Buscar

AVA2 Educação em Direitos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dentre os documentos apresentados para o presente trabalho, o de minha escolha foi a “CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS”.
 Adotada em São Francisco, EUA, pela Conferência Internacional das Nações Unidas em 26 de junho de 1945, foi assinada pelo Brasil em 21 de julho de 1945 , mas nasceu oficialmente em 24 de outubro de 1945, data em que a carta foi ratificada pela maioria dos 51 Estados Membros fundadores. Com esse acordo surgiu a ONU( Organização das Nações Unidas)
 A Carta foi estruturada de forma a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra que por duas vezes, no espaço de uma vida humana, trouxe imensos sofrimentos à humanidade e, evitar uma nova deflagração de conflitos mundiais para garantir os principais direitos dos seres humanos.
 O objetivo principal da ONU é promover e estimular o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais para todos , sem distinção de raça, sexo, língua ou religião" , unir todos os países do mundo em prol da paz e do desenvolvimento, com base nos princípios de justiça, dignidade humana e bem-estar de todos. Dá aos países a oportunidade de tomar em consideração a interdependência mundial e os interesses nacionais na busca de soluções para os problemas internacionais.
 
 A ONU tem como propósito realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de caráter econômico, social, cultural e humanitário e ser um Centro destinado a harmonizar a ação dos povos para a consecução desses objetivos comuns.
 Seis órgãos principais compõem as Nações Unidas: a Assembléia Geral (assembléia deliberativa principal); o Conselho de Segurança (para decidir determinadas resoluções de paz e segurança); o Conselho Econômico e Social (para auxiliar na promoção da cooperação econômica e social internacional e desenvolvimento); o Conselho de Direitos Humanos (para promover e fiscalizar a proteção dos direitos humanos e propor tratados internacionais sobre esse tema); o Secretariado (para fornecimento de estudos, informações e facilidades necessárias para a ONU) e o Tribunal Internacional de Justiça (o órgão judicial principal). Além desses, há órgãos complementares de todas as outras agências do Sistema das Nações Unidas, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
 A presença da ONU em cada país varia de acordo com as demandas apresentadas pelos respectivos governos ante a Organização. No Brasil, o Sistema das Nações Unidas está representado por agências especializadas, fundos e programas que desenvolvem suas atividades em função de seus mandatos específicos.  A Equipe de País (conhecida por sua sigla em inglês, UNCT) está conformada pelos Representantes desses organismos, sob a liderança do Coordenador Residente. Entre suas principais funções, a missão de definir estratégias, coordenar o trabalho da Equipe e compartilhar informações entre todos seus participantes. A elaboração de iniciativas conjuntas entre os diversos escritórios, avaliar o trabalho da ONU no País e coordenar a ação dos diversos grupos interagenciais, fazem também parte de sua missão. Seu principal objetivo é maximizar, de maneira coordenada, o trabalho da ONU, para que o Sistema possa proporcionar uma resposta coletiva, coerente e integrada às prioridades e necessidades nacionais, no marco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e dos demais compromissos internacionais.
 Em geral, as agências atuam de forma coordenada, desenvolvendo projetos em conjunto com o governo – tanto em nível federal como estadual e municipal –, com a iniciativa privada, instituições de ensino, ONGs e sociedade civil brasileira, sempre com o objetivo de buscar, conjuntamente, soluções para superar os desafios e dificuldades presentes na criação e implementação de uma agenda comum em favor do desenvolvimento humano equitativo.
 A maioria dos organismos da ONU no Brasil tem sede em Brasília, porém existem outros com sedes no Rio de Janeiro e em Salvador.
 ATIVIDADE PROPOSTA 
 Projeto: Desenvolvimento Sustentável na Escola
Objetivo Geral: Conscientizar alunos e comunidade escolar sobre a importância de agir de forma sustentável, através de ações e atitudes que possam ser adotadas pela escola de forma a deixar o ambiente escolar mais colaborativo e alinhado aos novos tempos.
Objetivos específicos:
➢ Saber utilizar conceitos científicos básicos associados a Energia Limpa e acessível, Água potável e Saneamento , Lixo e Reciclagem , Tecnologia, Alimentação e Agricultura Sustentável.
➢ Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e comuns que devem ser promovidos pela ação coletiva; 
➢ Ter conhecimentos sobre preservação , respeito e cuidado com a natureza; 
➢ Incentivar a pesquisa; 
➢ Saber valorizar o trabalho em grupo, como um meio de desenvolver uma ação crítica e cooperativa para construção coletiva do conhecimento; 
Tempo estimado:
 O projeto terá a duração de 6 meses 
 Público Alvo:
 O Projeto Desenvolvimento Sustentável na Escola será implantado nas turmas de Ensino Fundamental I.
Desenvolvimento:
O projeto será desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental I , fazendo as adaptações necessárias a cada faixa etária. 
O tema escolhido estará implantado nas diversas áreas do conhecimento:
· Artes Plásticas
· Língua Portuguesa
· Matemática
· História
· Geografia
· Ciências Naturais
· Língua Inglesa
· Educação Física
 Cada turma do Ensino Fundamental I , deverá desenvolver um subtema de acordo com o tema principal do projeto que será desenvolvido. 
Metodologia/ Plano de ação:
· Convidar os alunos a participar do projeto; 
· Levantar conhecimentos prévios sobre o tema do mesmo;
· Buscar materiais para a realização de projetos e atividades; 
· Desenvolver formas de envolver o conhecimento e aprendizagem; 
· Orientar os alunos para a busca de informações; 
· Ligar os problemas a prática social dos alunos ao seu cotidiano; 
· Colocar os alunos em contato com os temas a serem desenvolvidos; 
· Despertar a curiosidade e motivar os alunos para a aprendizagem;
· Organizar uma feira expositiva de ciências sobre os temas abordados e trabalhados;
Materiais utilizados:
 Papeis diversos, materiais recicláveis, revistas, livros diversos para pesquisa, data show, computador, filmes e vídeos de acordo com o subtema escolhido, massa de modelar, argila, cartazes, panfletos...
Culminância:
A culminância será realizada com a presença dos responsáveis que prestigiarão a exposição de todos os trabalhos confeccionados pelos alunos. 
Avaliação:
 Será contínua durante a realização de cada etapa, qualitativa analisando a socialização, interação, participação e conhecimento que o aluno terá com as atividades, com seus colegas e professores durante as atividades.
Aluna: Karla Koeppe Rocha da Costa 
Referências Bibliográficas:
https://www.abong.org.br/final/download/SU.pdf
www.unicef.org
WWW.wikpedia.org
WWW.brasil.un.org

Continue navegando

Outros materiais