Buscar

Parâmetros de Ensino em Língua Brasileira de Sinais como L1 - Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Parâmetros de Ensino em Língua Brasileira de Sinais como L1 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
	1.
	Na história da educação de surdos, encontram-se três grandes perspectivas: a visão oralista, a visão da comunicação total e a da educação bilíngue. A visão oralista surgiu no século XVI e prevaleceu até meados do século XX. A segunda visão é a Comunicação Total, que surgiu na esteira do fracasso da concepção oralista. A comunicação total chegou ao Brasil na década de 1970 e vem sendo adotada em escolas recentemente. Os Estados Unidos são o maior representante desta abordagem. A terceira visão é da educação bilíngue, mais conhecida como bilinguismo. Disserte sobre o bilinguismo na educação dos surdos.
	Resposta Esperada:
Na última década, o bilinguismo vem ganhando força no âmbito nacional. Tem como proposta tornar acessível à criança duas línguas no contexto escolar. O bilinguismo considera a língua de sinais como natural e, dessa forma, parte-se para o ensino da língua escrita. Estudos apontam esta proposta como sendo a mais adequada para o ensino da criança surda. Alguns aspectos tornam-se muito importantes com a prática do bilinguismo, por exemplo: a valorização da questão inclusiva; a definição que para os alunos com surdez a Libras é a primeira língua; orientação para a formação de professores intérpretes para a tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa; o respeito as especificidades e a forma de aprender de cada um. Dessa forma, o desenvolvimento do aluno surdo é de forma integral, valorizando esse enquanto sujeito de direito.
	2.
	Para a descrição de um processo cerebral que dá origem às frases, Chomsky (1957) postulou que se pode descrever algebricamente as línguas, bem como a linguagem humana ocorre em dois níveis, uma estrutura profunda, na qual o raciocínio ocorre sem o uso de palavras (essa estrutura corresponderia ao que hoje concebemos como um software), e uma estrutura superficial, que são as frases que dizemos, pensamos e escrevemos. Entre os dois níveis haveria um conjunto de relações que envolve algumas concepções dos linguistas. Descreva a relação na visão da abordagem linguística
	Resposta Esperada:
Com relação à abordagem linguística, esse dispositivo é a gramática universal, que contém princípios rígidos e abertos. Esses princípios rígidos captam os aspectos gramaticais que são comuns às línguas humanas, já os princípios abertos captam as variações das línguas, também chamadas de parâmetros. Quando todos os parâmetros estão fixados, a criança adquiriu a Gramática Núcleo, isto é, a gramática de sua língua.
A abordagem interacionista tem dois aspectos, que são: cognitivista e o enfoque social. Os enfoques cognitivistas têm como base teórica o pensamento de Piaget, investigando o que há de comum e de universal no desenvolvimento.
A abordagem sociointeracionista tem como base o pensamento de Vygotsky, enfatizando o papel do ambiente na produção da estrutura da linguagem, em que a interpretação e as associações, bem como as regras gramaticais (signos), estão dentro de um contexto social.

Continue navegando