Buscar

Orçamento Empresarial Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A empresa deverá optar pelo tipo de orçamento que melhor se adequar ao seu ramo de atividade e aos objetivos pretendidos, e assim gerar as melhores informações aos gestores. Dentre os quatro tipos de orçamentos está o Orçamento Base Zero. Explique a sistemática desse tipo de orçamento.
	Resposta Esperada:
O Orçamento Base Zero (OBZ) derruba as premissas dos outros tipos de orçamento, pois esse, como o próprio nome diz, parte das atividades da empresa como se fosse a vida nova da empresa.
Isso requer avaliar todas as atividades da empresa, como se a empresa estivesse iniciando do zero, como se fosse uma nova empresa.
Uma das vantagens está em eliminar todas as atividades que não agregam valor e, assim, enxugar as atividades desnecessárias, assim como não carregar ineficiências orçamentárias para o próximo período.
Como desvantagem, está a perda do histórico orçamentário da empresa, pois atividades e processos até então elaborados deixam de existir.
	2.
	A demonstração de fluxos de caixa auxilia tanto o administrador financeiro como outras partes interessadas a analisarem o fluxo de caixa da empresa. O administrador deve prestar atenção tanto às principais categorias de fluxo de caixa quanto aos itens individuais de fluxo de entrada e saída, para avaliar se ocorreram quaisquer desvios contrários às políticas financeiras da companhia. Para isso temos o método direto e indireto. Descreva as vantagens e as desvantagens do método indireto.
	Resposta Esperada:
Vantagens
- Apresenta baixo custo, pois necessita apenas da utilização de dois balanços patrimoniais (o do início e do final do período), a demonstração de resultados e algumas informações adicionais obtidas na contabilidade.
- Concilia o lucro contábil com o fluxo de caixa operacional líquido mostrando como se compõe a diferença.
Desvantagens
- É preciso aguardar o tempo necessário para gerar as informações pelo regime de competência e só depois convertê-las para o regime de caixa. Por exemplo, as provisões de férias e 13º salário são registradas ao longo do ano, mas são pagas apenas na data do seu devido vencimento. Se isso for feito uma vez por ano, por exemplo, podemos ter surpresas desagradáveis e tardiamente.
- Se houver interferência da legislação fiscal na contabilidade oficial, e geralmente há, o método indireto irá eliminar somente parte dessas distorções.

Outros materiais