Buscar

prova formação social historica e politica do Brasil

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Formação Social, Histórica e Política do Brasil (SES45)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:650287) ( peso.:3,00)
	Prova:
	27170855
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Ao final da Ditadura Militar, a partir dos anos de 1985, várias medidas foram adotadas no sentido de reestruturar a democracia no país. Dentre elas, foi concedido anistia aos presos políticos, ocorreu a legalização de partidos políticos, o pluripartidarismo e eleições para representantes políticos. A partir disso, foram eleitos senadores e deputados que deveriam elaborar a nova Constituição que presidiria o país, que foi promulgada em 5 de outubro de 1988. Com relação ao conteúdo da nova Constituição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Conferiu e reconheceu direitos e deveres coletivos e individuais.
(    ) Conferiu labilidade aos cargos de funcionalismo público.
(    ) Criou o "Habeas data", que garantia o acesso às informações de registro pessoais.
(    ) Ampliou o mandato presidencial de cinco para seis anos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	2.
	A contratação de melícias e jagunços foi uma prática comum no contexto político regional do Brasil dos primeiros anos do século XX. Os serviços dos jagunços foram contratados no sentido de desfazer situações de oposição que os coronéis pudessem encontrar quando almejavam eleger ou reeleger os representantes políticos. Sobre outras práticas ilegítimas que foram comuns no contexto eleitoral das primeiras décadas do século XX no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Voto a cabresto, atas e urnas manuais e ampla votação das mulheres.
	 b)
	Voto a cabresto, cédulas preenchidas, atas e urnas adulteradas.
	 c)
	Voto a cabresto e direito de voto a negros e estrangeiros.
	 d)
	Voto secreto e direito de voto a negros e nativos brasileiros.
	3.
	O fato de hoje vivermos um regime republicano de governo leva-nos a naturalizá-lo. Todavia, assim como os outros regimes, a República é uma construção social e cultural no Brasil. Para que tal construção se consolidasse, a questão militar teve um papel fundamental. Sobre a questão militar, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A questão militar foi decorrente das ideias positivistas defendidas pela família real e combatidas pela classe militar.
	 b)
	A questão militar foi uma série de artigos publicados na imprensa contrários à abolição da escravidão que vinha ocorrendo paulatinamente.
	 c)
	A questão militar foi um conflito entre o governo monárquico e os militares, que estavam em estado de abandono desde a Guerra do Paraguai. A classe militar havia se fortalecido a ponto de fazer oposição ao governo.
	 d)
	A questão militar foi uma revolta no Rio Grande do Sul em torno do ideário federalista e contrário à centralização monárquica.
	4.
	A Revolução de 1930, através da qual Getúlio Vargas chegou ao poder da presidência do Brasil, possui grande importância na trajetória de revoluções políticas pelas quais o país passou, em especial para a história do conturbado regime de República do país. Sobre os significados e os impactos da Revolução de 1930, analise as seguintes sentenças:
I- A Revolução teve um caráter social e econômico e contou com ampla participação das classes subalternas nos momentos de decisão.
II- A Revolução de 1930 atribuiu à industrialização elemento principal de desenvolvimento da nação soberana, atenuando a importância das elites agrárias.
III- Através da regulamentação da estrutura sindical se deu a inclusão de parcelas consideráveis de trabalhadores na vida política e econômica do país.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	A onda desenvolvimentista surgiu no Brasil a partir da segunda metade do século XX, momento em que a economia do país já não era somente agrária, mas, sim, industrial e urbana. Durante o período do governo militar, a política econômica visou à consolidação e à expansão da produção industrial brasileiro. Dessa forma, as cidades mudaram suas estruturas devido ao crescimento urbano e ao desenvolvimento crescente das regiões industriais. Com relação ao projeto desenvolvimentista, analise as sentenças a seguir:
I- O intervencionismo estatal foi uma política que vigorou para incrementar o projeto desenvolvimentista.
II- O projeto desenvolvimentista veio para modernizar o Brasil, que tinha uma economia primário-exportadora.
III- O desenvolvimentismo foi uma resposta aos desafios e oportunidades criados pela Grande Depressão dos anos 1930.
IV- O projeto desenvolvimentista proporcionou ao Brasil galgar a posição de um país de primeiro mundo, enquanto uma potência industrial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	6.
	Sobre a queda do regime de monarquia e implantação da República, é necessário relacionar três questões como primordiais, que são: a abolição da escravidão, os problemas com a Igreja Católica e a participação do Brasil na Guerra do Paraguai. Levando em consideração a abolição da escravatura e todo o movimento intelectual que este fomentava em pleno contexto da queda do regime de monarquia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Existiam clubes abolicionistas que eram formados por intelectuais e profissionais liberais que pressionavam os membros do governo.
(    ) No interior de clubes abolicionistas, existiam integrantes que defendiam a extinção lenta e gradual da escravidão e denominavam-se como emancipacionistas.
(    ) Em meio às ideologias favoráveis à abolição da escravatura estava a de que a superação deste regime consistia numa das principais necessidades internas ao desenvolvimento do sistema do capitalismo.
(    ) O grupo formado pelos escravistas sustentava que a abolição deveria ser efetivada somente a partir do ano de 1901, na virada do século XIX para o século XX.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	Uma vez instalado o regime de ditadura militar, os Atos Institucionais (AI) passaram a constituir peças importantes na legitimidade e viabilidade da governabilidade daquele regime, que eram "baixados" a qualquer hora, sem exposição de motivos, diálogo e/ou ponderação pública. Além dos atos, outras medidas abusivas foram criadas, que compunham o retrato claro do autoritarismo exercido pelos militares. Com relação às medidas abusivas e aos conteúdos dos Atos Institucionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Somente funcionários e servidores da união, como dos estados, territórios, municípios e autarquias poderiam fazer greves e manifestações.
(    ) Ocorreu o fechamento temporário do Congresso Nacional e houve alteração/intervenção no Poder Judiciário.
(    ) Candidatos de quaisquer partidos estavam proibidos de usar músicas, fazer anúncios e propagandas.
(    ) O governo exercia censura sobre os jornais ou periódicos, às empresas de radiodifusão e às agências notícias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	8.
	Getúlio Vargas (1882-1954) é considerado um dos mais importantes e polêmicos presidentes do história política do Brasil. Vargas esteve no governo do país em dois momentos políticos diferentes, de 1930 a 1945 e 1950 a 1954. Em seu governo, ocorreu a Segunda Guerra Mundial, bem como a criação da empresa de exploração de petróleo,a Petrobras. Sobre outros elementos do governo de Vargas, analise as seguintes sentenças:
I- Vargas ascendeu ao governo através da Revolução de 1930.
II- Vargas governou a partir de 1937 por meio do golpe de estado, que ficou conhecido como Estado Novo.
III- Vargas foi reeleito por três vezes consecutivas e permaneceu no cargo de presidente entre os anos de 1930-1945.
IV- Vargas foi eleito por vias democráticas em 1950 e permaneceu no poder até o ano de 1954, ano de seu suicídio.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	Na década de 1960, o Brasil já não era mais apenas um país agrícola, a indústria havia conquistado espaço e estava fomentando a economia nacional. A expansão e a consolidação da industrialização no país ocorreu com base nos sacrifícios da classe trabalhadora, tanto dos trabalhadores que ainda dependiam da agricultura, assim como os operários de fábrica, que sofreram com os aumentos constantes dos valores dos produtos, inclusive os alimentícios, uma vez que o aumento dos salários não acompanhava a inflação. Sobre a chamada "modernização conservadora", classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Brasil se encontrava em um processo gradativo de industrialização, possuindo capital suficiente para ampliar e aprimorar sua infraestrutura, ou seja, não foi preciso recorrer a empréstimos estrangeiros.
(    ) A entrada de multinacionais no território brasileiro, somado aos acordos com o Fundo Monetário Internacional (FMI), intensificou a condição de país como "dependente".
(    ) O desenvolvimento econômico no Brasil sempre visou melhorar a qualidade de vida, aumentar o poder aquisitivo e ter uma  distribuição da riqueza de forma igualitária.
(    ) O estímulo à exportação de matérias-primas e produtos agrícolas tornou os produtos mais escassos e mais caros no mercado interno, afetando diretamente a massa trabalhadora, tanto do campo, como da cidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	10.
	Getúlio Vargas é considerado um governante polêmico, porém subsistiu no governo do Brasil ao longo de quase 20 anos. Seu governo foi intercalado tanto pelo regime democrático (1950-1954), chegando ao poder por eleições populares. Contudo, chegou ao governo (1930) por meio de revolução e depois implantou o regime de Estado Novo (1937-1945), o que pode também ser entendido como uma ditadura. Sobre o período de governo de Vargas, denominado Estado Novo (1937-1945), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O governo Vargas dedicou-se em empreender o desenvolvimento econômico, que foi direcionado à produção industrial, demandou a presença da força de trabalho nos meios urbanos e forçou um intenso processo de urbanização.
(    ) As Forças Armadas foram criadas ao longo do Estado Novo, demonstrando forte inclinação nacionalista e colaboradoras do movimento pela modernização industrial do país.
(    ) As estratégias de Vargas para com a acomodação dos conflitos sociais foram pontuais. No que diz respeito aos trabalhadores urbanos, promoveu mudanças na legislação trabalhista pautadas em ganhos nas condições de vida.
(    ) Os sindicatos dos anos de 1940, de instrumentos de luta, passam à condição de agentes promotores da harmonia social e instituições prestadoras de serviços assistenciais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	11.
	(ENADE, 2010) A partir da década de 1950, estruturou-se em países de capitalismo periférico, entre eles o Brasil, um modelo de desenvolvimento denominado de 'desenvolvimentismo', que marcou profundamente o modo de funcionamento dessas sociedades. Nesse modelo, o Estado:
	 a)
	Atua menos no campo econômico e concentra-se em seu papel como agente político.
	 b)
	Enfatiza a construção de grandes monopólios e o saneamento da economia para reduzir a inflação e o déficit público.
	 c)
	Realiza investimento em infraestrutura econômica, combinando-o a um esforço de enxugamento dos gastos públicos.
	 d)
	Assume o papel de agente central do processo de industrialização acelerada e de modernização econômica e social.
Disciplina:
 
Formação Social, Histórica e Política do Brasil (SES45)
 
Avaliação:
 
Avaliação Final (Objetiva) 
-
 
Individual FLEX ( Cod.:650287) ( 
peso.:3,00)
 
Prova:
 
27170855
 
Nota da 
Prova:
 
10,00
 
 
 
Legenda:
 
 
Resposta Certa
 
 
Sua Resposta Errada
 
 
1.
 
Ao final da Ditadura Militar, a partir dos anos de 1985, várias medidas foram 
adotadas no
 
sentido de reestruturar a democracia no país. Dentre elas, foi concedido 
anistia aos presos políticos, ocorreu a legalização de partidos políticos, o 
pluripartidarismo e eleições para representantes políticos. A partir disso, foram 
eleitos senadores e dep
utados que deveriam elaborar a nova Constituição que 
presidiria o país, que foi promulgada em 5 de outubro de 1988. Com relação ao 
conteúdo da nova Constituição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para 
as falsas:
 
 
(
 
) Conferiu e reconheceu 
direitos e deveres coletivos e individuais.
 
(
 
) Conferiu labilidade aos cargos de funcionalismo público.
 
(
 
) Criou o "Habeas data", que garantia o acesso às informações de registro 
pessoais.
 
(
 
) Ampliou o mandato presidencial de cinco para seis an
os.
 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 
 
a)
 
F 
-
 
V 
-
 
V 
-
 
F.
 
 
b)
 
V 
-
 
F
 
-
 
V 
-
 
F.
 
 
c)
 
F 
-
 
V 
-
 
F 
-
 
V.
 
 
d)
 
V 
-
 
V 
-
 
V 
-
 
F.
 
 
2.
 
A contratação de melícias e jagunços foi uma prática comum no contexto político 
regional do Brasil dos primeiros anos do século XX. Os serviços dos jagunços foram 
contratados no sentido de desfazer situações de oposição que os c
oronéis pudessem 
encontrar quando almejavam eleger ou reeleger os representantes políticos. Sobre 
outras práticas ilegítimas que foram comuns no contexto eleitoral das primeiras 
décadas do século XX no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
 
 
a)
 
Voto a cabresto, atas e urnas manuais e ampla votação das mulheres.
 
 
b)
 
Voto a cabresto, cédulas preenchidas, atas e urnas adulteradas.
 
 
c)
 
Voto a cabresto e direito de voto a negros e estrangeiros.
 
 
d)
 
Voto secreto e direito de voto a negros e nativos brasileiros.
 
 
3.
 
O fato de hoje vivermos um regime republ
icano de governo leva
-
nos a naturalizá
-
lo. 
Todavia, assim como os outros regimes, a República é uma construção social e 
cultural no Brasil. Para que tal construção se consolidasse, a questão militar teve um 
papel fundamental. Sobre a questão militar, assin
ale a alternativa CORRETA:
 
 
a)
 
A questão militar foi decorrente das ideias positivistas defendidas pela família 
real e combatidas pela classe militar.
 
Disciplina: 
Formação Social, Histórica e Política do Brasil (SES45) 
Avaliação: 
Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:650287) ( 
peso.:3,00) 
Prova: 27170855 
Nota da 
Prova: 
10,00 
 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. Ao final da Ditadura Militar, a partir dos anos de 1985, várias medidas foram 
adotadas no sentido de reestruturar a democracia no país. Dentre elas, foi concedido 
anistia aos presos políticos, ocorreu a legalização de partidos políticos, o 
pluripartidarismo e eleições para representantes políticos. A partir disso, foram 
eleitos senadores e deputados que deveriam elaborar a nova Constituição que 
presidiria o país, que foi promulgada em 5 de outubro de 1988. Com relação ao 
conteúdo da nova Constituição, classifiqueV para as sentenças verdadeiras e F para 
as falsas: 
 
( ) Conferiu e reconheceu direitos e deveres coletivos e individuais. 
( ) Conferiu labilidade aos cargos de funcionalismo público. 
( ) Criou o "Habeas data", que garantia o acesso às informações de registro 
pessoais. 
( ) Ampliou o mandato presidencial de cinco para seis anos. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) 
F - V - V - F. 
 b) 
V - F - V - F. 
 c) 
F - V - F - V. 
 d) 
V - V - V - F. 
 
2. A contratação de melícias e jagunços foi uma prática comum no contexto político 
regional do Brasil dos primeiros anos do século XX. Os serviços dos jagunços foram 
contratados no sentido de desfazer situações de oposição que os coronéis pudessem 
encontrar quando almejavam eleger ou reeleger os representantes políticos. Sobre 
outras práticas ilegítimas que foram comuns no contexto eleitoral das primeiras 
décadas do século XX no Brasil, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) 
Voto a cabresto, atas e urnas manuais e ampla votação das mulheres. 
 b) 
Voto a cabresto, cédulas preenchidas, atas e urnas adulteradas. 
 c) 
Voto a cabresto e direito de voto a negros e estrangeiros. 
 d) 
Voto secreto e direito de voto a negros e nativos brasileiros. 
 
3. O fato de hoje vivermos um regime republicano de governo leva-nos a naturalizá-lo. 
Todavia, assim como os outros regimes, a República é uma construção social e 
cultural no Brasil. Para que tal construção se consolidasse, a questão militar teve um 
papel fundamental. Sobre a questão militar, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) 
A questão militar foi decorrente das ideias positivistas defendidas pela família 
real e combatidas pela classe militar.

Continue navegando