Buscar

Lista S D

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) O que é transparência em sistemas distribuídos? Ele deve existir a todo custo nos sistemas distribuídos?  
Usuário não consegue identificar quando serviço está sendo executado em um servidor ou na máquina local. Deve-se identificar quando é necessário informar o cliente que tarefa está sendo executada em um servidor. Embora seja preferível não informar, podem ocorrer problemas durante execução em que não há como contornar.  
 
2) Um servidor em uma arquitetura cliente-servidor também pode atuar como um cliente. Em que problema podemos nos deparar quando esse servidor é replicado? Descreva uma solução para esse problema.  
3) Por que as threads são tão importantes para o desenvolvimento de sistemas distribuídos?  
Usando threads, e possível manter múltiplas conexões ao mesmo tempo, enquanto aguarda resposta do servidor, podem ser executadas outras tarefas. 
 
4) Explique uma característica de cloud computing, e fale o por quê dela ser importante  
Elasticidade. Apresenta rápida capacidade de alocar mais ou menos recursos conforme for necessário. Tendo seu valor dinâmico conforme alocado, diferenciando do uso local, onde é necessário a compra de equipamentos e realizar manutenção nos mesmos. Há um sinal final de que envio foi finalizado.  
 
5) Como funciona o socket UDP?  
Socket UDP é simples, não seguro e não orientado a conexão, o cliente envia pacote de informações (mensagem), porém, não tem garantias de que protocolo foi recebido ou que os dados que foram recebidos estão corretos.  
 
6) Quais são as camadas de cloud computing? Explique-as  
* Cliente: hardware ou software de computador baseados em computação nuvem. (Celular, navegador,...) 
* Aplicação: Software que é distribuído para uso dos clientes. 
* Plataforma: Local onde aplicação está sendo mantida. 
* Infraestrutura: Virtualização do ambiente físico da aplicação, como armazenamento dos dados, equipamento de rede. 
* Server: Conjunto de hardware e software para rodar aplicação, como processamento dos dados. 
 
7) Explique como o RPC funciona e motive seu uso.  
O cliente solicita um serviço para o servidor e para isso é empacotado em uma mensagem os parâmetros do procedimento que se deseja utilizar e o encaminha via rede. O servidor por sua vez desempacota a mensagem, encaminha as informações para servidor/parâmetro necessitado, é realizada a execução, empacota uma mensagem resposta e envia para cliente, este extraindo os resultados e continua execução.  
O uso do RPC facilita desenvolvimento do sistema, permitindo utilização de chamadas diretas. Consegue transferir o gasto computacional para o servidor ou  
 
8) Esboce o design de um subsistema RPC que pode suportar uma chamada para um número muito grande de processo. 
9) Qual é a diferença entre o modo de transmissão síncrona e assíncrona? Para cada modo, dê um exemplo de fluxo de dados.  
>Transmissão síncrona: 
- Necessária sincronização entre emissor e receptor, envio e recebimento dos dados ocorrem quase que instantaneamente; 
- Dados são transmitidos em blocos; 
- Transferência mais rápida; 
- Complexa; 
- Usada para grandes transferências de dados; 
- Ex: Vídeo chamadas, ligações. 
 
>Transmissão assíncrona: 
- Uso de bits para indicar início e término do dado; 
- Sem sincronia entre emissor e receptor; 
- Mais tempo para decodificação; 
- Transferência de pequenos dados; 
- Ex: E-mails, vídeos. 
 
 10) Um sistema distribuído possui diversas características básicas. Cite quatro características e explique cada uma delas.  
*Compartilhamento de recursos: Compartilha elementos de TI, como por exemplo, impressoras, arquivos, bancos de dados, deste modo, para um determinado conjunto de máquinas pode-se utilizar apenas um recurso, reduzindo custos. 
*Distribuição geográfica: Pode-se utilizar recursos de qualquer lugar, desde que tenha acesso a rede. 
*Escalabilidade: Necessidade de ampliar recursos conforme necessidade mais simples e rápida. 
*Disponibilidade: Caso um componente falhe, apenas a parte que está em uso é afetada. Tarefa pode ser reajeitada em outro local que está em funcionamento. 
 
11) Considere um sistema que suporte objetos remotos. Quais informações você precisa armazenar em uma referência de objeto em todo o sistema para suportar a chamada de método remoto? 
Endereço IP, número de porta, hora, número do objeto local e interface do objeto remoto 
12) Como funciona um DNS?  
Cliente solicita para servidor DNS o endereço IP do site que se deseja conectar, passando como parâmetro seu domínio (nome). O servidor efetua varredura em seus dados e traduz o domínio para o respectivo endereço IP, efetuando a conexão do cliente para o servidor solicitado.  
 
13) Explique tolerância a falhas e disponibilidade em cloud computing?  
*Tolerância a falhas: Funciona com redundância de serviços e/ou componentes. Quando um componente falha, um componente backup assume lugar para fornecer o serviço. 
*Disponibilidade: Podem ocorrer interrupções no fornecimento do serviço, evitando cliente de utilizar. Ficando “refém” do provedor da nuvem.  
14) Por que não vemos muitos sistemas peer-to-peer desenvolvidos?  
Além de se apresentar um sistema mais complexo, é um sistema suscetível a ataques, onde cada cliente/servidor é um ponto que pode ser vulnerável.  
 
15) Explique como o uso da distribuição e replicação de dados como técnicas de dimensionamento introduz novos problemas de escalabilidade.  
16) Como um servidor stateless pode manter informações sobre seus clientes?  
Através do uso de cookies, gerados pela página. 
 
17) Quais são os tipos de serviços que podemos encontrar em provedores da cloud? Cite 3 exemplos e explique rapidamente o que cada um faz.  
* IaaS [Infraestrutura como serviço]: Mais controle sobre recursos de TI. Compartilhamento de componentes básicos TI nuvem. Recursos de rede, construção/planta física do datacenter, Segurança/firewalls de rede, Servidores e armazenamento.  
* PaaS [Plataforma como serviço]: Elimina o gerenciamento a infraestrutura (Ferramentas de desenvolvimento, gerenciamento de banco de dados, análise de negócios). Disponibiliza plataformas de desenvolvimento de aplicações. Permite criar, gerenciar e construir aplicativos para a empresa. 
* SaaS [Software como serviço]: Menos controle sobre recursos de TI. Aplicativos hospedados. Distribuição de aplicativos e soluções através da internet.  
 
18) O que acontece quando dois clientes chamam simultaneamente um método sincronizado de um objeto remoto?  
19) Explique o processo de se utilizar um serviço web passando por suas tecnologias.  
Web service consiste na troca de dados através de protocolos de comunicação, independente da linguagem e tecnologia utilizada. A aplicação solicita uma operação, o web service efetua o processamento e envia os dados para aplicação que solicitou, recebendo esses dados, faz interpretação e converte para sua linguagem.  
Toda a transferência dos dados e feita pelo protocolo HTTP (ou HTTPS), sendo transferidas no formato XML (formato da troca de informações, como parâmetros, armazenamento, feitos através do uso de tags) e encapsulada através do protocolo SOAP, uma invocação remota de um método remoto, estabelece um formato padrão de mensagem, toda a informação necessária para funcionamento do método chamado é feita utilizando formato XML. 
 
20) Como funciona o socket TCP?  
Socket TCP é mais complexo e mais completo que socket UDP, orientado a conexão e seguro, o cliente ao enviar mensagem fica no aguardo de uma resposta do objeto destino, assim há a garantia e veracidade da mensagem recebida. Os pacotes são numerados para que garanta integridade das informações transmitidas.  
 
21) Servidores com estado geralmente podem ter um desempenho melhor que servidores sem estado. Explique por que isso é verdade por meio de um exemplo.  
No caso de um jogo, a troca de informações entre cliente é servidor é menor, pois servidor apenas envia a atualização da operação, tendo a troca de informações mais rápida. Com uso do servidor sem estado, seria necessário efetuaro envio da informação como um todo, como cabeçalho, posição das operações, nome dos arquivos, etc. 
 
22) Quais são os três tipos de endereçamento para trocas de mensagens entre cliente-servidor? Explique cada um deles.  
* Endereçamento Máquina Processo(Estático): Cliente e servidor comunica-se diretamente através do número da porta e endereço IP específico.  
* Endereçamento aleatório: Envia mensagem via broadcast na rede até chegar no servidor. 
* Endereçamento com Servidor de Nomes: Solicita para um servidor de nomes, qual endereço de um servidor específico e envia mensagem com endereço recebido. 
 
23) Qual a diferença entre primitivas bufferizadas e não bufferizadas?  
Primitiva bufferizada trabalha com conceito de mailbox, uma espécie de buffer para a mensagem, mantendo mensagens por certo período de tempo no kernel do receptor, aguardando uma chamada “receive” do cliente para poder removê-las. Enquanto as não bufferizadas necessitam de uma chamada “receive” após execução de um “send”, caso contrário mensagem resposta não consegue identificar para quem enviar e acaba descartando mensagem, aguardando um timeout ocorrer para retransmitir a mensagem. 
 
24) Se um cliente não recebeu uma resposta em um RPC, explique o que pode ter dado errado e como o cliente pode ver qual foi a falha.  
Podem ocorrer inúmeras falhas, como não encontrar servidor, mensagem foi perdida, servidor ou cliente sair do ar após solicitação.  
Podem-se tratar as falhas com mensagens de erro dependendo da falha ocorrida. 
 
25) Sob quais condições a replicação levará a uma redução no desempenho?  
26) Como nos protegemos (em um nível básico) na cloud computing?  
Criptografia dos dados. 
Controle de acesso. 
27) Explique como funciona um mecanismo de busca simples em uma rede descentralizada?  
A rede descentralizada busca pela informação no servidor mais próximo, caso não encontrando busca para o segundo servidor mais próximo e assim por diante. 
28) Por quais motivos deve-se escolher um dos dois tipos de socket (TCP ou UDP)?  
Para efetuar comunicação entre dois hosts presentes na rede.  
29) Web services possui o baixo acoplamento como característica, explique-o.  
A dependência entre sistemas ou módulos é baixa, ou seja, os sistemas não são tão dependentes um do outro. Alterações podem ocorrer com um risco e custo menor, desse modo integrações com outros sistemas é mais simples. As informações que um sistema possui sobre o outro para a troca de informações é pouca. 
 
30) Quais são os benefícios da cloud computing? 
1. Trocar despesa de capital, fundos que empresa usa para adquirir, atualizar e manter ativos físicos, edifícios industriais ou equipamentos em um datacenter, usando-os ou não, por despesa variável custo que pode ser alterado, realizando pagamento apenas do que foi consumido. 
2. Benefícios de economia de escala: ter centenas de clientes agregados na nuvem 
3. Parar de adivinhar a capacidade do servidor: Capacidade de ajustar capacidade conforme necessita.  
4. Aumento velocidade e agilidade de recursos: Novos recursos estão sempre a disposição 
5. Pare de gastar dinheiro com operação e manutenção de datacenter: Datacenter por conta da nuvem. 
6. Alcance global em minutos

Outros materiais