Buscar

Dilemas da Ação Supervisora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dilemas da Ação Supervisora: Desafios e Perspectivas (SUE02)
(Avaliação da Disciplina)
Aluno(a): Jaqueline Teixeira da Silva Melo (1905907)
Parte superior do formulário
	1.
	Em relação aos resultados das avaliações de sistemas da educação básica, podemos dizer que:
 
I. Os resultados das avaliações de sistemas indicam os níveis de aprendizagem em que se encontram os alunos e fornecem pistas importantes para a escola.
II. Os resultados das avaliações de sistema é um indicativo fiel do nível de desempenho dos estudantes e da escola.
III. Os resultados das avaliações de sistema não podem ser considerados de forma isolada,  mas articulados aos resultados das avaliações individuais realizadas pelos professores e os objetivos previstos no planejamento pedagógico.
IV. Cabe ao supervisor escolar cobrar dos professores melhores resultados dos seus alunos nas avaliações de sistemas.
	A)
	Todas as alternativas estão corretas.
	B)
	Somente as alternativas II e IV estão corretas.
	C)
	Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.
	D)
	Somente as alternativas I e III estão corretas.
	2.
	Uma escola pode ser considerada inclusive quando, entre outros aspectos, garante a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência. Considerando a avaliação como parte deste processo:
	A)
	A avaliação do aluno com deficiência deve ser mais diferente das avaliações dos outros alunos no que diz respeito aos objetivos, pois a escola deve ser consciente das suas limitações e não deve esperar que ele aprenda o que lhe é ensinado.
	B)
	O aluno com deficiência não deve ser avaliado, pois sua permanência na escola atende ao seu direito de frequentar o espaço para socialização e aprendizagem, conforme suas capacidades.
	C)
	O aluno deve ser avaliado de forma diferenciada dos demais e os objetivos desta avaliação deve ser diferenciado dos demais, uma vez que deve ser considerada a incapacidade do aluno em adquirir conhecimento da mesma forma que os outros.
	D)
	A avaliação do aluno com deficiência não difere dos demais no que diz respeito aos seus objetivos, pois o professor deverá avaliar o processo (como e o que) este aluno aprendeu, respeitando suas especificidades. 
	3.
	Avaliação é um tema que tem sido objeto de inúmeras pesquisas e debates na área da educação. Atualmente, os debates se fundamentam em duas perspectivas opostas de avaliação, uma que visa o controle e a regulação e outra a emancipação e autonomia dos sujeitos. Em relação a avaliação assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
 
a. ( ) Os modelos de avaliação que visam o controle e a regulação dos sujeitos e processos de ensino são conhecidos como avaliação diagnóstica e somativa.
b. ( ) Avaliação voltada para a emancipação dos sujeitos é conhecida como avaliação contínua ou formativa, pois visa acompanhar o processo de ensino-aprendizagem, com vistas a melhoria do desempenho do aluno e do professor.
c. ( ) Uma avaliação voltada para a transformação e emancipação dos sujeitos deve estar ligada ao papel social da escola.
d. ( ) Para que a avaliação contribua para o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos deve ser utilizada a partir do seu valor produtivo, ou seja, deve servir para que os sujeitos repensem suas práticas e redimensionem suas potencialidades.
	A)
	As alternativas “a” e “b” são falsas.
	B)
	Somente a alternativa “a” é falsa.
	C)
	Somente a alternativa “a” é verdadeira.
	D)
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	4.
	No contexto escolar existem duas formas de avaliação conhecidas como avaliação formal e avaliação informal. Assinale F para a alternativa que caracteriza a  avaliação formal e I para a alternativa que caracteriza a avaliação informal.
 
a. (  ) Seu objetivo é conhecer aspectos do processo de construção do conhecimento do aluno. Ocorre em todos os momentos, envolve a interação de todos os sujeitos atuantes no contexto escolar.
b. (  ) Não respeita as características individuais do aluno e seu foco é no ensino.
c. (  ) Pode visar verificar os conhecimentos adquiridos pelo aluno ou a avaliar o processo de ensino-aprendizagem.
d. (  ) É mais comum na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	A)
	F - F - F - I.
	B)
	I - F - F - I.
	C)
	I - F - F - F.
	D)
	F - F - I - I.
	6.
	Num processo de avaliação interna da escola é comum surgirem insatisfações relativas a valorização do profissional da educação, carga horária excessiva, elevado número de alunos por sala, entre outras. Entretanto, para que esta avaliação contribua para transformações efetivas do espaço escolar é necessário considerar que:
	A)
	A multiplicidade dos sujeitos envolvidos no processo deve ser reconhecida, respeitada e a avaliação deve proceder de forma dialógica, porém, a decisão final sempre será do diretor da escola.
	B)
	Toda a mudança é possível desde que toda a comunidade esteja engajada no processo de mudança e que estas sejam previstas no PPP da escola.
	C)
	As ações de mudanças devem ser viáveis, do ponto de vista da instituição, portanto, os envolvidos devem ter conhecimento e consciência dos limites e possibilidades para a sua execução.
	D)
	Cabe ao supervisor escolar decidir sobre quem deve participar do processo, bem como o que deve ser avaliado na escola.
	7.
	O Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior foi criado em 2004, com objetivo de avaliar o desempenho da gestão, dos estudantes e dos cursos do ensino superior. Em relação ao Sinaes é correto afirmar que:
 
I. É constituído por avaliação institucional, avaliação externa e avaliação dos cursos de graduação e avaliação do desempenho dos estudantes.
II. A avaliação externa é realizada pelo MEC e pela comunidade escolar.
III. O Enade- Exame Nacional de Desempenho de Estudante é um componente da avaliação externa.
IV. A Avaliação dos cursos de graduação é realizada a cada três anos, se utiliza dos resultados do Enade integrado à avaliação interna para aprovar, reconhecer ou renovar o processo de reconhecimento de cursos de graduação.
	A)
	Somente as alternativas I e IV estão corretas.
	B)
	Somente a alternativa II está errada.
	C)
	Nenhuma alternativa está errada.
	D)
	Somente a alternativa IV está correta.
	8.
	Com base nos estudos de Vasconcellos, (2009, p. 87) algumas tarefas devem ser superadas na ação do supervisor escolar frente a realidade de uma educação que se pretende democrática,  comprometida com a formação de cidadãos ativos, críticos, reflexivos, éticos e participativos nas tomadas de decisão, visando uma sociedade mais justa e equânime. Dentre estas tarefas estão:
	A)
	A tarefa de fiscalizar o trabalho dos professor, oferecer dicas e soluções para todos os problemas que surgem na escola, levar recado da direção para os professores e dos professores para a direção.
	B)
	A tarefa de promover encontros dos professores com as editoras que oferecem livros e subsidiar pesquisas fundamentadas em teorias e práticas instituídas.
	C)
	A tarefa de coordenar e  articular, tanto as ações como as relações que envolvem o processo educativo da escola.
	D)
	A tarefa de acompanhar as discussões sobre os avanços teóricos que lhe dê subsídios para estar constantemente avaliando as avaliações e orientando possíveis reformulações dos conceitos e práticas avaliativas visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
	9.
	Em relação a função do supervisor escolar após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB/96, podemos considerar como incorreta a seguinte afirmação:
	A)
	O nomenclatura utilizada, inclusive em nível de formação profissional, passa a ser supervisor educacional, entretanto,  alguns sistemas de educação pública mantém em seu quadro a nomenclatura de supervisor escolar.
	B)
	Manter-se constantemente atualizado com vistas a garantir padrões mais elevados de eficiência e de eficácia no desenvolvimento do processo, de melhoria curricular em função das atividades que desempenhaé uma das atribuições legais do supervisor escolar.
	C)
	O exercício da profissão de supervisor escolar é regulamentada pela Lei n° 132/05, na qual prevê, entre outras atribuições que o supervisor escolar deve  coordenar, planejar, pesquisar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, controlar, acompanhar e orientar os trabalhos na área educacional.
	D)
	O exercício da profissão de supervisor escolar é regulamentada pela Lei n° 7.132/78,  na qual prevê, entre outras atribuições,  que o supervisor escolar deve assessorar os sujeitos hierárquicos em assuntos da área da supervisão escolar; participar do planejamento global da escola; coordenar planejamento do ensino e o planejamento do currículo.
	10.
	É correto dizer que o papel principal do supervisor escolar no processo de avaliação interna da escola é:
	A)
	Orientar os professores na elaboração das suas respostas para que haja uma uniformidade e facilite a mensuração dos dados.
	B)
	Restabelecer os critérios a serem avaliados pelo coletivo da escola, conforme suas observações cotidianas. 
	C)
	Reunir os professores e coordenar o processo de autoavaliação docente fiscalizando a participação de todos.
	D)
	Criar mecanismos para sensibilizar a comunidade escolar da necessidade de avaliar a escola, destacando a importância da presença e da participação de cada um, tanto no processo de elaboração como da implantação da autoavaliação.
	11.
	Com relação ao papel do supervisor escolar nos processos de avaliação de aprendizagem, cabe dizer que:
	A)
	Garantir a padronização do modelo de avaliação a ser adotado pelos professores para que não ocorra diferenças nos processos avaliativos da escola.
	B)
	Conferir a correção das avaliações juntamente com os professores garantindo que nenhum aluno seja lesado nos resultados.
	C)
	É sua atribuição acompanhar as discussões sobre os avanços teóricos acerca da temática para estar constantemente avaliando as avaliações e orientando possíveis reformulações dos conceitos e práticas avaliativas.
	D)
	Cabe a ele ajudar o professor no dia da prova contribuindo na fiscalização da turma para que nenhum aluno possa colar, garantindo assim, a validade dos resultados destas avaliações.
	12.
	No Brasil, com a institucionalização da educação, em 1549, foi criado o primeiro  plano de educação elaborado pelo Padre Manoel da Nóbrega conhecido como Rátio studiorum.  Conforme Saviani (2008), neste plano:
	A)
	Foi institucionalizada a função do supervisor escolar que tinha a tarefa de orientar e dirigir as aulas e fiscalizar o trabalho do professor.
	B)
	A noção de supervisor escolar não existia, mas cabia ao Prefeito de Estudos a função de inspecionar as escolas, fiscalizar o trabalho dos professores e vigiar os alunos, visando o bom desempenho da escola.
	C)
	A noção de supervisão escolar não existia, mas a ação supervisora era exercida pelo Prefeito de estudos que tinha como função orientar e dirigir as aulas, vigiar os professores, fiscalizar os cadernos dos alunos e se necessário, reportar as atitudes indevidas ao reitor. 
	D)
	A noção de supervisão escolar não existia, mas a ação supervisora era exercida pelo Diretor geral de estudos que tinha a função de fiscalizar e  apurar a situação das escolas existentes.
	13.
	O PISA constitui-se em uma prova comparada, cujo objetivo é produzir indicadores sobre o desempenho dos sistemas educacionais de diversos países. Participam das avaliações do PISA:
	A)
	Estudantes de escolas privadas e públicas com mais de 15 anos que estão em fase de conclusão do ensino médio.
	B)
	Somente estudantes de escolas públicas localizadas em zonas urbanas com mais de 500 alunos.
	C)
	Estudantes de 15 anos de idade que estão em fase de conclusão do ensino fundamental.
	D)
	Estudantes de 15 anos de idade que estão em fase de conclusão do ensino médio.
	14.
	A avaliação interna ou autoavaliação da escola é parte integrante do sistema de avaliação da educação básica e superior. Mas para que a avaliação interna possa, de fato, contribuir para a melhoria da qualidade educativa, alguns critérios básicos devem ser considerados.
 
Em relação a esses critérios, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações que seguem:
 
( ) É um processo autônomo e democrático da escola, devendo ser construído de forma coletiva e participativa, envolvendo professores, funcionários, pais e alunos.
( ) Deve ser realizada anualmente independentemente das orientações da legislação vigente, pois a escola possui autonomia para isso.
( ) É impreterível que a escola considere os resultados das avaliações de sistemas como  norteador da avaliação pedagógica e na autoavaliação do professor.
( ) Deve ser prevista no projeto Político Pedagógico e no Plano de Gestão da escola.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
	A)
	V - V - V - V. 
	B)
	F - V - V - V. 
	C)
	V - F - V - V. 
	D)
	F - F - V - V. 
	15.
	São consideradas atividades formativas:
	A)
	A participação em congressos, cursos, palestras, seminários, oficinas, encontros, simpósios, visitas a museus, viagens de estudo, pesquisa autoral, publicação de artigo científico, e estudos de pós-graduação, oferecidos na modalidade presencial ou a distância.
	B)
	A participação em congressos, cursos, palestras, seminários, oficinas, encontros, simpósios e estudos de pós-graduação, oferecidos na modalidade presencial ou a distância.
	C)
	A participação em congressos, cursos, palestras, seminários, oficinas, encontros, simpósios, visitas a museus, e estudos de pós-graduação, oferecidos na modalidade presencial ou a distância. 
	D)
	A participação em congressos, cursos, palestras, seminários, oficinas, encontros, simpósios, visitas a museus, viagens de estudo, publicação de artigo científico, e estudos de pós-graduação, oferecidos na modalidade presencial ou a distância.
	16.
	Com base nos estudos de Hernández (2000) Arroyo (2004), um dos motivos que dificultam o sucesso das inovações educativas implementadas pelos governos nas escolas da rede pública pode ser:
	A)
	A falta de recursos financeiros para manter os materiais e equipamentos necessários ao funcionamento das ações.
	B)
	A resistência da gestão escolar em aceitar a implementação destes projetos, uma vez que desestabiliza a rotina escolar.
	C)
	Os professores  não são autores nem sujeitos no processo de elaboração, portanto, não se identificam com as propostas.
	D)
	A falta de espaço físico nas escolas para implementação de todas as ações propostas.
	17.As mudanças estruturais em curso, desde os anos finais do século XX e a consequente emergência de reformas em todos os setores da sociedade contemporânea, têm sido foco de atenção nos diferentes campos do saber. Para acompanhar as transformações decorrentes dos processos de mudança a palavra de ordem nas políticas públicas de todos os governos é “Inovação”. Quando se utiliza o termo inovação educativa, significa dizer:
I - São alternativas educativas que contribuem para a escola superar dos modelos tradicional e tecnicista de ensino, fundamentado na racionalidade técnica e avançar em direção á perspectivas educacionais voltadas à formação de cidadãos proativos e participativos nas tomadas de decisão e na construção de uma sociedade mais justa.
II - Estão associadas a processos que visam transformar a educação através de ações previstas por meio de políticas públicas com objetivo de melhorar a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem.
III - Envolvem mudanças curriculares, metodologias e práticas de ensino-aprendizagem, materiais, ideias, pessoas e ações possíveis de serem realizadas na/pela escola.
IV - São alternativas criadas com o objetivo de melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem por meio de intervenções pontuais propostas por projetos pedagógicos elaborados na própria escola e/ou comunidade.
	A)
	Todas as alternativas estão corretas.
	B)
	Somente as alternativas I, II, IV estão corretas.
	C)
	Somente as alternativas I, III, IV estão corretas.D)
	Somente a alternativa I está correta.
	18.
	Como parte da reforma da educação brasileira o Ministério da Educação, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais – INEP, criou o Sistema de Avaliação Institucional. Com relação a avaliação institucional, assinale as alternativas corretas:
 
I.  Avaliação institucional constitui-se por um conjunto de avaliações realizadas de forma sistemática, com vistas ao acompanhamento das ações das instituições de ensino e a aferição do desempenho dos estudantes. 
II. A avaliação institucional agrega a avaliação interna ou autoavaliação e avaliação externa.
III. As Avaliações dos sistemas são aferições realizadas em larga escala, por agente externo que tem a missão de avaliar os sistemas de educação.
IV. As avaliações nacionais dos sistemas da educação básica são distribuídas em SAEB, Prova Brasil, Provinha Brasil, ENEM e Enceja e Prova Docente e PISA.
	A)
	As alternativas I, II e III estão corretas. 
	B)
	As alternativas II e IV estão corretas.      
	C)
	Todas as  alternativas estão corretas.
	D)
	As alternativas III e IV estão corretas.
	19.
	Nos últimos anos o governo Federal tem mobilizado esforços na implantação de políticas públicas de investimento na formação continuada de professores. O que pode estar motivando estes investimentos é:
	A)
	O acordo assinado com o Banco Mundial em 1995.
	B)
	A determinação na LDB/96 e  da reforma educacional.
	C)
	O reconhecimento de que a educação é direito de todos e dever do Estado precisa cumprir a sua função de melhorar a qualidade de vida da classe popular.
	D)
	A necessidade de melhorar a qualidade da educação da população com vistas a melhoria do desenvolvimento econômico do país, conforme o compromisso assinado em 1990, com representantes de 150 países na “Conferência Mundial sobre Educação em Jomtien, na Tailândia. 
	20.
	É comum atribuir o mesmo significado aos termos ‘inovação educacional’ e ‘reforma educacional’. Entretanto, alguns autores esclarecem aspectos que diferenciam. Assinale I para o é considerado inovação educacional e R para o que se considera reforma educacional.
 
(   )  Não se resume em modificar modelos ou de adotar projetos de governos.
(  ) Possuem caráter de lei e tem a função de regulamentar e/ou orientar a educação escolar em âmbito global.
( ) É fruto da criatividade e intencionalidade de professores, equipe pedagógica e gestores.
(  ) É implementada a partir de projetos alternativos de educação criados por meio de políticas públicas.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	A)
	I - R - I - R.
	B)
	I - R - R - R.
	C)
	I - R - R - I.
	D)
	I - I - I - R.
Parte inferior do formulário
Re
s
ponder e Avançar »
Re
s
ponder e Avançar »

Continue navegando

Outros materiais