Buscar

Apresentação Desafio Profissional

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIDADE PÓLO JARAGUA DO SUL
CURSO DE PEDAGOGIA
 
 DESAFIO PROFISSIONAL NAS DISCIPLINAS: DIDÁTICA, LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
 
 
CRISTIANA POLTRONIERI ZIEHLSDORFF – RA 0183582639
JULIANE CAMERA – RA 0175578604
LEIDIANE ALEXANDRA RECKELBERG – RA 0183582631
 
JARAGUÁ DO SUL - SC
SETEMBRO/2015
INTRODUÇÃO
		Atualmente são inúmeros os problemas apresentados em todo país, no que se refere a degradação do meio ambiente, poluição, infraestrutura urbana, entre outros. Neste contexto, a escola, em sua função social, tem um papel fundamental: propor ações conjuntas que melhorem as condições de vida dos habitantes a partir da conscientização, do trabalho coletivo, democrático e de atividades educativas.
		
		A Associação de Pais e Mestres da escola Príncipe Davi é um exemplo prático deste envolvimento, a qual, em parceria com outros segmentos levantou os principais problemas que afetam a escola e a sua comunidade no que diz respeito ao tratamento do córrego que corta o espaço urbano. Após o levantamento destes problemas, contribuíram com ideias que objetivam melhorar a qualidade de vida dos alunos e permitam que conquistem o direito à educação com dignidade.
		Nesta apresentação, você poderá conhecer todo o trabalho realizado, bem como, os resultados de todo o envolvimento desta comunidade que uniram forças para oferecer um ambiente com qualidade a toda sua população.
PROPOSTAS DAS INICIATIVAS DE ÂMBITO PRIVADO
Comunidade Boa Esperança
 		 A Comunidade Boa esperança enfrenta problemas decorrentes da má qualidade das águas do córrego, o qual afeta a qualidade de vida de todos os moradores.
 		 Pelo fato do córrego ser estreito e raso, no decorrer de chuvas forte há um acúmulo de galhos nas margens, onde ocorrem alagamentos atingindo os moradores.
		Reconhecendo-se este problema, a Associação de Pais e Mestres, juntamente com alunos, professores, pais, responsáveis pelos alunos, representantes da sociedade organizada e do bairro, identificaram os impactos causados pelo córrego e negociaram as seguintes medidas:
	IMPACTOS CAUSADOS PELA POLUIÇÃO DO CÓRREGO NO COTIDIANO	MEDIDAS ADOTADAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DAS AGUAS DO CÓRREGO 
	Transbordamento do córrego em dias chuvosos.	Não jogar lixo nas vias públicas.
	Alagamento atingindo os moradores.	Não jogar entulhos no córrego.
	Doenças causadas pela água poluída.	Encanamento adequado do esgoto.
	Banco de área no fundo do córrego.	Manutenção com maquinário adequado para retirada da areia do fundo do córrego.
	Animais peçonhentos refugiam-se nas casas.	Separar o lixo reciclado do orgânico diariamente.
PROPOSTAS DAS INICIATIVAS PARA A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA
		
A ESCOLA E O ESPAÇO DEMOCRÁTICO
 A escola é o espaço onde as democracia deve acontecer; para tanto, faz-se necessário discussões, propostas, ações e envolvimento, não apenas de pais, professores e alunos, mas de toda comunidade.
		Neste sentido, a APM da Escola Príncipe Davi reuniu representantes da sociedade civil organizada para contribuir e expandir as medidas sugeridas pelo pais e alunos, ou seja, para alcançar um número maior da população com o mesmo objetivo: o tratamento do córrego que corta o espaço urbano da comunidade Boa Esperança. 
		Como resultado da discussão, envolveram-se e deliberaram as ações apresentadas a seguir.
	ESCOLA DE BAIRRO
	Conscientizar desde cedo as crianças na separação do lixo, no qual fazer com que entendam a importância desse processo, incluindo a preservação da natureza. Fiscalização dos alunos maiores orientando para não poluírem os córregos e manter a mata nativa/ciliar viva na extensão dos mesmos. Enfatizar a importância da água limpa para sua saúde e bem estar e o futuro do planeta. Propor atividades extras com a comunidade, entrega de panfletos confeccionados na escola. 
	ASSOCIAÇÃO DE MORADORES
	Fazer a inspeção periódica das margens dos riachos, observando a mata ciliar do local. Convidar os moradores para a visitação nas casas e conversas com os outros. Acompanhar as tubulações das residências para que não sejam despejados dejetos e outros esgotos no riacho, córrego, acionando o proprietário do imóvel junto aos órgãos de competência Municipal para solucionar o problema o mais rápido possível. Promover reuniões e encontros para solucionar problemas em relação a poluição dos córregos, rios e riachos.
	GRUPOS RELIGIOSOS 
	Fazer visitas e treinar a comunidade na separação do lixo reciclável do lixo orgânico, diminuindo assim a produção de lixo e o destino correto do que não pode ser reaproveitado organicamente. Dispor de tempo nos momentos do culto para enfatizar a importância na separação do lixo, bem como na preservação dos córregos e riachos ao longo da comunidade.
	AGENTES COMUNITÁRIOS
	Atuar junto aos moradores conscientizando a prevenção das nascentes e a importância de canalizar o esgoto sanitário para a tubulação e não para o córrego da mesma localidade, assim revitalizando gradativamente a vida dos córregos. Procurar junto à Secretaria Municipal de Saúde panfletos e outros materiais de divulgação para serem entregues à comunidade. Fazer campanha de sacos de lixo para a separação dos materiais recicláveis. 
PROPOSTAS DAS INICIATIVAS NO ÂMBITO ESCOLAR
IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO DA 
ESCOLA NA SOLUÇÃO DA POLUIÇÃO
	 A escola é um espaço de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, que precisa considerar a relação entre seu corpo docente, discente e comunidade. Nessa perspectiva e, considerando os problemas presentes no cotidiano escolar, decorrentes do córrego da comunidade Boa Esperança, a escola integrou no currículo escolar propostas pedagógicas que tratam dos problemas vivenciados. As ações incorporadas ao Projeto Político Pedagógico da escola são: 
	AÇÕES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS NA ESCOLA	DETALHAMENTO DAS AÇÕES
	Adoção de produtos de limpeza biodegradáveis	- Substituir os produtos químicos de limpeza utilizados na lavagem de utensílios e dependências da escola por produtos orgânicos e biodegradáveis.
- Conscientizar a equipe de limpeza sobre os danos ambientais e a saúde causados por produtos químicos e base dos componentes poluentes.
- Conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de adotar produtos biodegradáveis dentro e fora da escola.
- Propor que as crianças lavem as mãos com sabão biodegradáveis e que a água das pias seja reutilizada para lavagem das áreas externas.
	Coleta seletiva de lixo	- Promover ações voltadas a conscientização sobre a importância da separação do lixo.
- Desenvolver campanha envolvendo pais e alunos para seleção do lixo reciclável.
	AÇÕES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS NA ESCOLA	DETALHAMENTO DAS AÇÕES
	Preservação das margens de rios e córregos	- Conscientizar os alunos da importância de reconstrução ambiental.
- Propor aos alunos a reconstrução ambiental em suas casas e comunidade.
- Distribuição de plantas para os alunos.
- Conscientizar os alunos e pais para manter limpo os córregos.
	Fiscalizar os córregos e rios	- Conscientizar os alunos e familiares para cada um fazer a sua parte e ficar atento a qualquer irregularidade com a obstrução e lixos no córrego. 
- Tomar as medidas necessárias ás irregularidade.
PROPOSTAS DAS INICIATIVAS DO PODER PÚBLICO
A ESCOLA E O PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO
		A escola, sem dúvidas, é o espaço social que mais atinge ou alcança a participação da comunidade. As sugestões até aqui apresentadas pela APM da Escola Príncipe Davi para solucionar o problema do córrego que atravessa a comunidade Boa Esperança são exemplos práticos da gestão democrática, a qual, vai além de reuniões didático-pedagógicas. A gestão democrática perpassa as paredes da sala de aula.
		Nesse sentido, e em continuidade ao trabalho realizado, a APM da escola, copilou todas as discussões realizadas com a comunidade escolar, sociedade civil organizada, igreja, associações de moradores, escola de bairroe agentes comunitários de saúde, para apresentar à Prefeitura Municipal sugestões das “leituras comunitárias” que possam ser contempladas no Plano Diretor do município.
		Após longas discussões, a APM da escola enviou para a prefeitura as seguintes leituras comunitárias:
	LEITURAS DA COMUNIDADE
	PROBLEMAS, ESPECIFICIDADES E CARACTERÍSTICAS DA COMUNIDADE 	SUGESTÃO DE MELHORIAS QUE PODEM SER CONTEMPLADAS NO PLANO DIRETOR MUNICIPAL
	O lixo sempre foi um problema de difícil solução, a sua produção está sempre aumentando, é uma das principais fontes de degradação ambiental, grande parte tem destino incorreto, sendo acumulados nas ruas, terrenos vazios, levados pela água.	Incentivo às famílias que realizam separação seletiva de lixo, com desconto no IPTU;
 Programas de Governo para ser aplicado nas escolas: conscientização, palestras, orientações, etc, com premiação para escolas destaques.
Adotar processo de incineração:   Este processo de queima do lixo deve ser feito de forma controlada em fornos projetados
	PROBLEMAS, ESPECIFICIDADES E CARACTERÍSTICAS DA COMUNIDADE 	SUGESTÃO DE MELHORIAS QUE PODEM SER CONTEMPLADAS NO PLANO DIRETOR MUNICIPAL
	A produção descontrolada de resíduos sólidos contamina os lençóis freáticos, aumenta a proliferação de doenças, causa poluição visual. Altera diretamente as características naturais do solo, mudando sua estrutura física, desses processos são originados fenômenos naturais como inundações, que apesar de serem naturais, são causas provocadas pela ação humana; ou de atividades humanas como a ocupação inadequada.	- Cobrança efetiva de multas das empresas que descumpram as legislações ambientais;
Fiscalização ativa na retiradas de lixos e entulhos nas proximidades de rios, riachos e valas evitando inundamentos;
 Fiscalização ativa da vigilância sanitária e epidemiológica também em residências.
	PROBLEMAS, ESPECIFICIDADES E CARACTERÍSTICAS DA COMUNIDADE 
	SUGESTÃO DE MELHORIAS QUE PODEM SER CONTEMPLADAS NO PLANO DIRETOR MUNICIPAL
	A falta de saneamento básico é outra causa impactante, além de ser muito prejudicial à saúde. Mesmo sendo um serviço essencial, para higiene e saúde, não é um bem disponibilizado para toda a população.	Implantar sistemas públicos de abastecimento de água nas regiões não contempladas;
Implantar esgotamento sanitário
Reorganizar e destino adequado do lixo 
	PROBLEMAS, ESPECIFICIDADES E CARACTERÍSTICAS DA COMUNIDADE 	SUGESTÃO DE MELHORIAS QUE PODEM SER CONTEMPLADAS NO PLANO DIRETOR MUNICIPAL
	Os rios e cursos d’água são transformados muitas vezes em esgotos a céu aberto, onde os resíduos são lançados diretamente, sem qualquer tipo de tratamento, abalando os ecossistemas; além de poluírem a rede hidrográfica, e ser prejudicial à saúde humana, também são altamente danosos a vida da fauna e a flora.	Orientar a população sobre os cuidados no domicílio necessários para a descontaminação da água destinada ao consumo. Esclarecendo à população sobre as providências a serem tomadas como:  - Vistorias de vazamentos;  - Limpeza de caixas d'água;  - Fervura da água antes de ser consumida.  - Controle das condições de balneabilidade do mar, lagoas e rios de uso recreativo.      O tratamento do esgoto pode ser feito através de:  - Fossas sépticas;  - Fossas com filtro anaeróbico;
CONSIDERAÇÕES FINAIS
		A expansão e ocupação da rede urbana sem o devido planejamento ocasiona vários problemas ambientais para a população que a habita, como os apresentados na comunidade Boa Esperança. 
		Esses transtornos são causados por diversos fatores diretamente ligados à expansão das atividades industriais e ao êxodo rural. 
		Frente aos problemas elucidados, é necessário um planejamento urbano coerente, bem como a elaboração e aplicação de políticas ambientais eficazes, além da conscientização da população, tais quais, iniciados pela APM da Escola Príncipe Davi.
		Compreende-se que somente com uma reeducação da sociedade é possível implantar medidas preventivas, as quais tenderão a evitar os prejuízos vistos atualmente, com os quais toda a sociedade tem que arcar e, conclui-se que, através de uma gestão democrática consciente e preocupada com comunidade em que se vive é possível avançar e contribuir. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PCN: meio ambiente, saúde. MEC/SEF, 1997.
 ROLNIK, Raquel (Coord.). Vamos mudar nossas cidades? São Paulo: Editora Instituto Polis, 2002.
 SANTORO, Paula Freire; CYMBALISTA, Renato. Plano diretor: participar é um direito. São Paulo: Instituto Polis, 2005.
 MARTELLI, Lindolfo Anderson. Desafio Profissional das disciplinas de Didática, Língua Brasileira de Sinais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente [Online]. Valinhos, 2015, p. 1-12. Disponível em: anhanguera.edu.br/cead. Acesso em: jul. 2015.

Continue navegando