Buscar

paper NOVO.

Prévia do material em texto

A PARCERIA ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE 
 Ana Caroline da Silveira¹
Erika Vargas¹
Rosi Muniz¹
Silvana Dal Castel ²
1.FUDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 O presente trabalho tem como tema principal “ A parceria entre escola, Família e Sociedade.” Atualmente vivemos em um mundo onde estamos em constante evolução em diversos aspectos tecnológicos, sociais, políticos, econômicos e culturais. 
A modernidade vem trazendo uma série de mudanças nas escolas, na sociedade em geral e no âmbito familiar, nos levando a cada vez mais questionar a importância da parceria entre a família, escola e sociedade. 
A família é a primeira instituição social onde a criança tem os princípios básicos de uma boa educação, onde constitui se os hábitos, valores, crenças e conhecimentos. Cabe a escola exercer dois papéis fundamentais na sociedade a socialização e a democratização, promovendo a construção moral e ética nos estudantes e o acesso ao conhecimento .Esses dois papéis compõem a formação de pessoas conscientes, críticas, engajadas e com potencial de transformação de si mesmas e da sociedade.
Palavras chave: Educação. Escola. Família. Sociedade.
“ Quando a escola o pai e a mãe falam a mesma língua e têm valores semelhantes, a criança aprende sem grandes conflitos e não joga a escola contra os pais e vice-versa”. ( TIBA,2002, p.183)
Gadotti et al (1996, p.96) destacam escritos do ano de 1957 em que Freire defende a constituição de Círculos de Pais e Professores como uma forma de fortalecer a participação da família e da comunidade no espaço escolar. Escreve o patrono da educação: 
Nos círculos, à medida que os pais se vão inteirando dos problemas da escola, das suas dificuldades – o comportamento é imprescindível a um trabalho com -, deve a escola a começar a convidá-los a fazer visitas as suas dependências em períodos de atividades. Mostrando a eles como é “na vida” diária, tendo sempre em vista a identificação do pai com os problemas e dificuldades da escola. Neste sentido é que os Círculos de Pais e Professores não podem quedar-se teóricos e acadêmicos. Por isso é que eles têm de, pelo debate, levar o grupo dos pais à crítica e análise dos problemas escolares, dando-lhes condições de mudança de antigos hábitos em hábitos novos. Hábitos antigos de passividade em hábitos novos de participação. (...) Participando, intervindo, colaborando o homem constrói novas atitudes, muda outras, elabora e reelabora experiências, educa-se. (FREIRE, 1957 apud GADOTTI et al, 1996, p.96).
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Paulo Freire (2000, p. 67).
https://eefjvc.wordpress.com/2014/05/20/dia-da-familia-na-escola-especial-dia-das-maes/≥ Acessado em: 22 de novembro de 2020.
Descrição: A imagem representa a importância da parceria entre a escola e a família.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Apresentação de Ana Maria Araújo Freire.
São Paulo: Editora UNESP, 2000.
GADOTTI, Moacir et al. Paulo Freire: uma bibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire; Brasília, DF; UNESCO, 1996.
TIBA, Içami. Quem ama educa. São Paulo: Editora Gente, 2002.

Continue navegando