A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Prova final Spas e Terapias Alternativas

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	SPAs e Terapias Alternativas (TIP11)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:652818) ( peso.:3,00)
	Prova:
	27575109
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os spas são conhecidos como estabelecimentos comerciais que dispõem de um local elegante e com estrutura específica para oferecer aos clientes tratamentos de saúde, beleza e bem-estar. Tradicionalmente, os spas eram estâncias balneares ou hotéis localizados fora das cidades. Eram procurados por pessoas que se hospedavam por um período em busca de descanso e de cuidados com a saúde. Sobre a origem do termo spa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O termo spa surgiu na Bélgica e refere-se às iniciais de saúde, paz e água. Na Antiguidade, os povos buscavam paz para a sua alma através de banhos em águas termais.
	 b)
	Estudiosos referem à palavra spa a uma cidade na África chamada SPA. Nesta cidade haviam diversas nascentes de água fria, a qual eram amplamente utilizadas pelos povos africanos para promover a saúde e o rejuvenescimento.
	 c)
	Existe a versão que afirma que a palavra spa vem das iniciais de Salus Per Aquam, que significa saúde pela água. Essa versão surgiu na antiga Roma, cidade rica em termas.
	 d)
	A palavra spa surgiu em Roma por volta de 1800, quando foi descoberta uma piscina natural de água quente e salgada, a qual era amplamente utilizada pelos povos romanos para promover o relaxamento.
	2.
	A drenagem linfática manual é um tipo de massagem que estimula, promove e acelera a circulação do sistema linfático. Pode ser realizada com ajuda de equipamentos que possuem mecanismos de pressão ou vácuo, porém nem sempre são tão eficientes quanto os movimentos manuais. Sobre os movimentos realizados na técnica de drenagem linfática manual, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para iniciar a drenagem linfática manual dos membros superiores, primeiramente devem ser estimuladas as cadeias linfáticas inguinais, com manobras do tipo deslizamento.
	 b)
	O movimento mergulho com os dedos é realizado sobre os linfonodos. Deve ser exercida uma pressão firme, de 5 a 7 repetições em cada um dos pontos.
	 c)
	O ducto torácico recebe a linfa proveniente de todo o lado direito e também membros inferiores. Para estimular essa região, deve-se realizar movimentos de fricção.
	 d)
	Para realizar os movimentos de estimulação dos linfonodos, é necessário que sejam lentos e a pressão extremamente leve, repetindo 2 a 3 vezes o movimento.
	3.
	Técnica que utiliza das cores como terapia, a cromoterapia é a aplicação da cor através de lâmpadas e filtros coloridos. Além de agirem sobre o corpo físico, as cores agem sobre os corpos sutis (mental, emocional e etérico) através dos chakras e da aura. Nos chakras, a cromoterapia enfatiza a cor e a sua correspondência, restaurando o seu equilíbrio para que o organismo recupere a vitalidade. Sobre os chakras, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São centros energéticos dentro do corpo humano que, quando estão em equilíbrio, impedem que o corpo físico adoeça.
	 b)
	As cores dos chakras correspondem as três cores do espectro solar e se relacionam com os centros energéticos do nosso corpo sutil.
	 c)
	É a caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com a técnica de cromoterapia. Os chakras dividem-se em Vata, Pitta e Kapha.
	 d)
	São canais energéticos que passam por todo o corpo levando energia sutil. O chakra vermelho corresponde ao sétimo chacra e possui a cor laranja.
	4.
	De acordo com a medicina ayurvédica, todas as pessoas possuem três Doshas e para cada pessoa e suas doenças existe um Dosha específico, mas em proporções variadas. Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três Doshas, o que constitui um desequilíbrio, que pode originar uma doença. Referente ao Dosha Pitta, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Dosha que possui qualidade física de leveza, sutileza e secura, o Pitta é responsável pelas transformações ocorridas no processo vital.
	 b)
	Localizado no intestino grosso, na região pélvica e membros inferiores, Pitta é formado por éter e água e tem função de melhorar a circulação.
	 c)
	Formado por água e terra, é o Dosha localizado acima da região cardíaca e entre as qualidades físicas estão a maciez, a oleosidade e o aumento de peso.
	 d)
	Formado por água e terra, Pitta é o Dosha que possui função de digestão e localiza-se em região umbilical, estômago e intestino delgado.
	5.
	No momento de realizar a massagem clássica, o terapeuta poderá usar algumas partes de seu próprio corpo como ferramenta ao realizar um tipo de manobra específica para o objetivo de tratamento necessário. Sobre as partes do corpo do terapeuta, que podem ser utilizadas na massagem clássica, analise as seguintes sentenças:
I- A mão espalmada realiza manobra de deslizamento e em forma de concha realiza manobra de percussão.
II- O antebraço pode ser utilizado para realizar manobra de estiramento em regiões maiores, como as costas.
III- O cotovelo é utilizado para realizar movimento de amassamento, principalmente em região de tecidos moles.
IV- O joelho é utilizado para realizar movimento de fricção em região com aderências, geralmente em lombar e lateral de coxa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas
	6.
	A associação de efeitos fisiológicos promovidos pela massagem drenomodeladora está sendo empregada de forma equivocada no mercado de trabalho, não sendo consideradas as grandes diferenças entre as técnicas de massagem modeladora e drenagem linfática manual, tanto nos seus objetivos quanto na forma de aplicação das manobras. Com relação às técnicas de massagem clássica estética e drenagem linfática manual, analise as sentenças a seguir:
I- A massagem modeladora possui movimentos vigorosos que provocam dor, enquanto que a drenagem linfática é uma técnica suave e indolor.
II- A principal diferença entre as duas técnicas consiste na pressão e na velocidade das manobras.
III- A massagem modeladora auxilia o retorno venoso e a aplicação das manobras é de distal-proximal, já a drenagem linfática auxilia o fluxo linfático e a aplicação das manobras é de proximal-distal.
IV- A direção das manobras aplicadas na massagem modeladora é sempre a favor da fibra muscular, e a direção das manobras da drenagem linfática é para as cadeias de linfonodos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	7.
	Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, para o homem ter boa saúde depende da sua inter-relação com o meio onde vive e de sua relação com os outros indivíduos desse meio. O universo para os chineses possui um princípio básico, chamado de TAO, que é o poder criador, o absoluto, a soma de tudo que existe. Sobre a medicina tradicional chinesa (MTC) e o TAO, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para a medicina tradicional chinesa, o importante é o equilíbrio físico, dessa forma dificilmente alguma doença acometerá o ser.
	 b)
	A medicina tradicional chinesa tem como principal objetivo curar doenças físicas, visando minimizar os sintomas através de diversas técnicas.
	 c)
	O TAO é representado por um símbolo em forma de círculo, uma metade preta e outra metade branca, que simboliza a interação de Yin e Yang.
	 d)
	O TAO é a ideologia do receber e não do transmitir. É a criação do mundo através da divindade do ser.
	8.
	Desde as civilizações antigas, os banhos eram sinônimos de purificação e relaxamento do corpo, além de combater variados tipos de doenças. Nesta época, complexos de prédios começaram a ser construídos voltados ao lazer e bem-estar, com grandes salões de banhos e salas para reuniões, que mais tarde foram

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.