Buscar

PAPER - A Escola e a Família são as bases para o desenvolvimento do Aluno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Escola e a Família são as bases para o desenvolvimento do Aluno.
Etiane Janaína Ferraz da Silva
Fabiana Flor de Oliveira
Francisca Ablene Vidal do Nascimento
Ritieli Sarmento da Silva
Professora: Bruna Fülber
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI 
Curso (FLC1406 PED) – Prática do Módulo I – 10/06/2021
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema: A escola e a Família são as bases para o desenvolvimento do Aluno. O principal objetivo, é analisar a parceria da escola com a família, pois ambas caminhando juntas são capazes de auxiliar na formação do educando. Os primeiros valores sobre educação, são apresentados pela família, e a escola por sua vez, contribui e auxilia na formação do aluno, aprimorando os valores sociais para um desenvolvimento promissor da criança como cidadão.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O primeiro ambiente social no qual a criança é inserida antes da escola, é a família. Ao entrar na escola, ela já traz consigo experiências que adquiriu neste ambiente familiar e que contribuem e auxiliam na sua formação como cidadão. Oliveira (1993, p. 92) afirma que “uma das principais funções da família é a função educacional e, que esta é a responsável por transmitir à criança os valores e padrões culturais do meio social em que está inserido”.
Uma das principais chaves para o sucesso da educação, é a parceria entre escola e família. Os pais e a instituição de ensino, devem estar em sintonia para cumprir o objetivo principal e primordial que é o desenvolvimento infantil. Cubero (1995. p. 253) afirma que 
A escola é junto com a família, a instituição social que maiores repercussões têm para a criança. Tanto nos fins explícitos que persegue expressos no currículo acadêmico, como em outros não planejados, a escola será determinante para o desenvolvimento cognitivo e social da criança e, portanto, para o curso posterior da vida.
.
	Portanto, esta sintonia dá a oportunidade à criança de ter o seu desenvolvimento de aprendizagem ampliado, pois ela vivenciará experiências educativas em seu convívio familiar e na escola que frequenta. Possibilitando assim diversos benefícios, dentre eles o aumento do rendimento escolar.
Figura 1 – Pais contribuindo no ensino do aluno
FONTE: página Blog Novos Alunos¹.
A educação tem por objetivo desenvolver nas crianças estados morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto. Bencini (2003, p. 38), concorda que “a participação da família é muito importante no desempenho escolar do aluno, e todo educador deseja que os pais acompanhem as lições de casa, participem das reuniões escolares”. 
Segundo o autor, o indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a se conhecer no contexto em que está inserido, saber quais são suas origens e as condições de que depende. Vivemos em uma sociedade desigual, por isso é na família, escola, como professor, gestores, formadores e outros que devem se posicionar claramente sobre a direção educativa que vão transmitir. Sobre tudo permitindo um contato com a cultura, por isso é importante que a família participe nesse processo.
Para cumprir sua função social, a escola precisa considerar as práticas de nossa sociedade, sejam elas de natureza econômica, política, social, cultural, ética ou moral. Tem que considerar também as relações diretas ou indiretas dessas práticas com os problemas específicos da comunidade local a que presta serviços. A nossa função de professor é de grande responsabilidade, pois temos que desenvolver no aluno valores humanos e indispensáveis para a sua boa formação, tais como: disciplina, respeito, capacidade de trabalho, iniciativa, honestidade, cidadania, ética, moral, conhecimento das diferenças individuais, educação para o convívio social, amor, gratidão, humildade, trabalho em grupo ou equipe etc..., assim como servir de mediador no processo de desenvolvimento de suas habilidades e competências. (SOUSA 2006).
Na opinião de Sousa, numa dimensão social, “participar ativamente da transformação da sociedade, o que significa compreende-la, avalia-la e intervir nela, de maneira crítica e responsável, com o objetivo de que seja cada vez mais justa, solidária e democrática”, tendo a Educação como instrumento indispensável na formação contínua do homem em prol de uma democracia plena de todos os âmbitos: social, cultural e econômico. Saber relacionar-se é viver positivamente com as demais pessoas, participando de todas as atividades humanas com compreensão, solidariedade e tolerância. 
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Falar de educação e família é buscar compreender a função que cada um exerce na sociedade, conforme ROBLE (2012, P.59), a escola é uma instituição que possui sua lógica interna, sua organização própria e sua realização específica. No entanto, por estar vinculada a sociedade, seu papel vai muito além de “abrigar” alunos e lhes oferecer tarefas pedagógicas. Buscando um desenvolvimento que auxilie o aluno a ter uma formação adequada como cidadão, a família e a escola devem ser parceiras, buscando envolver o educando em ambiente harmônico, voltado para o aprendizado coletivo. 
Educar é tarefa que requer tempo e disposição, por isso a família e a escola têm o papel de unir-se com objetivo de formar cidadãos consciente de seu papel no mundo. Quando trabalha-se apoiando um ao outro, são apresentados resultados positivos, tornando visíveis o desenvolvimento sobre o educando, assim composta por duas instituições de ensino.
4. REFERÊNCIAS
BENCINI, Roberta. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, 2003.
CUBERO, R. Relações sociais nos anos escolares: família, escola, companheiros. In; COLL, C. Desenvolvimento psicológico e educação. V. 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
OLIVEIRA, P. S. Introdução à sociologia da educação. -São Paulo: Ática, 1993. PRADO, Danda. O que é família. 1 ed. São Paulo: Brasiliense, 1981.
ROBLE, Odilon. Escola e Sociedade. Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2012.
SOUSA, Escola e Professor: função social. Didática: Organização do trabalho Pedagógico. Curitiba: IESDE Brasil S.A 2006.
¹ Disponível em: https://novosalunos.com.br/ensinando-matematica-para-criancas-8-dicas-uteis-para-os-pais/. Acesso em: 07 jun. 2021.

Continue navegando