Buscar

Avaliação II - Individual FLEX

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Engenharia e Projeto de Software (ADS19)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:651197) ( peso.:1,50)
	
	
	
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Métricas de Software (MS) servem para apresentar medidas, preferencialmente quantitativas, que reflitam características específicas de processos e de produtos em construção, podendo ser utilizadas em diferentes dimensões, como esforço, tamanho e complexidade. A MS tem como princípio especificar as funções de coleta de dados de avaliação e desempenho, atribuindo essas responsabilidades a toda a equipe do projeto e analisar os históricos dos projetos anteriores. A coleta adequada de métricas, com suas respectivas análises, pode auxiliar na tomada de decisões ao longo do desenvolvimento de um projeto, visando à melhoria da qualidade do processo e do produto em construção. Com relação aos métodos e técnicas de métricas de software, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Linhas de Código (LOC): medidas do tamanho com base na contagem da quantidade do número de linhas de código de um programa de software.
(    ) Pontos de História: consiste em identificar quanto tempo tantas pessoas levariam para terminar uma funcionalidade ou história de usuário para gerar o executável funcional.
(    ) Análise de Pontos de Função: descrever as funcionalidades do sistema de acordo com a forma de utilização do sistema pelos usuários, utilizando a técnica de análise de dimensão do cenário de uso.
(    ) Análise de Pontos de Caso de Uso: consiste em medir as funcionalidades do sistema através da visão do usuário, independente da tecnologia utilizada, através da contagem de todos os casos de uso incluídos no pacote.
(    ) COCOMO II: modelos de estimativa de custo de software, baseado em pessoas/meses, para a determinação do baseline de exigências de um produto para a conclusão de uma atividade.
(    ) Estimativa Orientada a Objeto: utiliza qualquer método para decomposição de esforço, utilizando a modelagem UML e o número de classes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F - F - F.
	 c)
	F - F - V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F - V - F.
	2.
	Várias são as disciplinas apresentadas pelo PMBOK para garantir um adequado gerenciamento de projetos. O gerenciamento de escopo é um dos principais controles feitos pela gestão de projetos. O escopo garante um controle sobre o que foi definido e o que será implementado. Sobre o Gerenciamento de Escopo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A definição do escopo limita o universo de desenvolvimento do produto ou serviço. É um detalhamento do que será feito.
(    ) Gerenciar as expectativas dos clientes é um dos grandes desafios na definição do escopo do projeto.
(    ) O escopo serve para determinar a complexidade do trabalho que deverá ser desenvolvido.
(    ) A técnica de medição de Análise de Pontos de Função não é utilizada para definir o tamanho do escopo do projeto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	3.
	O gerenciamento de projetos tem sido muito aplicado no mercado, pelo fato de auxiliar na excelência, qualidade e confiabilidade do processo de desenvolvimento de projetos. Ele tem como objetivo buscar projeções de tempo, custo, recursos, qualidade e aquisições necessárias. Atrasos na entrega podem trazer consequências negativas para a empresa, desde quebra de contrato, multa por atraso e prejuízos na imagem da empresa. Portanto, o gerenciamento de tempo atualmente é um dos pontos fundamentais, pois projeta para o cliente, a partir de levantamentos das atividades e recursos, qual será o tempo gasto para desenvolver o projeto através de um cronograma. Através da área de métrica de software, é possível identificar a quantidade de esforço, de custo e das atividades que serão necessárias para a realização do projeto. Sobre os métodos ou técnicas para estimativa de software, analise as sentenças a seguir:
I- Linha de código (LOC): consiste em estimar o número de linhas que um programa deverá ter, comparando o tamanho de linhas de um projeto em relação a outro projeto.
II- Pontos de História: consiste na análise da qualidade e complexidade dos atores e casos de uso do sistema.
III- Análise de Pontos de Função (APF): consiste em medir o tamanho do escopo, e sua contagem independe da plataforma ou linguagem de programação e estilo de programação utilizado.
IV- Pontos de Caso de Uso (PUC): consiste em identificar quanto tempo tantas pessoas levariam para terminar uma funcionalidade ou história de usuário para gerar o executável funcional.
V- Modelo COCOMO II: consiste em estimar o custo do projeto.
VI- Estimativa para Projetos Orientados a Objeto: utiliza qualquer método para decomposição de esforço, utilizando a modelagem UML e o número de classes.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II, III e VI estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III, V e VI estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	A Gerência de Configuração é um conjunto de atividades projetadas para controlar as mudanças pela identificação dos produtos do trabalho que serão alterados, estabelecendo um relacionamento entre eles, definindo o mecanismo para o gerenciamento de diferentes versões desses produtos, controlando as mudanças impostas, e auditando e relatando as mudanças realizadas. Sobre o Gerenciamento de Configuração de Software em três níveis, analise as sentenças a seguir:
I- Controle de versão: identifica em qual versão está o software e quais as característica de cada versão. Controle de mudanças: identifica quais foram as mudanças, efetuadas na versão. Integração contínua: tem como características testar as mudanças assim que são realizadas.
II- Controle de versão: identifica em qual versão está o software e quais as características de cada versão. Controle de mudanças: tem como característica testar as mudanças assim que são realizadas. Integração contínua: identifica quais foram as mudanças, efetuadas na versão.
III- Controle de versão: identifica os usuários dos sistemas. Controle de mudanças: tem como característica testar as mudanças assim que são realizadas. Integração contínua: identifica as aplicações do software.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente sentença II está correta.
	5.
	Os projetos de software constituem-se em várias etapas e, para obter êxito em seu desenvolvimento, é necessário ter o conhecimento em técnicas e ferramentas de gerenciamento/planejamento. Entre os principais problemas que os projetos de software enfrentam, podemos citar mudança de requisitos afetando sua qualidade, provocando estorno de orçamento e atraso no prazo de entrega do projeto. Sobre as categorias de projeto subprojeto, programa e portfólio, analise as sentenças a seguir:
I- Projetos grandes e complexos podem ser divididos em projetos menores chamados subprojetos.
II- Portfólio é um grupo de projetos que são relacionados e gerenciados coletivamente de forma coordenada.
III- Programa é composto por um conjunto de projetos ou subprojetos com objetivos comuns.
IV- Um projeto pode ou não fazer parte de um programa, mas um programa sempre terá projetos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	6.
	No desenvolvimento de software, utiliza-se a medição de software, que influencia na tomada de decisões baseadas nas informações obtidas por essa medição. Com relação à medição, analise as sentençasa seguir:
I- Por meio da medição, temos acesso apenas a questões gerenciais de um projeto, sendo elas: horas trabalhadas e recursos utilizados.
II- Por meio da medição, podemos ter acesso a várias informações, que podem ser utilizadas para o entendimento, controle, monitoramento e manutenção de softwares, entre outros.
III- Com a medição, podemos identificar apenas se a implementação do software foi desenvolvida, conforme o escopo planejado pelo analista de sistema.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	7.
	Mudanças durante o desenvolvimento são inevitáveis. O entendimento dos usuários sobre suas necessidades muda, o ambiente no qual o sistema vai operar muda, a legislação muda, os requisitos mudam. Com tantas mudanças assim, é necessária alguma forma de gerenciamento para que o desenvolvimento não fique caótico. Gerência de Configuração de Software (GCS) é um conjunto de atividades de apoio que permite a absorção controlada das mudanças inerentes ao desenvolvimento de software, mantendo a estabilidade na evolução do projeto. Sobre as três partes da GCS sob a perspectiva de desenvolvimento, analise as sentenças a seguir:
I- Controle de versão: responsável por salvar os artefatos alterados em uma nova versão num repositório, guardando um histórico das suas mudanças.
II- Controle de mudanças: responsável por rastrear os artefatos, guardando seu histórico, as mudanças e testando sua consistência.
III- Integração contínua: responsável por manter um ambiente que junta a última versão de todos os artefatos alterados, validando sua consistência.
IV- Controle de mudanças: responsável por documentar as alterações realizadas nos artefatos do sistema, contendo o controle de tarefas, sabendo identificar o que mudou, por que mudou, quem mudou etc.
V- Controle de versão: responsável por integrar os artefatos, documentando as alterações de cada versão do sistema.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	8.
	Após atuar como analista e programador em uma empresa de desenvolvimento de software por aproximadamente 10 anos, um colaborador que se destacou por nunca atrasar um cronograma foi nomeado gerente de projetos. Ao assumir o primeiro projeto, o colaborador foi informado que sua principal responsabilidade era a realização da entrega conforme o cronograma estabelecido no contrato. Para o gerenciamento de tempo, o gerente de projetos utilizará o PMBOK. Considerando essa situação, é correto afirmar que o gerente de projetos deverá coordenar processos de:
	 a)
	Planejamento de compra e contratações, seleção de fornecedores e encerramento do contrato.
	 b)
	Definição e sequenciamento de atividades, estimativa de recursos e duração da atividade, desenvolvimento e controle do cronograma.
	 c)
	Planejamento, garantia e controle da qualidade.
	 d)
	Estimativa de custos, realização do orçamento e controle de custos.
	9.
	A Gestão de Configuração de Software (GCS) é um método utilizado para controlar as modificações ocorridas nos artefatos e códigos de um projeto, a fim de minimizar os erros durante suas versões alteradas. Roger Pressman, em seu livro ?Software Engineering: A Practitioner's Approach?, afirma que a GCS é o conjunto de atividades projetadas para controlar as mudanças pela identificação dos produtos do trabalho que serão alterados, estabelecendo um relacionamento entre eles, definindo o mecanismo para o gerenciamento de diferentes versões destes produtos, controlando as mudanças impostas, e auditando e relatando as mudanças realizadas. A respeito das terminologias utilizadas na área de GCS, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Baseline: um marco de referência para evolução do software, que é caracterizado pela entrega de um ou mais itens de configuração.
(    ) Repositório: repositório físico e lógico, onde os artefatos (itens de configuração) são armazenados.
(    ) Release: conjunto de itens de configuração empacotados que são disponibilizados ao Cliente.
(    ) Branch: junção de diferentes versões de um mesmo item de configuração, realizando a integração de um branch com os itens de configuração do fluxo principal.
(    ) Merge: é um fluxo alternativo para implementação de novas funcionalidades em paralelo
para atualização de versões de itens de configuração.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PRESSMAN, Roger. Software Engineering: a Practitioner's Approach. 7ª ed. Higher Education. 2010.
	 a)
	V - F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F - F.
	 c)
	F - F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F - F.
	10.
	As métricas e as estimativas de software vêm se tornando um dos principais estudos na Engenharia e Projeto de Software com a crescente exigência pela qualidade, rapidez, comodidade e baixo custo de implantação e manutenção de software. É impossível não enxergar tais métodos ou técnicas como alavanca para um produto de melhor qualidade, com custos adequados. Referente aos métodos ou técnicas para estimativa de software, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pontos de História, Análise de Pontos de Função, Análise de Pontos por Caso de Teste, Estimativa Baseada em Regra 40-20-40, COCOMO II e Estimativa para Projetos Orientados a Objeto.
	 b)
	Linhas de Código (LOC), Análise de Pontos por Caso de Teste, Estimativa Baseada em Regra 40-20-40, Modelo Algoritmo e CMMI ? Capability Maturity Model Integration.
	 c)
	Linhas de Código (LOC), Análise de Pontos por Caso de Teste, Análise de Pontos de Função, Análise de Pontos de Caso de Uso e Modelo Algoritmo.
	 d)
	Linhas de Código (LOC), Pontos de História; Análise de Pontos de Função, Análise de Pontos de Caso de Uso, COCOMO II e Estimativa para Projetos Orientados a Objeto.
Parte inferior do formulário

Continue navegando