Buscar

A primeira fibra de polímero sintético a ser consi

Prévia do material em texto

A primeira fibra de polímero sintético a ser considerada uma das mais nobres fibras sintéticas é a poliamida, comercialmente conhecida por Nylon. Esta poliamida possuí várias características que a destaca das demais, nomeadamente, a elevada resistência mecânica, elevada elasticidade e baixo custo de produção. Esta fibra, é polivalente, podendo ser utilizada em diversas industrias, que vai desde a industria dos plásticos, industria têxtil como também no fabrico de material médico, por entre outros.
Para além destas características, esta fibra demonstra características muito atraentes para várias aplicabilidades, por exemplo, grande resistência mecânica, aliciante para a produção de dispositivos de segurança, cordas e produtos de reforço pneumático. 
 “A poliamida é uma fibra leve, macia, não encolhe nem deforma, tem elevada elasticidade, é resistente ao uso, aos fungos e às traças. É de fácil tratamento e seca rapidamente, tem uma baixa condutividade térmica e uma moderada capacidade para absorver a transpiração do corpo. Tem tudo o que é preciso para se integrar na roupa desportiva (Guillen, 1987). Outras propriedades importantes são a possibilidade de texturização e a boa aceitação de acabamentos têxteis, o que permite a obtenção de tecidos com aspectos visuais diferenciados. A principal utilização da poliamida na área têxtil ocorre na fabricação de tecidos de malha apropriados para a confecção de moda íntima, roupas de banho, meias e artigos para desporto (Ruscher, 2004). Sua utilização em misturas com o algodão oferece um produto bastante confortável e com óptima absorção de humidade.” HERBERT PEREIRA DE OLIVEIRA “UNIDADE EXPERIMENTAL DE POLIMERIZAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE NYLON-6 PARA NOVAS APLICAÇÕES”2013 São Paulo
O número de átomos de carbono existentes nos monómeros, é um dos fatores caracterizadores dos diferentes tipos de poliamidas. O Poliamida 6.6, mais reconhecido por Nylon, é a fibra mais importantes e produzidas em maior escala. 
“A poliamida 6.6 é obtida por policondensação de ácido adípico e hexametileno diamina, sendo referido como 6.6, pelo facto de cada um destes produtos de reacção ter seis átomos de carbono. A reacção entre os grupos carboxílicos e aminas elimina uma molécula de água e implica a formação de uma cadeia longa e repetida de unidades de poliamida 6.6, como se pode ver abaixo (Mark, 1992). ! 
A poliamida 6 pode ser produzida por polimerização de lactamas (abertura de anéis), como a caprolactama.
2.2.1 Propriedades das Fibras de Poliamida 6 e 6.6
A secção transversal das fibras de poliamida é geralmente circular, podendo também apresentar-se na forma triangular ou poligonal, dependendo do formato das fieiras. Os filamentos trilobal e multilobal são também muito utilizados pois dão aos artigos produzidos um aspecto brilhante.
A tenacidade da poliamida é muito elevada, muito maior que a das fibras naturais, da ordem de 40 a 85 g/tex (Sá Silva, 2002). O alongamento, o qual depende da estiragem realizada, é também notável pois atinge 16 a 32%. A sua elasticidade é elevada, podendo ser alongada até 8 % do seu comprimento inicial, voltando a readquirir a dimensão inicial.
Quando comparadas com as fibras naturais ou regeneradas, as fibras de poliamida são bastante mais leves, a densidade que apresentam é de 1,14 g/cm3, enquanto que por exemplo o algodão apresenta uma densidade de 1,52 g/cm3.
Esta fibra possui ainda uma óptima resistência à abrasão, o que pode ser comprovado pelo seu emprego generalizado nas meias de senhora e calcanhares das peúgas. Além disso os artigos de poliamida apresentam uma secagem rápida, retêm apenas cerca de 15% de água em relação ao seu peso, e possuem condutividade calorífica extremamente baixa.
Com relação à acção do calor existe uma diferença de comportamento entre a poliamida 6 e poliamida 6.6. A primeira quando exposta ao calor funde à temperatura de 220ºC, já a última necessita de uma temperatura de 260º C para amarelecer e fundir completamente.
As poliamidas não são atacadas pelos ácidos e álcalis fracos, são solúveis nos ácidos sulfúrico e fórmico a 40% e são insolúveis nos solventes orgânicos.
São fibras que apresentam uma excelente resistência ao enrugamento, apresentam-se altamente indeformáveis, por isso os tecidos de poliamida não necessitam de serem passados a ferro.
Outra propriedade que também é atribuída à pequena retenção de humidade das fibras de poliamida é a elevada resistência eléctrica, o que proporciona a formação e retenção de cargas eléctricas nas fibras ou no vestuário com elas confeccionado, ocasionando o inconveniente de atrair partículas e poeiras.
A tabela abaixo resume algumas características importantes das fibras de poliamida 6 e 6.6 (Burkinshaw, 1995). 
Tingimento da poliamida 6.6 com corantes ácidos, reactivos e directos após modificação superficial com descarga plasmática de Dupla Barreira Dieléctrica (DBD)- fernando ribeiro oliveira setembro 2009 braga
Existem diferentes processos para a obtenção do Nylon 6. O mais conhecido e utilizado em -caprolactama. A sua ampla utilização se deve ao fato de ser, dentre os demais processos, o mais viável do ponto de vista econômico. Outra rota possível para a polimerização do Nylon 6 é a via aniônica, que utiliza a bisimida (Isoftaloil-bis-caprolactama) como iniciador e brometo de magnésio-caprolactama como catalisador (UDIPI e DAVÉ, 1997). Uma terceira rota para a polimerização do Nylon 6 é o processo de polimerização interfacial, que envolve a polimerização de dois monômeros dissolvidos em duas fases imiscíveis, que reagem nas proximidades da interface das duas fases de um sistema líquido-líquido ou gás-líquido (KARODE et al., 1997). A Figura 2 mostra um esquema convencional de produção hidrolítica do Nylon 6.
O nome científico do nylon é poliamida. É um termo geral utilizado para o polímero de elevado peso molecular, que contem o radical acidamida na unidade de repetição da cadeia principal da macromolécula. 61 Com o desenvolvimento tecnológico dos anos 60 até o presente, a quantidade total de nylon produzido atingiu a marca de 6 milhões de toneladas, tendo sido 4 milhões de toneladas de fibra e 2 milhões de toneladas de plástico de engenharia. O setor de fibra já se encontra com elevado grau de amadurecimento. O setor de plástico de engenharia, principalmente o automotivo e eletroeletrônico encontra-se em plena expansão. Destaque merece ser dado também ao setor de filmes para embalagens alimentícias, uma nova aplicação emergente e que vem crescendo muito na última década.
O nylon é um tipo de material bastante interessante e com uma variedade de usos no setor de embalagem. Sua excelente propriedade de barreira ao oxigênio, se bom desempenho a altas e baixas temperaturas e suas excelentes propriedades mecânicas o tornam um grande concorrente 62 no setor de embalagens, particularmente no setor de embalagens alimentícias. O filme de nylon é usado principalmente como camada intermediária de embalagens de cachorro quente, de salsichas, de bacon, de queijo e em pacotes para todos os tipos de alimentos, tais como o pão e bolo, todos os tipos da carne, peixes e petiscos.
2.1.7. Características do Nylon 6 O Nylon 6 é um material versátil, utilizado nas mais diversas aplicações, principalmente nos setores de fibras, fios, carpetes, plásticos de engenharia (indústria automotiva e de eletroeletrônicos) e como filmes para embalagens. Possui ainda um conjunto único de propriedades, incluindo maciez, elasticidade, elegância, durabilidade e conforto, na fabricação de peças de vestuário, alta resistência e baixo peso na fabricação de artefatos militares, equipamentos esportivos e outdoors. 63 O nylon 6 é o material mais competitivo em aplicações para fitas de gravação, possuindo diversas vantagens sobre materiais como alumínio e o nylon 6,6, quando utilizado para a fabricação de distribuidores de entrada de ar. A utilização de filmes de nylon 6 para embalagens alimentícias e aplicações médicas e industriais está crescendo muito rapidamente. Comuma taxa de crescimento de consumo em torno de 2% ao ano, a tendência do nylon 6 em permanecer no setor de especialidades é muito forte, enquanto outros materiais plásticos de menor valor agregado tendem a permanecer como commodities. No futuro, o maior mercado consumidor do nylon deve se concentrar na Ásia, principalmente na China. Entretanto, estima-se que a capacidade adicional deste mercado para os próximos cinco anos seja de aproximadamente 100.000 toneladas. Este aumento antecipado de demanda, já está garantido pela capacidade produtiva atual, de modo que não há espaço para a instalação de novas plantas produtivas. O mercado de embalagens alimentícias exige materiais com os mais altos níveis de qualidade, segurança e desempenho. Neste contexto, o Nylon 6 se destaca em função de suas propriedades óticas, resistência à abrasão, resistência mecânica, barreira a gases e resistência térmica, dentre outras. O nylon 6 apresenta diferentes propriedades quando utilizado em sistemas multicamada ou monocamada. A utilização como monocamada exige um investimento inicial maior, sendo necessária a laminação. Entretanto, as propriedades mecânicas e de barreira do filme monocamada são bastante superiores às do filme multicamada.
Citaçao
Jebors, Said & Pinese, Coline & Montheil, Titouan & Bethry, Audrey & Verquin, Simon & Plais, Louise & Moulin, Marie & Dupont, Chloé & Garric, Xavier & Mehdi, Ahmad & Martinez, Jean & Subra, Gilles. (2020). Turning peptides into bioactive nylons. European Polymer Journal. 135. 109886. 10.1016/j.eurpolymj.2020.109886. New synthetic textiles with physical and/or biological properties are increasingly used in medical applications.[1,2] While a simple textile coating is usually carried out to obtain biological properties, covalent grafting should be considered for long-term applications. Herein, we have developed a new hybrid bioactive nylon whose synthesis involves a peptide sequence with a diacyl derivative. Numerous types of peptide-nylons were prepared by varying the molar percentage (0.1 %, 1 % and 10%) and orientation of the peptide in the polymer backbone. Nylons incorporating antibacterial peptides significantly inhibited S. aureus proliferation whereas nylons functionalized with cell-adhesive peptide enhanced the proliferation of L929 fibroblast. These results show that the incorporation of the peptides directly into the nylon skeleton is efficient and provides biological properties that suggest new ways of functionalizing biomedical textiles.
Jebors, Said & Pinese, Coline & Montheil, Titouan & Bethry, Audrey & Verquin, Simon & Plais, Louise & Moulin, Marie & Dupont, Chloé & Garric, Xavier & Mehdi, Ahmad & Martinez, Jean & Subra, Gilles. (2020). Turning peptides into bioactive nylons. European Polymer Journal. 135. 109886. 10.1016/j.eurpolymj.2020.109886. New synthetic textiles with physical and/or biological properties are increasingly used in medical applications.[1,2] While a simple textile coating is usually carried out to obtain biological properties, covalent grafting should be considered for long-term applications. Herein, we have developed a new hybrid bioactive nylon whose synthesis involves a peptide sequence with a diacyl derivative. Numerous types of peptide-nylons were prepared by varying the molar percentage (0.1 %, 1 % and 10%) and orientation of the peptide in the polymer backbone. Nylons incorporating antibacterial peptides significantly inhibited S. aureus proliferation whereas nylons functionalized with cell-adhesive peptide enhanced the proliferation of L929 fibroblast. These results show that the incorporation of the peptides directly into the nylon skeleton is efficient and provides biological properties that suggest new ways of functionalizing biomedical textiles.
“As poliamidas ou nylons pertencem a uma classe de polímeros atraente para aplicações em engenharia devido à combinação de propriedades como: estabilidade dimensional, boa resistência ao impacto sem entalhe e excelente resistência química. Por outro lado, as poliamidas são altamente higroscópicas e sensíveis ao entalhe, isto é, são dúcteis quando não entalhados, mas fraturam de maneira frágil quando entalhados, devido a sua baixa resistência à propagação da trinca[1]. Um método eficaz de modificação da poliamida é através de blendas com elastômeros. Por este método a tenacidade pode ser aumentada, enquanto a resistência à tração e o módulo diminuem proporcionalmente à concentração de borracha[2]. Alguns dos requisitos para se alcançar a tenacificação é a existência de uma faixa apropriada de tamanho e distribuição das partículas de borracha na matriz de poliamida e um certo nível de adesão interfacial entre as fases.”
Propriedades Mecânicas de Blendas de Nylon-6/ Acrilonitrila-EPDM-Estireno (AES) Compatibilizadas com Copolímero Acrílico Reativo (MMA-MA) Adriane Bassani, Luiz A. Pessan, Elias Hage Júnior Departamento de Engenharia de Materiais, UFSCar janeiro 2020
“Nylons incorporating antibacterial peptides significantly inhibited S. aureus proliferation whereas nylons functionalized with cell-adhesive peptide enhanced the proliferation of L929 fibroblast. These results show that the incorporation of the peptides directly into the nylon skeleton is efficient and provides biological properties that suggest new ways of functionalizing biomedical textiles.” Turning peptides into bioactive nylons
Author links open overlay panelSaidJeborsa1ColinePinesea1TitouanMontheila1AudreyBethryaSimonVerquinaLouisePlaisaMarieMoulinaChloéDupontbXavierGarricaAhmadMehdicJeanMartinezaGillesSubraa
a
Institut des Biomolécules Max Mousseron (IBMM), UMR5247 CNRS, ENSCM, Université de Montpellier, France
b
HydroSciences Montpellier, CNRS, IRD, Univ. Montpellier, France
c
Institut Charles Gerhardt de Montpellier (ICGM), UMR5253 CNRS, ENSCM, Université de Montpellier France
Received 2 April 2020
“Os materiais poliméricos, por apresentarem grande versatilidade, são empregados na produção de membranas em diversas aplicações, como em sistemas de drug delivery, separação de gases, tratamento de efluentes e tratamentos de resíduos da indústria alimentícia (Bortoluzzi et al., 2020).”
Membranas de Poliamida 6 por inversão de fases: Formação de membranas pelos métodos de imersão em banho coagulante e por evaporação de solvente- Marcos Gomes Bezerra, Mariana Ahrends Cavalcanti Landeira,Amanda Melissa Damião Leite, Kaline Melo de Souto Viana- Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 10, p. 76611-76626, oct. 2020
“O fio de náilon é relativamente inerte quando implantado nos tecidos e uma delgada cápsula de tecido conjuntivo é produzida ao redor do mesmo, sendo esta uma das maiores vantagens quando utilizado como sutura oculta (TURNER & McILWRAITH, 1985). Tem ampla aplicação como material de sutura e causa a mínima reação tecidual (BOOTHE, 1993; TURNER & McILWRAITH, 1985). O material é considerado permanente quando usado em Medicina Veterinária, embora ocorra hidrólise vagarosa liberando radicais poliamida bacteriostáticos (CAMPBELL & MARKS, 1985).” -ESTUDO COMPARATIVO DAS REAÇÕES TECIDUAIS PRODUZIDAS PELA "LINHA DE PESCA" (POLIAMIDA) E FIO DE NÁILON CIRÚRGICO, Sheila Canevese Rahal1 Noeme Sousa Rocha2 Laura Alvarez de Figueiredo3 Paulo Iamaguti4 Cienc. Rural vol.28 no.1 Santa Maria Jan./Mar. 1998
Atualmente, e classificada dentro de uma familia de polimeros denominados poliamidicos, e sua produgao e feita a partir de quatro elementos basicos extraidos do petroleo (ou gas natural), do benzeno, do ar e da agua (carbono, nitrogenio, oxigenio e hidrogenio). Tais elementos sao combinados por processos quimicos especiais, dando origem a compostos conhecidos como acido adipico, hexametileno diamina, caprolactama e outros compostos, que por sua vez, sofrem reagoes quimicas, de forma a constituirem as macromoleculas que formam a poliamida. -OBTENCAO DE MEMBRANAS DE POLIAMIDA 6 E DE SEUS NANOCOMPOSITOS COM ARGILA Amanda Melissa Damiao Leite Campina Grande Setembro/2008
“Materiais poliméricos têm um vasto campode aplicações tecnológicas em virtude da flexibilidade, leveza, resistência a altas temperaturas, além do baixo custo de produção. Em aplicações aeroespaciais, por exemplo, a potencialidade dos polímeros recai sobre a possibilidade de redução de peso de componentes de veículos espaciais. Contudo, na baixa órbita da Terra, o bombardeamento com oxigênio atômico é intenso produzindo a degradação do polímero pela perda acelerada de carbono.(...) Neste trabalho, a implantação iônica por imersão em plasmas é utilizada para o tratamento do Nylon variando-se a massa do íon implantado e o tempo de exposição ao bombardeamento iônico. É avaliado o efeito destes parâmetros na molhabilidade, resistência à deformação plástica e na resistência à corrosão das amostras em plasmas de oxigênio reativo.”IMPLANTAÇÃO IÔNICA POR IMERSÃO EM PLASMA APLICADA AO TRATAMENTO DA POLIAMIDA E.C. Rangel1*; W.C.A. Bento2 ; R.C.C. Rangel1 ; N.C. Cruz1. Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo, v. 26, n. 4, 165-171, 2007

Continue navegando