Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSSIVA- TÓPICOS ESPECIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
Alterar modo de visualização
Peso da Avaliação4,00
Qtd. de Questões2
Nota10,00
1Nos últimos cinco anos, a quantidade de processos movidos por pacientes para obrigar o Estado a fornecer fármacos e tratamentos que ainda não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou ainda não foram registrados no país aumentou 92%. Apenas em 2015, o governo paulista gastou R$ 1,2 bilhão em remédios e insumos para 57 mil pacientes que recorreram aos tribunais. "Esse valor é quase o necessário para sustentar por um ano o Hospital das Clínicas [da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FM-USP)], onde são atendidos 35 mil pacientes por dia". O fenômeno conhecido como judicialização da saúde é multifacetado. Por um lado, as ações judiciais comprometem uma parcela significativa do orçamento para atender demandas específicas de alguns pacientes; por outro, podem significar o único caminho para salvar ou prolongar a vida de pacientes, especialmente de pessoas com doenças raras ou crônicas, como diabetes e câncer, que dependem de medicamentos de alto custo. Com base no exposto e na imagem, explique porque há tantos processos na justiça para compra de medicamentos e qual a importância do SUS para o atendimento à população carente.
FONTE: http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/02/10/demandas-crescentes/. Acesso em: 26 jul. 2018.
Resposta esperada:
O aumento nos processos na justiça para obrigar o Estado a fornecer medicamentos se dão devido ao surgimento de novos fármacos que ainda não são oferecidos pelo SUS ou ainda não foram registrados no país. A importância do SUS para a população carente é imensurável, pois possibilita dar acesso a medicamentos de alto custo e para o tratamento de doenças raras a toda a população que solicita.
2A cultura é mutante, assim como a arte é dinâmica, resultando na mudança de hábitos a partir da construção do conhecimento, da educação ou até mesmo da religião. A cultura é constituída de arte, crenças, lei, moral, costumes e hábitos não somente desenvolvidos durante a infância ou sob influência familiar, mas também pela participação do indivíduo na sociedade em que está inserido. Dentro desse contexto, tanto a cultura quanto a arte podem ser entendidas através de três concepções: de massa, erudita e popular. Disserte sobre essas concepções.
Resposta esperada:
Erudita: através das universidades, são aquelas culturas estudadas, através de pesquisas, para provar sua existência. Já a arte conhecida como vanguarda, é para que as pessoas possam apreciá-la em locais como galerias, museus e em exposições, em que ocorre a integração entre as duas partes, pessoas e locais de apresentação das artes. Popular: conhecida como a passagem do conhecimento de geração para geração, na forma de festas folclóricas, danças, músicas, literaturas, artesanatos, entre outras e, geralmente, são ensinadas em espaços não formais da educação, considerada uma cultura popular. A arte está integrada a essa maneira de aprender, de geração para geração. Massa: do modo que mais conhecemos nos dias atuais, a cultura de massa é apreciada através de jornais, televisão, rádio, cinema, música, entre outros, de forma que abrange um número grande de pessoas, favorecidas pelo consumismo e pela influência da mídia. Já a arte é apresentada e apreciada através da tecnologia.

Outros materiais