadamente estruturada quer dizer que as tarefas são ____________ e as responsabilidades para o seu desempenho são atribuídas aos ________ da organização. 
Questão 6: É possível considerar a Administração uma arte? ________. Segundo ____________________, Administração é a arte de conseguir fazer as coisas através das pessoas. Com base nesse pensamento, os administradores devem obter resultados a partir da capacidade (ou arte) de conferir ___________ e ____________ às pessoas em uma organização. 
Questão 7: Para começarmos a entender a real complexidade do papel do administrador em uma estrutura organizacional, é preciso conhecer as funções administrativas. Elas são o ___________, ____________, ___________ e ____________.
Questão 8: Uma organização precisa trabalhar com eficiência. A eficiência organizacional refere-se à ____________e de recursos usados para atingir um ____________ organizacional. Ela é baseada na ____________ de matérias primas, dinheiro e pessoal necessária para produzir determinado volume de produtos. Assim, a eficiência pode ser calculada como a quantidade de recursos usada para produzir um ____________ ou ____________. 
Questão 9: O trabalho realizado, em oposição à produção de ______________ do sistema feudal, tinha não só o objetivo de suprir necessidades da família, mas, sobretudo, da sociedade como um todo. O excedente de _____________era oferecido no mercado regional e utilizado como objeto de ________ e ________. Tal sistema denominava-se ______________________________. 
Questão 10: O aumento do consumo exigiu aumento da __________. A população das cidades crescia porque nelas os camponeses poderiam ter um ofício e melhorar de vida, e o comércio entre cidades já era uma realidade. Isso originou uma __________ superior à da época, favorecendo a criação de ___________ para aumentar a ____________. 
Questão 11: O sistema de produção ______________, surgido nos séculos ________ e __________, diferia substancialmente do sistema tradicional. Neste, as fábricas se caracterizavam pelas relações __________________, com predominância do trabalho cativo, de tecnologias estacionárias (instrumentos rudimentares e ferramentas de uso comum) e, sobretudo, pela ausência da necessidade _____________ de expandir cada unidade de capital empregado.
Questão 12: Com a Revolução Industrial, iniciou-se um processo ininterrupto de ______________,______________e______________.
Questão 13: Na produção artesanal, o produto é feito por encomenda, sendo produzido um de cada vez com o uso de ferramentas __________. O artesão tem o pleno domínio do processo ___________, pois conhece e realiza todas as tarefas. Por isso, as mercadorias costumam ter preço acima do alcance da maior parte da sociedade, pois a produção é uma forma de ______. Na produção em massa, ao contrário, o produto é feito em ________ quantidades, de forma __________________. Os trabalhadores são divididos em postos de trabalho ao longo da __________ de produção e ficam responsáveis por apenas uma ou duas tarefas. 
Questão 14: O conceito de _________________ foi abordado pela primeira vez em 1970, por _____________, em seu livro O choque do futuro. 
Questão 15: Marx identificou dois estágios da produção capitalista: a _____________ e a __________________. Na __________________, a produção era manual e o trabalhador era __________________, pois mostrava-se hábil no uso de ferramentas no domínio de habilidades ______________________________. Na __________________, o operário tornou-se um __________________ da máquina, muitas de suas habilidades foram __________________ para a máquina.
Questão 16: A _____________________ provocou diversas mudanças na organização da __________ e do __________: surgiram as __________ e as empresas industriais, houve substituição do __________ pelo __________ especializado, apareceram os sindicatos como organizações proletárias. O taylorismo emergiu na passagem do século XIX para o século XX como uma abordagem __________ da gestão da produção. 
Questão 17: Ao desenvolver seu modelo, Taylor utilizou o conceito-chave de __________________, já desenvolvido por _____________. Criou princípios de gestão — tais como a __________, a ___________, a ____________________, a racionalização do trabalho etc. — que deveriam ser colocados em prática pela administração das indústrias. Sua técnica de estudo de ___________ e ________________ revolucionou a organização e o gerenciamento da produção, gerando maior produção, ______________ e _____________ de custos. 
Questão 18: Taylor era profundo conhecedor do “dia-a-dia do operário” e, conseqüentemente, do que ele denominava _____________, fruto da resistência dos trabalhadores à implantação de um modo mais racional de produção. Em seus livros Shop management (Administração de oficinas, 1903) e Principles of scientific management (Princípios de Administração Científica, 1911), Taylor analisou assim esse fenômeno: “Da parte dos homens, o maior obstáculo para atingir esse padrão é o ritmo _________ que eles adotam oua _____________ ou moleza, o _________________, como é chamado” (TAYLOR apud BRAVERMAN, 1974, p. 91). 
Questão 19: São os princípios tayloristas:
Princípio do ________________ (substituir no trabalho, por métodos científicos, o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empíricas); 
Princípio do _______________ (selecionar cientificamente os trabalhadores, prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor); 
Princípio do _______________ (controlar o trabalho para se certificar de que ele está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto); 
Princípio da ______________ (definir as atribuições e responsabilidades de cada um no trabalho);
Princípio da _______________ (a especialização funcional no nível de supervisão, como hoje temos, por exemplo, o supervisor de manutenção, o supervisor de produção e o supervisor de qualidade); 
Princípio da _____________ (sistema de informação que prioriza apenas os desvios dos padrões normais, enfatizando as ações corretivas ou reforçadoras daí decorrentes). 
Questão 20: Taylor teve inúmeros seguidores, em sua maioria engenheiros que se dedicaram aos estudos de _______________ do trabalho e da _____________. Foram eles o casal _____________, Lilian e Frank, e ____________________.

Outros materiais