Buscar

FALAS QUÍMICA

Prévia do material em texto

1. fazer uma introdução ORDEM:
· BEATRIZ
· GIOVANNA F
· SABRINA
· GIOVANA K
· ISABELLE
· VITOR
· MAYARA
2. o que são polímeros e especificar polímeros sintéticos 
3. Termorrígidos e termoplásticos 
4. tabela reciclagem 
5. Reações de obtenção (adição, condensação e rearranjos) 
6. Isomeria (já finaliza o trabalho)
BEATRIZ
INTRODUÇÃO: 
Os polímeros sintéticos são aqueles que são produzidos através de procedimentos industriais, de maneira artificial, ou seja, são sintetizados pelo homem. São inúmeros os polímeros sintéticos disponíveis no mercado e consequentemente a gama de aplicação desses materiais. Podem se materiais rígidos, flexíveis, amorfos ou semicristalinos, transparentes ou opacos, com maior ou menor temperatura de processamento, resistências mecânicas variadas, alguns polares e outros apolares, entre outras propriedades e características. Podem ser obtidos por reações de adição, que formam os polímeros mais simples e não formam subprodutos após a polimerização, ou por reações de policondensação, que formam os polímeros mais complexos, e após a polimerização formam como subprodutos moléculas simples como por exemplo água.
Os polímeros sintéticos podem ser termorrígidos ou termoplásticos, dependendo de sua estrutura química. (coloca umas imagens nos slides, bia)
GIOVANNA F
POLÍMEROS SINTÉTICOS 
Compostos:
Os polímeros são compostos formados por macromoléculas, formadas por pequenas partes que são chamadas de monômeros. Os monômeros são as unidades que se repetem dentro da estrutura do polímero e podem ou não ser unidades iguais, formando longas cadeias.
O que é?
Os polímeros são materiais formados por moléculas de diferentes tamanhos que são unidas por reações de polimerização. Essas moléculas maiores são chamadas de macromoléculas. Todo polímero é uma macromolécula, mas nem toda macromolécula é um polímero.
Polímeros Sintéticos:
São os materiais poliméricos obtidos por reações de sintetização, em indústrias de polimerização, através de matérias primas diversas, provenientes de fontes renováveis ou não renováveis. O tamanho das macromoléculas e sua composição podem ser controlados para obter uma infinidade de compostos poliméricos e atender às propriedades desejadas. Os polímeros de interesse comercial apresentam normalmente massa molecular acima de 10.000 g/mol. Exemplos: Etileno: Polietileno (PE), Cloreto de Vinila: Policloreto de Vinila (PVC) e Propeno: Polipropileno (PP).
SABRINA
(continuação de polímeros sintéticos, da gi frança)
Ao realizar uma reação de polimerização controlando duas condições, é possível obter polímeros sintéticos, que podem ser moléculas maiores ou menores, dependendo da quantidade de monômeros utilizada. O exemplo mais simples de polímero é o polietileno, que é constituído por moléculas de eteno (CH2=CH2). 
Os polímeros são denominados de plásticos, borrachas ou fibras:
Plasticos: são polímeros formados por monômeros unidos entre si por reações químicas chamadas de reações de polimerização, formando macromoléculas caracterizadas pela repetição múltipla de uma ou mais unidades químicas simples de monômero.
Borrachas: também são polímeros que pode ser Borracha Natural e Borracha Sintética
– borracha sintética – produzida a partir de derivados de petróleo.
Fibras: são constituídas por macromoléculas, os polímeros, que, por sua vez, são compostos por uma sequência de monómeros (unidade que se repete num polímero). São elementos filiformes que apresentam um elevado comprimento em relação à dimensão transversal máxima, sendo caracterizadas pelas suas flexibilidade e finura.
As fibras podem ser naturais e não-naturais.
GIOVANA K
TERMORRÍGIDOS.
Os polímeros sintéticos termorrígidos possuem reticulações (ligações covalentes) entre as cadeias poliméricas, impossibilitando sua reciclagem ou seu reprocessamento, contudo, podem ser reutilizados em outros processos, como é o caso do pneu, que pode ser moído e adicionado como carga em asfalto. Polímeros termorrígidos não sofrem fusão. Quando muito aquecidos, os polímeros termorrígidos sofrem decomposição.
Para que um polímero seja termorrígido é necessário que seja reticulado, ou seja, as cadeias poliméricas encontram-se interligadas. Essa ligação entre as cadeias poliméricas impede que possam deslizar entre elas e, assim, esse tipo de polímero não sofre derretimento. 
As cadeias poliméricas encontram-se ligadas e, por isso, ao aumentar a agitação molecular, não ocorre separação entre elas. 
Plásticos termorrígidos: São plásticos cuja rigidez não se altera com a temperatura. Tem estrutura mais rígida devido as ligações cruzadas que unem os fios de polímeros. Estes polímeros, por não serem moldáveis a temperatura, são difíceis de serem reciclados.
Exemplos: silicone, poliuretano, resina, borracha vulcanizada e baquelite.
. 
ISABELLE
TERMOPLÁSTICO
Os polímeros sintéticos termoplásticos não possuem reticulações entre as cadeias, essas são ligadas através de atração intermolecular, e podem ser reprocessados, apenas aplicando temperatura ao material, retornando ao seu estado fundido e podendo ser reprocessado, contudo, a cada reaquecimento do material termoplástico, características e propriedades são perdidas pelo rompimento de algumas ligações intramoleculares, e o material não apresentará as mesmas características de um material que nunca foi processado, ou seja, um material virgem.
São polímeros que sofrem fusão. Para que um polímero seja termoplástico é necessário que não seja reticulado, ou seja, as cadeias poliméricas encontram-se separadas. Ao serem aquecidas, as cadeias poliméricas, que não são interligadas entre si, podem deslizar uma sobre as outras e, por isso, um termoplástico sólido pode ser derretido.
VITOR
TABELA DE RECICLAGEM
AS REAÇÕES DE POLIMERIZAÇÃO
Os polímeros sintéticos, são obtidos através de uma ou mais reações químicas chamadas Reações de Polimerização. Basicamente, existem apenas duas espécies de reações para a obtenção dos polímeros sintéticos, e estas são: Polimerização por adição e polimerização por condensação.
Polimerização por adição:
Para que as estruturas se liguem e ocorra a polimerização, é necessária a existência de insaturações, e estas, (apenas as ligações pi) consequentemente serão rompidas, e assim, uma valência livre de cada carbono surgirá na extremidade da molécula.
Desta forma, as moléculas são adicionadas umas às outras repetidas vezes. As polimerizações por adição, podem gerar dois tipos de polímeros: homopolímeros (quando os meros são iguais) e copolímeros (quando os meros são diferentes).
(Exemplo de polimerização por adição)
VITOR
Entre os polímeros de adição temos os mostrados na figura abaixo:
MAYARA
Polimerização por condensação:
Neste tipo de reação, não há necessidade do monômero possuir instauração, porém, é necessário que o monômero seja bifuncional, ou seja, que apresente grupo funcional repetido duas vezes. Por exemplo, deve ser um diálcool ou diácido carboxílico.
(Exemplo de polimerização por condensação)
Os principais exemplos de polímeros de condensação e alguns produtos feitos com eles estão representados abaixo:
Polímeros de Rearranjos: 
esses polímeros resultam da reação entre monômeros que sofrem rearranjo nas suas estruturas químicas, durante a reação de polimerização.
MAYARA
O exemplo mais comum de polímero de rearranjo é o poliuretano, usado principalmente em produtos feitos de espuma.
***
FINALIZAR O TRABALHO

Continue navegando