Buscar

ATIVIDADE 4 IBMR - DESFIOS CONTEPORÂNEOS

Prévia do material em texto

Atividade 4
PERGUNTA 1
1. “Ao terminar a II Guerra Mundial, depois da divisão da Alemanha, Berlim também ficou dividida em quatro setores de ocupação: soviético, americano, francês e inglês. As péssimas relações entre os comunistas e os aliados foram crescendo até chegar ao ponto de surgirem duas moedas, dois ideais políticos e, finalmente, duas Alemanhas. [...] A maltratada economia soviética e a florescente Berlim ocidental fizeram com que até 1961 quase 3 milhões de pessoas deixassem para trás a Alemanha Oriental para entrar no capitalismo. [...] foi criada a chamada “faixa da morte”, formada por um fosso, um alambrado, uma avenida pela qual circulavam constantemente veículos militares, sistemas de alarme, armas automáticas, torres de vigilância e patrulhas acompanhadas de cachorros as 24 horas do dia. Tentar escapar era similar a jogar roleta russa com a arma carregada. Ainda assim, foram muitos os que tentaram.” 
Fonte: Tudo sobre Berlim, disponível em: https://www.tudosobreberlim.com/monumentos-atracoes-berlim 
A divisão geopolítica entre capitalismo e socialismo após a Segunda Guerra Mundial, tinha como ponto central e marcante a cidade alemã de Berlim, isto se deve ao fato de:
RESPOSTA : Pelo Muro de Berlim, que dividia a cidade em duas, a República Democrática da Alemanha e a República Federal da Alemanha evitando fugas de moradores.
PERGUNTA 2
1. “[...] de 2001 a 2004, a desigualdade de renda familiar per capita caiu de forma contínua e substancial, alcançando seu menor nível nos últimos trinta anos. Além de ser um resultado importante por si só, essa desconcentração levou a uma expressiva redução da pobreza e da extrema pobreza.” 
Fonte: DEDDECA, Cláudio. A redução da desigualdade e seus desafios. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3383/1/td_2031.pdf 
É sabido das mudanças sociais e econômicas que aconteceram no país na segunda metade dos anos 2000, estas mudanças se devem principalmente a programas governamentais, um baluarte destes programas, de transferência de renda é chamado de:
RESPOSTA : Bolsa Família
PERGUNTA 3
1. “John Rawls, o autor do clássico tratado Uma Teoria da Justiça (1971), é um filósofo político elusivo e, ao mesmo tempo, onipresente na discussão pública contemporânea. [...] "Uma Teoria da Justiça foi o resultado de um trabalho que ocupou o espírito de Rawls por mais de dez anos. A partir da década de 1950, ele praticamente ficou possuído pela ideia da “justiça como equidade” ( justice as fairness) e de como ela poderia ser transmitida não só para as instituições democráticas de uma sociedade liberal como deveriam ser os Estados Unidos, mas também para a construção completa de uma comunidade bem-ordenada" 
Fonte: CUNHA, Martin. O que diz “Uma Teoria da Justiça”, de John Rawls, que moldou a discussão política atual. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/o-que-dizuma-teoria-da-justica-de-john-rawls-que-moldou-a-discussao-politica-atual-cdm84kxulw0k7i765zxy51np8/ 
Considerando os apontamentos acima, indique os pontos fundamentais da teoria da justiça de John Rawls.
RESPOTA :
	
	
	Garantia de liberdades fundamentais, igualdade de oportunidades e garantia que os menos favorecidos alcancem a cidadania.
PERGUNTA 4
1. “Os princípios da igualdade, da liberdade e da fraternidade formam o célebre lema da Revolução Francesa (1789), evento de rompimento histórico com o ancien régime, ou seja, com o servilismo e a sociedade de ordens e privilégios. A Revolução Francesa promoveu a igualdade entre os cidadãos (direito igual), a cooperação como fundamento do trabalho coletivo as liberdades republicanas e do governo, por intermédio de representantes eleitos. [...] A seguir, mostram-se alguns artigos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 que ressaltam a igualdade:  Art.1.º Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. [...] Art. 6.º A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou através de mandatários, para a sua formação. Ela [a lei] deve ser a mesma para todos, quer se destine a proteger quer a punir.” 
Fonte: AZEVEDO, Mário. Qual é a medida de justiça social? 
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772013000100008 
Além da igualdade, amplamente difundida nos debates de justiça social, debate-se a questão da equidade, este conceito é definido por:
RESPOSTA :
Todos possuem direitos, sem acepção ou discriminação independente de sexo, ocupação ou outras características sociais ou pessoais.
PERGUNTA 5
1. “Poucas vezes é possível testemunhar um acontecimento e ter certeza que a História com h maiúsculo, está sendo escrita diante dos seus próprios olhos. Este certamente é um desses momentos [...] há poucos dias uma pessoa que tentasse atravessar do outro lado do Muro, de Berlim Oriental para cá, poderia ser fuzilada pelos guardas de fronteira. Hoje isso aqui parece uma rua de pedestres, as pessoas estão comemorando em ritmo de batucada. O Muro de Berlim em si ainda está aqui, mas em espírito ele já desapareceu.” 
Fonte: MEMORIA GLOBO. Jornal Nacional: a notícia faz história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. 
A queda do muro de Berlim é um dos grandes acontecimentos da história das últimas décadas, isto se justifica:
RESPOSTA : 
Em razão da seguida dissolução da União Soviética e a ascensão do capitalismo como modelo econômico único.
PERGUNTA 6
1. “Noticiários de TV, as manchetes do jornal, os discursos políticos e os tuítes da internet, usados para transmitir focos e escoadouros das ansiedades e dos temores do público, estão atualmente sobrecarregados de referência à crise migratória – que aparentemente estaria afundado a Europa e sinalizado o colapso e a dissolução do modo de vida que conhecemos, praticamos e cultivamos [...]. Para a massa da população, já assombrada pela fragilidade existencial e pela precariedade de sua condição e de suas expectativas sociais, esse influxo sinaliza ainda mais competição pelo mercado de trabalho, uma incerteza mais profunda e chances declinantes de melhoramentos. [...] Estranhos tendem a causar ansiedades por serem diferentes, e assim, assustadoramente imprevisíveis [...] pelo que conhecemos, o influxo maciço de estranhos podem ser o responsável pela destruição das coisas que apreciávamos e a sua intenção é desfigurar ou abolir nosso modo de vida confortavelmente convencional.” 
Fonte: BAUMAN, Zygmunt. Estranhos à nossa porta. 1. Ed. – Rio de Janeiro: Zahar, 2017. 
Desta forma, pode ser apontado como fatos dos movimentos de diásporas da atualidade:
RESPOSTA : Corrida em busca de minerais preciosos.
PERGUNTA 7
1. “A promessa do livre comércio e do desenvolvimento econômico como profícuo a diminuição das desigualdades sociais, tem se mostrado uma falácia, o que se apresenta é um aumento cada vez mais elevado da riqueza dos mais ricos e uma diminuição drástica das condições de vida dos mais pobres. Condições estas que estão imobilizadas exatamente pela “imobilidade dos miseráveis” em suprimir as pressões da globalização e a “liberdade dos opressores”, em seus discursos que dão legitimidade à o modelo proposto de sociedade moderna e mundo globalizado, ou seja, um mundo econômico, tecnológico, científico, extremamente desigual e excludente.”  
Fonte: BAUMAN, Zygmunt. Globalização: consequências humanas. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor. 1999. 
Desta forma, assinale a alternativa que melhor indica uma falácia da globalização os termos de Bauman
RESPOSTA : Propagação da igualdade social como resultado do desenvolvimento econômico e do livre comércio.
PERGUNTA 8
1. “A sociedade transnacional manifesta-se pelo intercâmbio comercial, pelos movimentos de pessoas, pelas crenças comuns, pelas organizações que ultrapassam as fronteiras nacionais, pelas cerimônias e competições abertas aos membros de todas as unidades políticas. Ela é tanto mais viva quanto maior é a liberdade de comércio, de movimentação e de comunicação; e quanto mais fortes forem as crenças comuns, mais numerosas serãoas organizações não nacionais”  
Fonte: PETRI, Fernanda. Os efeitos da globalização nos processos de 
integração dos blocos econômicos. Disponível em: http://coral.ufsm.br/mila/publicacoes/reppilla/edicao02-2006/2006%20%20artigo%205.pdf 
As sociedades transnacionais são um reflexo de nosso tempo, elas podem ser justificadas pela:
RESPOSTA : Facilidade de deslocamento no mundo globalizado.
PERGUNTA 9
1. “Em fevereiro de 1968, artistas e intelectuais se uniram e saíram às ruas do Rio de Janeiro para protestar contra o regime militar brasileiro e seu projeto de censura das artes. [...] Em momentos mais amenos, distantes das crises e das eleições, o ativismo estelar é menos polêmico, embora igualmente eficiente. A UNICEF reconheceu o poder de comoção que estas personalidades produzem na divulgação de campanhas humanitárias ao escolhê-las como seus embaixadores.” 
Fonte: WAIBERG, Jacques. O ativismo das estrelas e a comunicação dissidente.Disponível em: http://meriva.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/9847/2/O_ativismo_das_estrelas_e_a_comunicacao_dissidente.pdf 
É comum que artistas, intelectuais e personalidades utilizem de seu prestígio em prol de uma causa, no Brasil isso não é diferente, desta forma, aponte um importante ativista brasileiro e sua importante ação social:
RESPOSTA :
	
	
	Herbert de Souza, Bentinho e sua Campanha contra a Fome, a Miséria e pela Vida.
PERGUNTA 10
1. “A Guerra Fria foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações. A guerra é chamada de fria porque não houve uma guerra ou conflitos diretos entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear. A corrida armamentista pela construção de um grande arsenal de armas nucleares foi um dos maiores objetivos durante a primeira metade da Guerra Fria. [...] A rivalidade entre as duas nações tinha origem na incompatibilidade entre as ideologias defendidas por cada uma, já que possuíam sistemas políticos distintos e organizavam suas economias de modos diferentes da outra. [...] Guerra Fria terminou por completo com a ruína do mundo socialista.” 
Fonte: 
Conceitos e Definições – O que foi a Guerra Fria? Disponível em: https://www.significados.com.br/guerra-fria/ 
O fim da Guerra Fria representou uma mudança de perspectiva política e econômica conforme:
RESPOSTA :
	
	
	A intensificação do processo de globalização e do fluxo de capitais entre os países.

Continue navegando