Buscar

FLEX 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIASSELVI 
	Cultura e Sociedade na Modernidade (HID04)
	
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX
	1.
	"O século XX talvez seja o período mais brilhante e criativo da história da humanidade, em especial pela energia criativa pela qual foi responsável por espalhar por todas as partes do mundo, mas o reverso deste processo é de um mundo onde há outro tanto de que se envergonhar e temer" (BERMANN, 1986, p. 18). Os iluministas construíram as bases filosóficas da modernidade e defendiam a ideia de que, o destino do homem na Terra era o aperfeiçoamento constante para atingir o progresso. O progresso iluminista significava a construção de uma sociedade mais tolerante, através da diminuição do fanatismo religioso e o acesso ao conhecimento, à cultura, aos direitos e a educação pública. Contudo, ao analisar as palavras de Bermann (1986), percebemos que o projeto e intenção da modernidade não ocorreram conforme os ideais Iluministas. Disserte sobre os principais fatos transcorridos ao longo do século XX, com enfoque no campo social, que atestam os descaminhos dos projetos de modernidade.
FONTE: BERMAN, Marshal. Tudo que é sólido se desmancha no ar. São Paulo: Cia. das Letras, 1986.
	Resposta Esperada:
Na Modernidade, a ciência separou-se da filosofia e da religião e se amparou nos fundamentos positivistas para dar respostas sobre a realidade, a sociedade para os fenômenos naturais, se utilizando de métodos e critérios científicos de investigação e análise que buscavam verdades absolutas. A fixidez do modelo positivista não permitia a construção do conhecimento sobre as especificidades de grupos sociais, das realidades regionais, locais, religiosas, em resumo, da diversidade humana. Assim, percebemos que os projetos de modernidade foram pensados de uma forma e aplicados de outra, porque o cerne da modernidade se fundamenta nos ideais iluministas, tendo por objetivo principal o acesso universal ao conhecimento, a educação, aos direitos humanos etc. Entretanto, os descaminhos dos projetos de modernidade levaram o mundo às guerras mundiais, à concentração de riquezas, à pobreza e às misérias de milhões de pessoas em diferentes países, particularmente na África (uma das consequências do imperialismo) à individualização do ser humano, à competição desigual por educação de qualidade, por trabalho, por posição social e a falta de qualidade dos serviços e equipamentos sociais oferecidos pelo Estado.
	2.
	Os estudiosos Karl Marx e Friedrich Engels foram estudiosos que se dedicaram a analisar e criticar os projetos de modernidade. Observe nas palavras dos próprios autores:
"Quando o mundo antigo declinava, as velhas religiões foram vencidas pela religião cristã; quando, no século XVIII, as ideias cristãs cederam lugar às ideias racionalistas, a sociedade feudal travava sua batalha decisiva contra a burguesia então revolucionária. As ideias de liberdade religiosa e de liberdade de consciência não fizeram mais que proclamar o império da livre concorrência no domínio do conhecimento" (MARXS; ENGELS, 1999, p. 40).
Com esse pano de fundo, disserte sobre a presença do poder e do pensamento religioso no interior da sociedade medieval, antes dos processos e projetos de modernidade:
MARXS, K.; ENGELS, F. Manifesto Comunista. Edição Ridendo Castigat Moraes. Digital Rocket Edition, 1999. Disponível em: http://ebooksbrasil.org/importados/index.html. Acesso em: 19 mar. 2018.
	Resposta Esperada:
* Presença de sacerdotes, padres e monges.
* Intermediários entre os humanos e Deus.
* Poder econômico.
* Grandes propriedades de terras.
* Filosofia escolástica.
* Magia e encanto no cotidiano.
* Deus como primeira causa dos fenômenos.

Continue navegando