Buscar

NR17 e NR26

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Jakeline da Silva Fonseca 
NR 17 e NR26
NR 17
A norma regulamentadora nº 17 (Ergonomia) do Ministério do Trabalho e Emprego é regulamentada pela Portaria Nº 3.214, de 08 de Junho de 1978, que aprova as normas regulamentadoras do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho.
Objetivo da NR-17 (Ergonomia)
A norma regulamentadora nº 17 tem como objetivo estabelecer os parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
De acordo, estabelece o subitem 17.1.2 da norma regulamentadora nº 17, para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho ou AET, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme especifica a norma regulamentadora nº 17.
A NR-17 é de grande importância pois uma das maiores doenças de trabalho são desenvolvidas a partir da exposição ao risco ergonômico que muitos trabalhadores passam, como por exemplo:
· Trabalhos realizados em pé durante toda a jornada;
· Esforços repetitivos (LER);
· Levantamentos de cargas;
· Monotonia.
NR 26
A norma NR 26 determina as cores para sinalização de segurança de trabalho, que devem ser utilizadas em ambientes de trabalho que oferecem riscos à integridade física dos colaboradores. O objetivo é alertar para a necessidade de prevenção de acidentes e que medidas tomar para garantir a segurança de todos.
Para garantir que a sinalização de segurança seja eficiente, as placas devem ser posicionadas estrategicamente, de modo a ficarem visíveis e não atrapalhar ou causar distrações.
A NR 26 determina as cores que devem ser utilizadas para sinalizar ambientes de trabalho que oferecem riscos à saúde do colaborador.
Cores da NR6 e seus significados
– Vermelho: indica e diferencia equipamentos e demais aparelhos que podem ser utilizados no combate a incêndios, tais como: caixa de alarme de incêndio, bombas de incêndio, hidrantes, extintores, sirenes de alarme, etc;
– Laranja: deve ser utilizada onde há partes móveis de equipamentos e máquinas, que podem colocar a integridade física do trabalhador em risco;
– Amarelo: indica “Cuidado”, e deve ser aplicada em corrimões, pisos molhados ou escorregadios, partes inferiores de escadas, parapeitos, bordas desguarnecidas, entre outros;
– Verde: indicação para EPIs e caixas de primeiros-socorros;
– Azul: significa “Segurança”, e indica canalizações de água, chuveiros de segurança, localização de EPIs, entre outros dispositivos de segurança;
– Roxo: sinaliza locais onde há material radioativo enterrado;
– Branco: indica corredores e passarelas de circulação de pessoas, localização de resíduos, setores de armazenagem, localização de bebedouros e até zonas de segurança;
– Preto: utilizada para sinalização de coletores de resíduos, exceto os que têm origem na área de saúde.
No caso da indicação de cores para tubulações, a NR 26 determina a seguinte classificação:
– Laranja: produtos químicos não gasosos;
– Amarelo: gases não liquefeitos;
– Azul: ar comprimido;
– Branco: vapor;
– Cinza: vácuo e gases liquefeitos, combustíveis de baixa viscosidade e inflamáveis;
– Preto: eletroduto e substâncias inflamáveis, bem como combustíveis de alta viscosidade;
– Marrom: petróleo bruto e materiais fragmentados (minérios);
– Verde: água, com exceção do que é utilizado para combater incêndios;
– Vermelho: água e outras substâncias que possam controlar incêndios.
Essas normas como vista na palestra são importantes para evitar acidentes de trabalho e para cuidar da saúde do trabalhador, onde o não comprimento desta norma não é vantajoso em nenhuma circunstância.

Continue navegando