Buscar

Sistema Endócrino

Prévia do material em texto

INDRODUÇÃO:
O sistema endócrino consiste em glândulas responsáveis pela produção de hormônios. Coordena todas as funções do corpo com o Sistema Nervoso
Glândula Pineal, Hipotálamo, Glândula Pituitária, Tiroide, Paratireoide, Timo, Supra-renais, Pâncreas, Ovário (mulher), Testículos (homem), Hipófise anterior e posterior (principal do corpo), Medula Adrenal, Rim, Córtex Adrenal, Corpo Lúteo e Placenta.
HORMÔNIOS PRODUZIDOS PELO HIPOTÁLAMO E SUAS AÇÕES NO ORGANISMO:
Localização: sob o tálamo, no encéfalo. 
	
	
	· GnRH - Ação sobre testículos e ovários.
	
	· TRH - Ação sobre a Tireoide.
	
	· CRH - Ação sobre a córtex da adrenal.
	
	· GHRH - Ação sobre o metabolismo em geral.
	
	· GHRIH/ PRF - Ação sobre glândulas mamárias.
· PIF/ MSHRF - Ação sobre os melanóforos/Neurotransmissores.
	  
HORMÔNIOS PRODUZIDOS PELA HIPÓFISE ANTERIOR E SUAS AÇÕES NO ORGANISMO:
Localização: na fossa do osso esfenoide na base do cérebro, abaixo do hipotálamo.
· GH - Hormônio do Crescimento.
· PROLACTINA - estimula a produção de leite após o parto.
· ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) - estimula as glândulas suprarrenais.
· TSH (hormônio estimulante da tireoide) - estimula a glândula tireoide.
· FSH (hormônio folículo estimulante) - estimula os ovários e testículos.
· LH (hormônio luteinizante) - estimula os ovários ou testículos.
HORMÔNIOS PRODUZIDOS PELA HIPÓFISE ANTERIOS E SUAS AÇÕES NO ORGANISMO:
Localização: na fossa do osso esfenoide na base do cérebro, abaixo do hipotálamo.
· ADH (hormônio antidiurético) - aumenta a absorção de água para o sangue pelos rins.
· OCITOSINA - contrai o útero durante o parto e estimular a produção de leite.
HORMÔNIOS PRODUZIDOS PELA TIREOIDE E SUAS AÇÕES NO ORGANISMO:
Localização: à frente da laringe.
· TIROXINA (T4) E TRIIODOTIRONINA (T3) - Função de aumentar ou acelerar o metabolismo celular. Esta glândula também secreta o hormônio calcitonina que é importante para o metabolismo do cálcio.
Hipertireoidismo: a glândula produz muito T3 e T4, geralmente, em resposta aos níveis altos de TSH. As pessoas são magras, pois seu metabolismo está muito acelerado e em 1/3 dos casos apresentam exoftalmia, que em geral, afeta a visão parcialmente ou causa a sua perda total.
Hipotireoidismo: a glândula produz pouco T3 e T4, e em alguns casos chega-se a não ter nenhuma produção, pela falta de iodo. Podemos definir hipotireoidismo como um estado clínico resultante de quantidade insuficiente de hormônios circulantes da tireoide para suprir uma função orgânica normal. As manifestações clínicas do hipotireoidismo resultam da redução da atividade metabólica e depósito de glicosaminoglicanos e ácido hialurônico na região intersticial.
HORMÔNIO PRODUZIDO PELA PARATIREOIDE E SUA AÇÃO NO ORGANISMO: 
Localização: posterior a tireoide.
· PARATORMONA (PHT) - tem como principal função controlar a quantidade de cálcio e fósforo no organismo.
HORMÔNIO PRODUZIDOS PELO PÂNCREAS E SUAS AÇÕES NO ORGANISMO:
· INSULINA - facilita a entrada da glicose nas células (onde ela será utilizada para a produção de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio. Ela retira o excesso de glicose do sangue, mandando-o para dentro das células ou do fígado. Isso ocorre, logo após as refeições, quando a taxa de açúcar sobe no sangue. A falta ou a baixa produção de insulina provoca o diabetes, doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue (hiperglicemia).
· GUCLAGON - funciona de maneira oposta à insulina. Quando o organismo fica muitas horas sem se alimentar, a taxa de açúcar no sangue cai muito e a pessoa pode ter hipoglicemia, que dá a sensação de fraqueza, tontura, podendo até desmaiar. Quando ocorre a hipoglicemia o pâncreas produz o glucagon, que age no fígado, estimulando-o a “quebrar” o glicogênio em moléculas de glicose. A glicose é, então enviada para o sangue, normalizando a taxa de açúcar.
HORMÔNIOS PRODUZIDOS PELA MEDULA ADRENAL (SUPRARRENAL) E SUAS AÇÕES NO ORGANISMO:
Localização: à cima dos rins.
· ADRENALINA (eprifina) e NORADRENALINA (norepinefrina) - Esses dois hormônios são quimicamente semelhantes, produzidos a partir de modificações bioquímicas no aminoácido tirosina. Quando uma pessoa vive uma situação de estresse (susto, situações de grande emoção etc.), o sistema nervoso estimula a medula adrenal a liberar adrenalina no sangue. Sob a ação desse hormônio, os vasos sanguíneos da pele se contraem e a pessoa fica pálida; o sangue passa a se concentrar nos músculos e nos órgãos internos, preparando o organismo para uma resposta vigorosa.
HORMÔNIOS PRODUZIDOS PELO CÓRTEX ADRENAL E SUAS AÇÕES NO ORGANISMO:
Localização: sobre os rins.
· GLICOCORTICÓIDES - atuam na produção de glicose a partir de proteínas e gorduras. Esse processo aumenta a quantidade de glicose disponível para ser usada como combustível em casos de resposta a uma situação estressante. O principal glicocorticóide é o cortisol, também conhecido como hidrocortisona. Além de seus efeitos no metabolismo da glicose, a hidrocortisona diminui a permeabilidade dos capilares sanguíneos. Por causa dessas propriedades, a hidrocortisona é usada clinicamente para reduzir inflamações provocadas por processos alérgicos, entre outras coisas. Deve-se evitar o uso prolongado de hidrocortisona, pois essa substância tem a propriedade de deprimir o sistema de defesa corporal, tornando o organismo mais suscetível a infecções.
· MINERALOCORTICÓIDES - regulam o balanço de água e de sais no organismo. A aldosterona, por exemplo, é um hormônio que estimula a reabsorção de sais pelos rins. Isso causa retenção de água, com consequente aumento da pressão sanguínea. A liberação de aldosterona é controlada por substâncias produzidas pelo fígado e pelos rins em resposta a variações na concentração de sais no sangue.
HORMÔNIO PRODUZIDO NOS TESTÍCULOS E SUA AÇÃO NO ORGANISMO:
· TESTOSTERONA - tem a ação de desenvolver as características sexuais nos homens (maturação de órgãos sexuais e formação da bolsa escrotal). Atuam também na formação de características secundárias masculinas (voz grossa, desenvolvimento de pelos, barba, músculos, etc.).
HORMÔNIOS PRODUZIDOS NO OVÁRIO E SUA AÇÃO NO ORGANISMO:
· PROGESTERONA - aumenta a quantidade de vasos sanguíneos que há no útero.
· ESTROGÊNIO - é o hormônio que ajuda a exposição das características sexuais secundárias femininas durante a puberdade.
HORMÔNIO PRODUZIDO NA PINEAL E SUA AÇÃO NO ORGANISMO:
Localização: mesencéfalo, na base do cérebro.
· MELATONINA – derivado do aminoácido triptofano, esse hormônio auxilia na comunicação entre os neurônios, na passagem da informação.
BIBLIOGRAFIA: Fisiologia, tradução da 2ª edição – LINDA S. COSTAZO
 
 SISTEMA
ENDÓCRINO
DUPLA: GIOVANNI M. DE ALEXANDRE (0233777) E MAURICIO A. DIAS (0235882)
MATÉRIA: ANATOMIA
PROFESSOR: RODRIGO C. SCHUSTER

Continue navegando