Buscar

Prova Objetiva Comunicação e linguagem

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Algumas palavras na Língua Portuguesa apresentam o mesmo som, no entanto, sua escrita e significado são distintos. Essas palavras são chamadas de homófonas. Os porquês são um caso de homófonas. Temos quatro formas diferentes de escrevê-los e o uso na frase dependerá do sentido pretendido ou de sua posição. Com relação ao uso dos porquês, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Não entendemos porque você sai cedo da festa.
	 b)
	Minhas amigas não explicaram por que não irão ao cinema hoje.
	 c)
	Por que não haverá aula amanhã?
	 d)
	O vendedor esperava um porquê para a negativa do cliente.
	2.
	O texto narrativo é aquele que esboça fatos, acontecimentos e ações de personagens num determinado tempo e espaço e, geralmente, é escrito em prosa. Esse tipo de texto apresenta uma estrutura diferente de outras tipologias, devido à sua característica principal de relatar, narrar. Com relação à estrutura do texto narrativo, associe os itens utilizando o código a seguir: 
I- Apresentação.
II- Desfecho.
III- Complicação.
IV- Clímax.
(    ) Faz parte do desenvolvimento da história e designa o momento mais emocionante e decisivo da narração.
(    ) Também é chamado de conclusão; a partir dos acontecimentos finais da narrativa, nesse momento, os conflitos vão sendo resolvidos.
(    ) São apresentados os personagens, o local e o tempo em se desenvolverá a história.
(    ) Neste momento, os episódios se sucedem e as ações se iniciam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I - IV.
	 b)
	I - IV - III - II.
	 c)
	IV - II - I - III.
	 d)
	II - IV - III - I.
	3.
	Para responder a esta questão, leia o texto a seguir:
"De chapéu na cabeça, o homem desceu para baixo e fez-lhe uma surpresa inesperada. Encarou-a de frente e gritou-lhe alto que tinha a certeza absoluta que ela era uma pessoa humana e nunca decapitaria a cabeça a ninguém. A multidão de pessoas que estava a assistir à estreia pela primeira vez da peça de teatro bateu palmas com as mãos".
No texto, podemos observar qual (is) do(s) fator (es) a seguir?
FONTE:<encurtador.com.br/wDMPW>. Acesso em: 19 out. 2018.
	 a)
	Gírias.
	 b)
	Pleonasmo.
	 c)
	Estrangeirismo.
	 d)
	Ambiguidade.
	4.
	O poema a seguir foi escrito por Cruz e Souza (1861-1898), poeta simbolista conhecido pela musicalidade e sofisticação de seus versos. Neste texto, são utilizadas característica dominantes da função poética. Sobre as características utilizadas, assinale a alternativa INCORRETA:
Ironia de Lágrimas
Junto da morte é que floresce a vida!
Andamos rindo junto a sepultura.
A boca aberta, escancarada, escura
Da cova é como flor apodrecida.
A Morte lembra a estranha Margarida
Do nosso corpo, Fausto sem ventura...
Ela anda em torno a toda criatura
Numa dança macabra indefinida.
Vem revestida em suas negras sedas
E a marteladas lúgubres e tredas
Das Ilusões o eterno esquife prega.
E adeus caminhos vãos mundos risonhos!
Lá vem a loba que devora os sonhos,
Faminta, absconsa, imponderada cega!
FONTE: Cruz e Souza. Últimos Sonetos, 2013. Disponível em:<http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/ironia.htm>. Acesso em: 11 jun. 2018.
	 a)
	Exploração dos sentimentos e emoções.
	 b)
	Ênfase na objetividade.
	 c)
	Utilização de figuras de linguagem como aliterações e assonâncias.
	 d)
	Desenvolvimento dos sons, do ritmo e das rimas.
	5.
	O trecho a seguir pertence ao conto "A moça tecelã" de Marina Colasanti. A partir das características predominantes neste texto, assinale a alternativa CORRETA que melhor designa esta tipologia:
"Acordava ainda no escuro, como se ouvisse o sol chegando atrás das beiradas da noite. E logo sentava-se ao tear. Linha clara, para começar o dia. Delicado traço cor da luz, que ela ia passando entre os fios estendidos, enquanto lá fora a claridade da manhã desenhava o horizonte.
Depois lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora, em longo tapete que nunca acabava. Se era forte demais o sol, e no jardim pendiam as pétalas, a moça colocava na lançadeira grossos fios cinzentos do algodão mais felpudo. Em breve, na penumbra trazida pelas nuvens, escolhia um fio de prata, que em pontos longos rebordava sobre o tecido. Leve, a chuva vinha cumprimentá-la à janela.
Mas se durante muitos dias o vento e o frio brigavam com as folhas e espantavam os pássaros, bastava a moça tecer com seus belos fios dourados, para que o sol voltasse a acalmar a natureza.
Assim, jogando a lançadeira de um lado para outro e batendo os grandes pentes do tear para frente e para trás, a moça passava os seus dias (...)".
FONTE:<https://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/1413748>. Acesso em: 12 jun. 2018.
	 a)
	Texto expositivo.
	 b)
	Texto argumentativo.
	 c)
	Texto narrativo.
	 d)
	Texto descritivo.
	
	
	6.
	O uso de algumas palavras na Língua Portuguesa causa dúvida com relação à escrita e ao próprio significado, pois são pronunciadas de forma semelhante ou igual. No entanto, essas palavras diferem na escrita e precisamos estar atentos ao contexto para que o vocábulo correto seja utilizado acompanhando o sentido do enunciado. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA em que a palavra entre parênteses está corretamente empregada no contexto enunciativo:
	 a)
	Ontem, o funcionário não compareceu ao escritório, pois estava se sentindo mau (mau).
	 b)
	Aquelas meninas estudam há anos na mesma instituição escolar (há).
	 c)
	Acerca de dois anos, minha família mudou-se para Londres (acerca).
	 d)
	Pegue suas malas e entre no carro, senão quiser chegar atrasado no aeroporto (senão).
	7.
	O relatório é um documento no qual se apresenta a descrição de um fato ou o modo de execução de um serviço. Esse gênero apresenta características específicas que o diferenciam de outros. Sobre essas características, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O relatório tem como parte integrante o vocativo que indica o tema do relatório.
	 b)
	Ao redigirmos um relatório, gráficos e ilustrações devem fazer parte do texto para que a finalidade de comunicação seja alcançada.
	 c)
	As normas para escrito do relatório são rígidas e inflexíveis.
	 d)
	Os relatórios têm sempre a mesmo estrutura, portanto, não há necessidade de se pensar qual seria a melhor forma de exposição do texto.
	8.
	Sobre os estudos dos substantivos, estes recebem classificações conforme características distintas. Leia a tirinha a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No primeiro quadrinho, a palavra Overman classifica-se como um substantivo próprio, pois nomeia um ser específico e a letra inicial está em maiúsculo .
(    ) No segundo quadrinho, a palavra certeza é um substantivo abstrato, pois nomeia algo que não tem existência própria.
(    ) Na tirinha, o humor é construído a partir do entendimento equivocado do super-herói em relação à proteção da testemunha.
(    ) No segundo quadrinho, a palavra ninguém é um substantivo concreto, pois nomeia um ser de existência imaginária com existência independente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: <http://www2.uol.com.br/laerte/tiras/>. Acesso em: 12 jun. 2018.
	
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	Os elementos do processo de comunicação compreendem o emissor, o receptor, a mensagem, o canal de comunicação, o código e o referente. Esses elementos constituem qualquer ato comunicativo, pois mesmo nas mais simples interações, para que haja eficiente resultado, tais elementos precisam estar bem definidos. Com relação a esses elementos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O conjunto de elementos com sentido inteligível ao emissor e ao receptor chama-se código.
(    ) O referente textual compreende os elementos do contexto linguístico em que emissor e receptor estão inseridos.
(    ) Os jornais, revistas, televisão, rádio e o próprioar são exemplos de canais de comunicação.
(    ) O emissor deve adaptar sua mensagem ao contexto comunicativo, de forma que a comunicação seja clara ao receptor, que precisa ser um bom observador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	Uma comunicação produtiva dependerá de inúmeros fatores que envolvem uma boa utilização e/ou percepção dos elementos que compõem o ato comunicativo. Dentre os aspectos que auxiliarão no aperfeiçoamento do processo comunicativo, sobre o que não está incluído, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A transmissão repetitiva da mensagem propagada.
	 b)
	A utilização adequada da linguagem ao contexto comunicativo.
	 c)
	O compartilhamento de informações acessíveis e precisas.
	 d)
	A identificação e afinidade entre emissor e receptor.
Parte inferior do formulário

Continue navegando