Buscar

Tópicos Especiais - prova discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655402) ( peso.:4,00)
	Prova:
	23001291
	Nota da Prova:
	7,25
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O Brasil deverá ter a terceira maior inflação médica no mundo em 2018, segundo a consultoria Mercer Marsh, que ouviu 225 grupos seguradores em 50 países. A projeção da empresa é de uma variação de 15,4% nos custos do setor em 2018, quase 12 pontos percentuais a mais que a inflação geral projetada. O país só fica atrás da Argentina, com 26%, e do Egito, com 20%. A distância entre custos médicos e o índice geral de preços ocorre em todos os lugares, mas se sobressai no Brasil, diz Marcelo Borges, diretor da consultoria. "O modelo do mercado brasileiro tem particularidades. Enquanto outros locais têm restrições de utilização, aqui há cobertura universal". Considerando as informações apresentadas no texto e na imagem, responda:
a) Quais os dois fatores que mais contribuíram com o aumento de custos dos planos de saúde?
b) Considerando essa constatação, como esses fatores influenciam também no aumento de custos dos tratamentos via SUS - Sistema Único de Saúde?
FONTE: https://www.folha.uol.com.br/. Acesso em: 27 jul. 2018.
	
	Resposta Esperada:
a) Os dois fatores que mais contribuíram com o aumento de custos com planos de saúde foram as novas tecnologias de alto custo e os medicamentos de alto custo.
b) Esses fatores devem aumentar os custos no tratamento ofertado pelo Estado através do SUS, o que significa que deverá ocorrer uma ampliação de investimento no SUS para suprir as demandas atuais para o tratamento de doenças.
	2.
	A cultura é mutante, assim como a arte é dinâmica, resultando na mudança de hábitos a partir da construção do conhecimento, da educação ou até mesmo da religião. A cultura é constituída de arte, crenças, lei, moral, costumes e hábitos não somente desenvolvidos durante a infância ou sob influência familiar, mas também pela participação do indivíduo na sociedade em que está inserido. Dentro desse contexto, tanto a cultura quanto a arte podem ser entendidas através de três concepções: de massa, erudita e popular. Disserte sobre essas concepções.
	Resposta Esperada:
Erudita: através das universidades, são aquelas culturas estudadas, através de pesquisas, para provar sua existência. Já a arte conhecida como vanguarda, é para que as pessoas possam apreciá-la em locais como galerias, museus e em exposições, em que ocorre a integração entre as duas partes, pessoas e locais de apresentação das artes.
Popular: conhecida como a passagem do conhecimento de geração para geração, na forma de festas folclóricas, danças, músicas, literaturas, artesanatos, entre outras e, geralmente, são ensinadas em espaços não formais da educação, considerada uma cultura popular. A arte está integrada a essa maneira de aprender, de geração para geração.
Massa: do modo que mais conhecemos nos dias atuais, a cultura de massa é apreciada através de jornais, televisão, rádio, cinema, música, entre outros, de forma que abrange um número grande de pessoas, favorecidas pelo consumismo e pela influência da mídia. Já a arte é apresentada e apreciada através da tecnologia.
Parte inferior do formulário

Continue navegando