Buscar

t l 10

Prévia do material em texto

1.
		O diálogo é a interação entre dois ou mais indivíduos, é a forma mais natural de comunicação. Para que o diálogo flua é necessário que os participantes dominem o mesmo código linguístico. Em relação aos surdos sinalizantes, assinale a alternativa CORRETA.
	
	
	
	Conversar em língua portuguesa.
	
	
	Fazer leitura labial.
	
	
	Desenhar e fazer mímicas.
	
	
	Conversar em Libras.
	
	
	Escrever.
	
Explicação:
A melhor maneira de interagir com os surdos sinalizantes é por meio da língua de sinais. Outras formas de comunicação não possibilitam um diálogo confortável.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A LIBRAS é uma língua de modalidade visual manual, a expressão facial é uma das características mais importantes de sua estrutura linguística. Na expressão "difícil", por exemplo, as descrições sobrancelha franzida, testa e nariz enrugado, caracteriza sua produção. Assinale a ÚNICA alternativa que justifica a sua função.
	
	
	
	As expressões faciais cumprem uma função importante no contexto da comunicação em LIBRAS, reforça a ideia transmitida, determina a tipologia frasal e é um dos parâmetros da língua.
	
	
	As expressões faciais para a palavra em destaque estão erradas, sua real descrição é pescoço levemente inclinado para o lado, olhar perdido no infinito.
	
	
	As expressões faciais determinam as frases, mas não apresentam argumentação e nem formam os sinais e a tipologia frasal da LIBRAS.
	
	
	As expressões faciais são unidades formacionais na LIBRAS, ou seja, possuem valor para mudar os significados dos gestos e das mímicas.
	
	
	As expressões faciais na LIBRAS são interessantes e até mesmo jocosas, porque as pessoas fazem caretas que determinam a formação dos gestos.
	
Explicação:
As expressões faciais representam um dos cinco parâmetros da LIBRAS, portanto é indispensável na formação do sinal, podendo mudar o seu significado e são determinantes na tipologia frasal.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Ao analisarmos as características principais dos seres humanos, logo destacamos o fato de que o homem é dotado de faculdade da linguagem. Isto o diferencie dos demais seres em função da complexidade dessa faculdade em relação à de qualquer outro ser. Aquilo que chamamos de faculdade da linguagem diz respeito a um sistema inato que, quando ativado, possibilidade o surgimento das diferentes:
	
	
	
	Artes.
	
	
	Desenhos.
	
	
	Línguas.
	
	
	Pinturas.
	
	
	Danças.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		As expressões faciais representam um dos parâmetros da LIBRAS, contribuindo com a produção e compreensão de um sinal. Assinale a ÚNICA alternativa que indica os dois tipos de expressões faciais existentes.
	
	
	
	Feias e Bonitas.
	
	
	Gramatical e Agramatical.
	
	
	Diretas e Indireta.
	
	
	Afetivas e gramaticais.
	
	
	Desestrutural e afetiva.
	
Explicação:
As expressões faciais podem ser afetivas e gramaticais. As expressões faciais afetivas, demonstram sentimentos e são comuns em todas as línguas. Já as expressões faciais gramaticais são exclusivas da língua de sinais.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Nos diálogos em Libras as expressões faciais são usadas para:
	
	
	
	Dar ênfase nos enunciados e indicar a tipologia frasal.
	
	
	Dar expressão corporal ao que se fala oralmente.
	
	
	Dar relevância aos surdos que usam a linguagem de sinais.
	
	
	Dar foco as conversas sobre filmes e eventos, somente.
	
	
	Dar importância as expressões faciais não-gramaticais.
	
Explicação:
As expressões faciais e corporais na Libras estão nos diálogos para enfatizar enunciados e indicar a tipologia frasal.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		É no processo de comunicação que se pode interagir e se expressar. Quanto a isso, sobre a Libras é incorreto afirmar que:
	
	
	
	Em Libras há interação e comunicação.
	
	
	Em Libras há expressão e comunicação.
	
	
	Em Libras não há interação e comunicação.
	
	
	Em Libras  há interação e expressão.
	
	
	Em Libras há comunicação e expressão.
	
Explicação:
Como língua, a Libras proporciona a interação e comunicação entre seus falantes.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		"As expressões faciais também fazem parte da comunicação humana. Através delas, podemos revelar emoções, sentimentos, intenções para nosso interlocutor. Elas são utilizadas em todas as línguas. No caso das línguas de sinais, as expressões faciais desempenham um papel fundamental e devem ser estudadas detalhadamente" (QUADROS; PIZZIO; REZENDE, 2008, p. 2 e 3). As expressões faciais podem ser separadas em dois grandes grupos. Assinale a alternativa que contempla esses dois grupos.
	
	
	
	Expressões faciais afetivas e as expressões faciais gramaticais.
	
	
	Pantomima e teatro.
	
	
	Gestos e mímicas.
	
	
	Voz e som.
	
	
	Em LIBRAS não precisa de expressão facial.
 
	
Explicação:
As expressões faciais afetivas são comuns em todas as línguas e as expressões faciais gramativais são exclusividade da língua de sinais.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A língua é um meio para a realização de relações interpessoais e para desempenho das trocas verbais e interações sociais entre indivíduos. Avaliando a comunicação e interação das pessoas surdas, assinale a alternativa CORRETA.
	
	
	
	A melhor forma de comunicação é a língua majoritária de um país, não sendo permitido outras manifestações linguísticas.
	
	
	Os surdos devem ser proibidos de usar a língua de sinais para forçá-los a aprender a língua portuguesa oral.
	
	
	Os surdos não precisam aprender nenhuma língua, são incapazes de se comunicar, pois não ouvem e não falam a língua oral.
	
	
	A língua natural dos surdos brasileiros é a língua portuguesa.
	
	
	A língua natural é a melhor forma de comunicação, e os surdos desenvolvem uma língua natural, que no Brasil é chamada de Libras.

Continue navegando