Buscar

1 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO - legislação 2020 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno (a): WELLINGTON LAMIR BARBOSA NASCIMENTO 
Enfermagem/ noite/ 10° PERÍODO 
Atividade de Fixação- Legislação
1) Assinale V para Verdadeiro e F para Falso
( V ) O Enfermeiro tem o direito de abster-se de revelar informações confidenciais, das quais tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional, a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo.
( F ) Deve-se manter o segredo profissional de fato sigiloso inclusive em situações necessárias à prestação da assistência da equipe multiprofissional.
( F ) É permitido quebrar o anonimato de fato sigiloso, quando o mesmo for de conhecimento público e em caso de falecimento da pessoa envolvida.
( V ) Os profissionais de enfermagem têm o direito de participar de movimentos que exijam melhores condições de assistência, de remuneração ou de trabalho. 
( F ) Considere a seguinte situação hipotética. Após ter trabalhado as 12 horas seguidas previstas para seu turno de trabalho, um auxiliar de enfermagem não pôde passar o plantão para nenhum profissional de enfermagem, visto que nenhum colega de trabalho havia chegado à unidade. Como havia apenas um paciente internado e certo de que já havia cumprido suas atividades previstas, deixou um relatório escrito para o próximo colega e decidiu abandonar o setor a fim de gozar seu merecido descanso. Nessa situação, o profissional que não compareceu ao trabalho no horário estabelecido cometeu falta ética e o que finalizou seu turno agiu eticamente.
(V) É proibido a qualquer profissional de enfermagem promover a eutanásia ou cooperar com práticas destinadas a antecipar a morte de pacientes.
(V) Como integrante da equipe de saúde é permitida ao enfermeiro a participação na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral, e nos programas de vigilância epidemiológica.
(V) Ao enfermeiro cabe a Prescrição de medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição.
 (F) Ao enfermeiro cabe o acompanhamento e realização do parto com distorcias, realização de episiotomia e episiorrafia com aplicação de anestesia local.
 (F) Ao enfermeiro cabe a realização da consulta de enfermagem.
(V) Entre as penalidades previstas no Código, a mais alta penalidade é a suspensão do exercício profissional.
( V) A enfermagem é exercida privativamente pelo enfermeiro, pelo técnico de enfermagem, pelo auxiliar de enfermagem e pela parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação
(F) O técnico de enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem, cabendo-lhe privativamente os cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de irem a óbito
(V)O enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo lhe privativamente a participação no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde
(F) À parteira compete a assistência de enfermagem à gestante, à parturiente e à puérpera
2) O enfermeiro cometeu um erro e assim que observou, procurou, por sua espontânea vontade e com eficiência, evitar ou minorar as consequências do seu ato. Essa circunstância é considerada como:• Art. 112 São consideradas circunstâncias atenuantes:
• I – Ter o infrator procurado, logo após a infração, por sua espontânea
vontade e com eficiência, evitar ou minorar as consequências do seu ato;
a) Agravante b) Atenuante 
3) Ao perceber a falta de uma enfermeira na escala de serviço a coordenadora de enfermagem designou o técnico de enfermagem para substituir tal cargo, pela Lei no 7.498/86, a conduta foi legal ou ilegal? Justifique sua resposta.Art. 11. O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe:I - privativamente:
a) direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem;
b) organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;
c) planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;
ILEGAL : 
DE ACORDO COM O ART 11 DA LEI 7.498/94 É ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO .
4)Uma enfermeira constatou que a prescrição médica da dose do medicamento não estava legível. Porém, frente a sua experiência profissional em outros serviços, decidiu administrar a dose usualmente prescrita para assegurar a eficácia do tratamento. Com base no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, a conduta da profissional foi ética ou não ética? Justifique sua resposta 
 A CONDUTA DA COLEGA FOI TRANSGRESSORA E ANTIETICA POR NÃO OBEDECER AS PRESCRISÇÕES MEDICAS PODENDO CAUSAR DANOS AO PACIENTE .
5) Como visto em sala O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem está organizado por assunto e inclui princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais de Enfermagem.
Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é correto afirmar que se recusar a executar atividades que não são da competência técnica, científica, ética ou legal configura um _________________________________________________.
6) Julgue a alternativa abaixo como verdadeira ou falsa
Florence Nightingale foi a precursora de uma nova enfermagem, por trazer concepções teórico-filosóficas de uma prática envolvida de caráter disciplinar, humanística e diferenciada da prática médica não apenas nas ações, mas também no conhecimento. 
A) Verdadeiro B) Falso
7) O técnico de enfermagem substitui, por conta própria, a aplicação endovenosa pela injeção intramuscular, em razão da falta de habilidade em venopunção. Essa atitude é caracterizada como imperícia ou imprudência? Justifique sua resposta
REOLUÇÃO DO COFEN 564/2017 . Art. 59 - Somente aceitar encargos ou atribuições, quando se julgar
apto técnica, científica e legalmente para o desempenho seguro
para si e para outrem.
08) O cuidado dos enfermos foi uma das muitas formas de caridade adotadas pela igreja e que se conjuga à história da enfermagem, principalmente após o advento do cristianismo. Muitos destes preceitos foram utilizados por Florence Nigthingale, que foi influenciada diretamente pela sua passagem nos locais onde se executava cuidado de enfermagem leigo e fundamentado nos conceitos religiosos. Dentro desse contexto descreva quais as características das enfermeiras. Elas eram de classe social elevada? 
A partir destas informações, entendo que, ao pensar numa escola de enfermagem, Florence Nightingale deva ter utilizado muito do que havia aprendido com as irmãs de caridade, desde as vastas exigências de caráter moral e espírito religioso feitas às candidatas, a distribuição e controle do tempo destinado ao trabalho hospitalar, curso e folgas, bem como, a admissão de alunas de classes sociais diferenciadas. As de classe elevada (lady nurses) podem ser comparadas às Senhoras da Confraria, que eram preparadas para as atividades de supervisão, direção e organização do trabalho em geral, e as de nível sócio-econômico inferior (nurses) que podem ser comparadas as irmãs de caridade provenientes das aldeias, que eram mais preparadas para o trabalho manual, o cuidado direto, a obediência e a submissão.
09) De   acordo   com   as penalidades   a   serem   impostas   pelos Conselhos   Federal   e   Regionais   de Enfermagem, descreva censura, multa, cassação, advertência verbal e suspensão.
A advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas. ... § 6º As penalidades aplicadas deverão ser registradas no prontuário do infrator.
A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.
A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período de até 90 (noventa) dias eserá divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.
A cassação consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem por um período de até 30 anos e será divulgada nas publicações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.
A multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.
10) Apesar de desconhecer os cuidados específicos com uma ferida cirúrgica, o enfermeiro realizou um tratamento na ferida infectada de um cliente. Esta execução, de procedimento sem o adequado conhecimento técnico-científico, é um caso de imperícia, imprudência.
 ou negligência? Justifique sua resposta : IMPERÍCIA POR PRATCAR ATO SEM CONHECMENTO DA TECNCA : IMPRUDÊNCIA. POR ASSUMIU O RISCO DE DANOS AO PACIENTE 	
11) Em determinada unidade hospitalar se encontrava de plantão o médico, auxiliares e técnicos de enfermagem quando o enfermeiro ligou dizendo que iria se atrasar. Nesse contexto assinale AS alternativas incorretas (mais de uma).
a) Os técnicos e auxiliares não poderia executar ações por mais simples que fossem como preencher uma ficha ou contribuir com a equipe multiprofissional na ausência da supervisão do enfermeiro de plantão da unidade.
b) O técnico em enfermagem poderia delegar aos auxiliares de enfermagem o transporte de uma paciente com dependência total de cuidados de enfermagem, desde que dois auxiliares de transporte do serviço pudessem estar presentes.
c) Por comunicação telefônica, o enfermeiro de plantão deveria autorizar um dos técnicos em enfermagem a passar uma sonda no paciente que necessitasse.
d) O auxiliar de enfermagem estaria autorizado a coletar gasometria a pedido do médico em decorrência do atraso do enfermeiro de plantão.

Continue navegando