Buscar

Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Prévia do material em texto

Banco de Dados
Prof. César Henrique Campos Marcussi
Escola Técnica Dimensão
Sistemas de Informação
Qualquer sistema que automatize/informatize alguma função do dia-a-dia, seja no trabalho ou em casa.
Facilitam e simplificam as tarefas.
Fácil acesso nos dias de hoje.
Existe um ciclo para o desenvolvimento de sistemas de informação.
Etapas no processo de desenvolvimento de sistemas
Análise Funcional: Na análise funcional ou de processos são investigados os processos manuais que deverão ser informatizados e a relação entre eles. É a fase de “entendimento do negócio” do cliente.
Análise de Dados: Também chamada de Modelagem de Dados. Nesta etapa, o foco são as informações que deverão ser tratadas pelo sistema. Além de se registrar todas as informações agrupando-as em conjuntos (arquivos ou tabelas), também são analisadas as relações entre essas informações. Nessa etapa podem ser usadas técnicas como Normalização de Dados e o Modelo Entidade Relacionamento (ER).
Etapas no processo de desenvolvimento de sistemas
Codificação e Testes: Fase de codificação do sistema em alguma linguagem de programação (COBOL, C, Java, C#, VB.NET, etc.) e testes para verificar se o programa atende os requisitos propostos nas etapas de análise funcional e de dados. Nessa fase também devem ser feitos testes de análise de performance se possível com um volume de dados próximo do real.
Implantação: Nessa fase é feita a implantação do sistema nos computadores de produção, e treinamento e capacitação dos usuários em sua utilização. Sistemas que não tiveram uma boa análise funcional e de dados podem gerar problemas na fase de implantação, isso porque é nessa fase que o usuário pode se deparar com um produto final que não atende as suas necessidades.
Etapas no processo de desenvolvimento de sistemas
Manutenção e acompanhamento: A fase de manutenção e acompanhamento segue toda a vida útil dos sistemas garantindo sua disponibilidade e uso eficiente com boa performance. Nessa fase podem ainda ser detectadas novas necessidades funcionais ou de dados. Isso porque o mundo real, e consequentemente os sistemas que refletem seus processos, está em constante mudança.
Modelagem de Dados
Nosso foco;
Dados -> Informações no estado bruto.
Informações -> dados trabalhados.
Bancos de dados: São coleções de dados interligados entre si e organizados para fornecer informações. É um pedaço no sistema reservado para o armazenamento de dados, esses dados são divididos em tabelas (também chamadas de entidades ou tuplas) que se relacionam, ou seja “conversam” para fornecer informações.
Modelagem de Dados
Sistemas de informação em geral, principalmente desenvolvidos para atender necessidades empresariais como: controle de estoques, contas a pagar e a receber, folha de pagamento, etc, têm como característica o tratamento (atualização, armazenamento e recuperação) de muitas informações, a Modelagem de Dados visa:
Conhecer melhor as informações tratadas pelos usuários e processos, e como elas se relacionam.
Projetar Bancos de Dados confiáveis, eficientes e com fácil escalabilidade.
Criar nas organizações uma base de conhecimento em relação a todas as informações tratadas por ela.
Unificar e padronizar conceitos.
Análise de Dados x Análise de Processos
A análise de dados e análise de processos apesar de serem distintas se complementam no objetivo de construir sistemas de informação.
É importante que processos e dados sejam analisados exaustivamente, e que tenham sido validados pelo usuário que fornece as informações ao analista para que não apareçam problemas nas etapas seguintes do desenvolvimento.
É importante que no processo de desenvolvimento de um novo sistema, se dedique o tempo necessário para análise e criação do projeto logico gerado pela análise funcional e de dados; e que, antes da implementação física dos bancos de dados, e da codificação, esses projetos sejam apresentados e aprovados pelo usuário (cliente).
Análise de Dados x Análise de Processos
	Análise de Dados	Análise de Processos
	Analisa os dados gerados pelo usuário e por processos.	Analisa os processos manuais e funções que devem ser informatizadas.
	Usa técnicas como Normalização de Dados e Modelo Entidade-Relacionamento(ER)	Usa diagramas como: Diagrama de Fluxo de Dados (DFD), Diagramas de Caso de Uso, classes e sequências (UML)
	Deve ser validado pelo usuário (cliente)	Deve ser validado pelo usuário (cliente)
	É feito antes da tarefa de codificação	É feito antes da tarefa de codificação
	Foco em dados	Foco em processos
Técnicas usadas na Modelagem de Dados
Normalização de Dados: Essa técnica visa identificar os elementos (processos, atividades ou funções) que existem no mundo real e que serão tratados pelo sistema, e quais informações (dados associados) desses elementos deverão ser registrados. As informações levantadas são então classificadas e agrupadas de uma forma que se evite a redundância, fazendo com que seu armazenamento e recuperação sejam eficientes e otimizados. Existem vários níveis de normalização, e para se atingir cada um deles, existem regras formais que devem ser aplicadas.
Modelagem ER: Permite que se representem graficamente as informações levantadas pela normalização de dados e se estabeleçam relacionamento entre elas.
Normalização de Dados x Modelagem Entidade-Relacionamento (ER)
	Normalização de dados	Modelagem ER
	Identifica elementos do mundo real que devem ser tratados pelo sistema.	Representa graficamente os dados levantados e categorizados.
	Agrupa informações relevantes	Estabelece relações entre dados
	Elimina redundâncias e otimiza a busca e armazenamento	Útil para apresentação ao usuário para validação
	Possui vários níveis de detalhamento	Fácil aprendizado
	Possui regras formais	Mais próximo da nossa comunicação usual
Exercícios
Quais são as etapas no desenvolvimento de sistemas e qual a função de cada uma delas?
Cite 3 funções da Modelagem de Dados.
Nas afirmações a seguir, assinale N se a informação for relacionado a técnica de Normalização e R se a afirmação for relacionada à técnica de Modelo Entidade-Relacionamento.
Útil para a apresentação ao usuário e para a sua validação ( )
Estabelece relações entre dados ( )
Elimina redundâncias e otimiza a busca e armazenamento ( )
Fácil aprendizado ( )
Possui regras formais ( )
Possui vários níveis ( )
Representa graficamente os dados levantados e categorizados ( )
Exercícios
Cite exemplos de símbolos utilizados para comunicação no seu dia-a-dia e qual a sua função.
Qual a diferença entre Análise de Dados e Análise de Processos?
Imagine uma loja de carros, identifique todas as entidades e seus possíveis campos.

Continue navegando