Buscar

Semântica e Pragmática APOL 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semântica e Pragmática APOL 2
Questão 1/10 - Semântica e Pragmática
 Atente para o fragmento de texto a seguir:
“É a Semântica, que se preocupa justamente com os sentidos adquiridos pelas palavras ou lexias ou pelos seus agrupamentos. [...] A lexia se compõe de vocábulos, cuja natureza de elementos que a compõe é chamada de morfema. Esse morfema possui duas caracterizações, um lexema, como unidade constitutiva de significados e um ou mais gramemas, que são os indicadores de função. No caso da lexia cunhado, o lexema é cunhad e o gramema de gênero é o”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SÀ, Edmilson José de. Entre (linhas) entre palavras. <http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/25/artigo185930-1.asp>. Acesso em 16 mar. 2016.
Levando em consideração os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos sobre o sentido lexical, é correto afirmar que o significado está presente...
	A
	na raiz ou radical primário.
Questão 2/10 - Semântica e Pragmática
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A significação é uma categoria que só pode ser definida no texto ou no contexto que envolve uma interação linguística. Assim, a semântica discursiva [...] trata das significações geradas no espaço que medeia entre os locutores e os signos linguísticos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTILHO, Ataliba T. de O que é a semântica? <http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/files/mlp/texto_40.pdf>. Acesso em 20 fev. 2016.
Tendo em vista o discutido em aula e os conteúdos do livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos, a disciplina que estuda as variações de sentido causadas pelo contexto da fala ou enunciação é denominada...
	D
	pragmática
Questão 3/10 - Semântica e Pragmática
Leia o seguinte excerto de texto:
“A noção aristotélica de verdade [...], em termos estritos, não se trata de uma definição nem de uma teoria, mas, antes, de um critério de adequação material que qualquer definição ou teoria deve satisfazer como condição inicial de plausibilidade. [...] Aristóteles caracteriza a verdade assim: ‘Dizer do que é que ele não é e do que não é que ele é, é o falso; dizer do que é que ele é e do que não é que ele não é, é o verdadeiro’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA FILHO, Balthazar. Nota sobre o conceito aristotélico de verdade. <http://www.cle.unicamp.br/cadernos/pdf/Balthazar%20Barbosa%20Filho.pdf>. Acesso em 16 mar. 2016.
Conforme o estudado em aula e os conteúdos do livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos, a teoria que leva em conta a noção aristotélica de verdade considera o significado como...
	C
	a relação entre a expressão linguística e o mundo externo.
Questão 4/10 - Semântica e Pragmática
Atente para o texto a seguir:
“As palavras esquematizam o mundo diferentemente, e isto é fundamental para o funcionamento da Semântica lexical e da Semântica discursiva. [...] O trabalho do semanticista é identificar a natureza precisa da relação entre a palavra e a categoria, e a natureza precisa da relação entre a categoria e seu plano de fundo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTILHO, Ataliba T. de O que é a semântica?<http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/files/mlp/texto_40.pdf>. Acesso em: 20/02/2016.
Levando em consideração o trabalhado em aula e os conteúdos do livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos sobre o sentido lexical, assinale a alternativa correta.
	A
	É a partir dos radicais que formamos outras palavras com significados ou 
sentidos diferentes.
Questão 5/10 - Semântica e Pragmática
Leia o fragmento de texto a seguir:
Segundo a abordagem teórica da semântica lexical, “os valores afetivos inerentes a um lexema não se separam na linguagem cotidiana; associações afetivas se superpõem frequentemente ao chamado significado intelectual”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Fernanda Gomes da; SANT´ANNA, Simone. A semântica lexical e as relações de sentido: Sinonímia, antonímia, hiponímia e hiperonímia. <http://www.filologia.org.br/xiiicnlf/03/03.pdf>. Acesso em 20 fev. 2016.
De acordo com as aulas e com os conteúdos do livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos sobre o significado das palavras e de expressões da linguagem verbal, uma expressão usada com referente particular na mente é uma expressão..
	B
	referencial.
Questão 6/10 - Semântica e Pragmática
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“Um enunciado pode apresentar mais de um sentido acarretando, dessa forma, várias interpretações. A múltipla possibilidade de leitura pode ser usada intencionalmente pelo enunciador, porém uma leitura atenta, normalmente, elimina a maioria dos problemas de ambiguidade no texto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/recursos-expressivos/ambiguidade-e-polissemia.html>. Acesso em 16 mar. 2016.
Tendo em vista os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos, quando falamos de palavras ou expressões que possuem mais de um significado, estamos tratando de...
	A
	polissemia.
Questão 7/10 - Semântica e Pragmática
Leia o trecho de texto a seguir:
“A sinonímia não se dá apenas no plano lexical. É fenômeno encontradiço também no plano sintático [...], embora aí entrem em jogo aspectos peculiares, que singularizam a sinonímia sintática da léxica. No entanto, existem pontos comuns entre os dois tipos de sinonímia, entre os quais a excepcionalidade de uma sinonímia perfeita e a dependência de fatores extralinguísticos para se caracterizarem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira. Elementos para o estudo da paráfrase. <http://www.letras.ufpr.br/documentos/pdf_revistas/duarte59.pdf>. Acesso em 16 mar. 2016.
Tendo em vista o discutido em aula e os conteúdos do livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos sobre a relação de sentidos, duas sentenças que possuem o mesmo sentido e que incluem expressões sinônimas entre si são...
A - paráfrases uma da outra.
Questão 8/10 - Semântica e Pragmática
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Essa falta de correspondência biunívoca entre a estrutura sintática dos enunciados (declarativa, interrogativa, imperativa, etc.) e o seu valor ilocucionário (de asserção, pergunta, ordem, pedido, etc.) levou a se estabelecer uma outra distinção no interior da Teoria dos Atos de Fala: a distinção entre atos de fala diretos e atos de fala indiretos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LYONS, John. Introdução à linguística teórica. São Paulo: Ed. Nacional/Ed. da Universidade de São Paulo, 1979 p. 290.
Tendo em vista o discutido em aula e os conteúdos do livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos sobre os atos de fala, assinale a alternativa correta.
	A
	Os atos de fala revelam que ao dizer alguma coisa o falante exerce certa 
influência sobre o destinatário.
Questão 9/10 - Semântica e Pragmática
Considere a seguinte citação:
 “Um enunciado performativo pronunciado em circunstâncias inadequadas não é falso, mas sim nulo, sem efeito: ele simplesmente fracassa. Assim, por exemplo, se um faxineiro (e não o presidente da câmara) diz Declaro aberta a sessão, o performativo não se realiza (isto é, a sessão não se abre), porque o faxineiro não tem poder ou autoridade para abrir a sessão. 0 enunciado é, portanto, nulo, sem efeito (ou, nas palavras de Austin, ‘infeliz’").
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA. Gustavo Adolfo da. Teoria dos atos de fala. <http://www.filologia.org.br/viiifelin/41.htm>.Acesso em 17 mar. 2016.  
Levando em consideração os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos sobre os atos de fala, os critérios que devem ser cumpridos para que um enunciado performativo tenha sucesso são denominados:
	D
	condições de felicidade
Questão 10/10 - Semântica e Pragmática
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“A Teoria da Comunicação de Grice [ressalta que], quando dois indivíduos estão dialogando, existem leis [máximas conversacionais] implícitas que governam o ato comunicativo. Isso significa que, mesmo inconscientemente, os interlocutores trabalham a mensagem linguística de acordo com certas normas comuns que caracterizam um sistema cooperativo entre eles, para que as informações possam ser trocadas o mais univocamente possível. Grice chama, a esse conjunto de regras, ‘princípio de cooperação’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Jorge Campos da. A teoria inferencial das implicaturas: descrição do modelo clássico de Grice. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:q9lwItxzSqgJ:revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/download/5758/4178+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 17 mar. 2016.
Conforme o fragmento acima, o estudado em aula e os conteúdos do livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos sobre a teoria das implicaturas conversacionais, relacione as máximas e submáximas referentes ao princípio de cooperação para uma efetiva comunicação às suas respectivas categorias:
( ) Seja claro.
( ) Procure afirmar coisas verdadeiras.
( ) Não dê mais informação do que o necessário.
( ) Seja relevante.
( ) Evite ambiguidade.
1. Categoria da qualidade.
2. Categoria da quantidade.
3. Categoria da relação.
4. Categoria da maneira.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	C
	4 – 1 – 2 – 3 – 4
Você acertou!
“A sequência correta é: 4 – 1 – 2 – 3 – 4.
1. Categoria da qualidade – Procure afirmar coisas verdadeiras.
2. Categoria da quantidade - Não dê mais informação do que o necessário.
3. Categoria da relação - Seja relevante.
4. Categoria da maneira - Seja claro; Evite ambiguidade” (livro-base, p. 102).

Continue navegando