Buscar

Pergunta 3

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0 / 0,2 pts
Leia o texto a seguir e avalie as afirmativas a seguir:
Mais da metade desses resíduos é jogada, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto. Com isso, o prejuízo econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. No momento, apenas 18% das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva. Ao separar os resíduos, estão sendo dados os primeiros passos para sua destinação adequada. Com a separação é possível: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos.
(Fonte: Ministério do Meio Ambiente. A importância da reciclagem do lixo. Disponível em: http://www.mma.gov.br/informma/ (Links para um site externo.) Acesso em fevereiro de 2019).
A partir da leitura do texto, é possível constatar que as vantagens de se fazer a reciclagem do lixo são:
I – Reduzir o impacto sobre o meio ambiente.
II – Reduzir o gasto de energia e gerar economia de água.
III – Reduzir a disposição inadequada do lixo.
IV - Reduzir a renda dos catadores de lixo.
Considerando as informações apresentadas, é correto apenas o que se afirma em:
 
Resposta correta
  
I, II e III.
 
  
II e III.
 
Você respondeu
  
I, II, III, IV.
 
Alternativa incorreta
As afirmativas I, II e III são as únicas certas.
Ao reciclar o lixo, se reduz o consumo de matérias primas, o volume do lixo e evita a poluição, inclusive a poluição atmosférica. Desta forma, os custos com a matéria prima também são reduzidos, pois o material usado volta para o ciclo de produção, o que colabora por diminuir a superlotação nos aterros sanitários. Reciclar também auxilia na economia da energia e na preservação dos recursos naturais.
Outro benefício bastante importante é geração de empregos diretos e indiretos que o trabalho de reciclagem propicia.
  
I e II
 
  
III e IV.
 
 
Pergunta 2
0,2 / 0,2 pts
A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que envolve um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar.
(Fonte: JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. In Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, março/ 2013. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf (Links para um site externo.). Acesso em 14 de maio de 2019).
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - A Educação Ambiental na vertente socioambiental pretende favorecer uma educação integral e integradora, que atinja as necessidades cognitivas, afetivas e de geração de competências para uma atividade responsável e ética do indivíduo como agente social comprometido com a melhoria da qualidade de vida. O estudante deve saber situar-se historicamente e ser capaz de olhar e agir prospectivamente para a construção de um futuro mais equilibrado em relação ao uso dos recursos naturais, e justo quanto às relações entre os seres humanos, eliminando as condições de exploração e de pobreza vigentes hoje.
                                                        PORQUE
II – A educação ambiental busca transformar as diversas formas de participação em potenciais caminhos de dinamização da sociedade e de concretização de uma proposta de sociabilidade baseada na educação e na participação. Toda comunidade necessita de um programa contínuo de reciclagem de lixo e de uso sustentável da água e da energia, que deve ser um programa de Educação Ambiental desenvolvido apenas de maneira formal e escolarizada.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Correto!
  
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
 
A primeira proposição é verdadeira e a segunda é falsa.
A Educação Ambiental na vertente socioambiental pretende favorecer uma educação integral e integradora, que atinja as necessidades cognitivas, afetivas e de geração de competências para uma atividade responsável e ética do indivíduo como agente social comprometido com a melhoria da qualidade de vida. O estudante deve saber situar-se historicamente e ser capaz de olhar e agir prospectivamente para a construção de um futuro mais equilibrado em relação ao uso dos recursos naturais, e justo quanto às relações entre os homens, eliminando as condições de exploração e de pobreza vigentes hoje.
A Educação Ambiental busca transformar as diversas formas de participação em potenciais caminhos de dinamização da sociedade e de concretização de uma proposta de sociabilidade baseada na educação e na participação. Toda comunidade necessita de um programa contínuo de reciclagem de lixo e de uso sustentável da água e da energia, que deve ser um programa de Educação Ambiental desenvolvido de maneira formal e informal.
A Educação Ambiental não se limita ao espaço isolado de sala de aula, mas  deve servir efetivamente na comunidade como agente de compreensão e de procura de soluções aos problemas ambientais concretos (possibilidade de solução, no nível escolar) e de identificação das potencialidades para o desenvolvimento sustentável
  
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
 
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
 
  
As asserções I e II são proposições falsas
 
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
 
 
Pergunta 3
0,2 / 0,2 pts
No Brasil, a publicação da Lei nº 6.938, em agosto de 1981, que instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente, constituiu o marco inicial das ações para conservação ambiental e incorporação do tema nas atividades de diversos setores da sociedade. A partir daí várias normas e regulamentações passaram a disciplinar a questão ambiental, relacionadas à conservação do meio ambiente, uso dos ecossistemas, educação ambiental, água, patrimônio genético, fauna e flora, entre outras.
(Fonte: Legislação e Políticas Públicas relativas ao Meio Ambiente. Portal dos Resíduos sólidos. 11 de janeiro de 2014. Disponível em:
https://portalresiduossolidos.com/legislacao-e-politicas-publicas-relativas-ao-meio-ambiente/ (Links para um site externo.) Acesso em fevereiro de 2019).
I – Boa parte do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro depende da biodiversidade e da preservação dos recursos naturais, o que demanda a adoção de novos padrões de sustentabilidade, bem como a busca por novas formas de pensar o desenvolvimento, preservando os recursos naturais, dos quais depende a nossa economia e o crescimento sustentável do país. A política ambiental no país se baseia também no envolvimento dos diferentes setores do Poder Público na solução dos problemas ambientais, essa é uma das diretrizes que têm direcionado as atividades do MMA, permitindo a construção de uma política ambiental integrada.
PORQUE
II - A ineficácia da ação do Estado brasileiro na gestão ambiental é devido o país não possui instrumentos nem legislação ambiental específica para adotar estratégias e a correta aplicação da lei e punir os infratores que causam danos ao meio ambiente. Outros empecilhos que impedem a aplicabilidade desses princípios, no caso do Brasil, são a fragilidade institucional, recursos financeiros escassos e a carência de recursos humanos necessários à prática de gestão ambiental em todos os níveis.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Correto!
  
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma asserção falsa.
 
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
Boa parte do ProdutoInterno Bruto (PIB) brasileiro depende da biodiversidade e da preservação dos recursos naturais, o que demanda a adoção de novos padrões de sustentabilidade, bem como a busca por novas formas de pensar o desenvolvimento, preservando os recursos naturais, dos quais depende a nossa economia e o crescimento sustentável do país. A política ambiental no país se baseia também no envolvimento dos diferentes setores do Poder Público na solução dos problemas ambientais, essa é uma das diretrizes que têm direcionado as atividades do MMA, permitindo a construção de uma política ambiental integrada.
A ineficácia da ação do Estado brasileiro na gestão ambiental não ocorre por falta de legislação ambiental específica. O país possui uma das melhores políticas ambientais e as leis mais bem elaboradas do mundo, em muitos sentidos. O problema é a falta da aplicação correta da lei, a falta de fiscalização e punições mais severas. A correta aplicação da lei e a punição dos infratores que causam danos ao meio ambiente faria toda a diferença. Com certeza, a fragilidade institucional, os recursos financeiros escassos e a carência de recursos humanos necessários à prática de gestão ambiental em todos os níveis interferem na aplicabilidade correta da lei, mas bastaria colocá-la em prática.
 
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras
 
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
 
  
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
 
  
As asserções I e II são proposições falsas.
 
 
Pergunta 4
0,2 / 0,2 pts
Leia o texto a seguir:
A construção de indicadores de desenvolvimento sustentável no Brasil integra-se ao conjunto de esforços internacionais para concretização das ideias e dos princípios formulados na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, no que diz respeito à relação entre meio ambiente, sociedade, desenvolvimento e informações para a tomada de decisões.
(Fonte: Indicadores de Desenvolvimento Sustentável - Brasil 2015. Publicação IBGE. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/geociencias/recursosnaturais/ids/default_2015.shtm (Links para um site externo.). Acesso em fevereiro de 2019).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I - Para medir se o desempenho dos países está ocorrendo de forma sustentável, tornou-se necessário desenvolver um sistema de indicadores, envolvendo as dimensões econômica, social e ambiental. No entanto, essa tarefa é complexa porque os países são iguais culturalmente. Deve-se preservar o caráter permanente das tecnologias, da sociedade e do meio ambiente.
II - Indicadores são informações de cunho científico, mas de fácil compreensão, usadas nos processos de decisão em todos os níveis da sociedade, úteis como ferramentas de acompanhamento e de avaliação de determinados fenômenos. Representam uma medida que ilustra um conjunto de fenômenos que levem à redução de investimentos em tempo e em recursos financeiros.
III - Os indicadores podem reforçar a necessidade de investimentos em saneamento ambiental e governança da água, por exemplo. A qualidade da água doce superficial é muito suscetível às condições ambientais, às variações e impactos do clima, aos usos do solo e às atividades econômicas existentes em uma bacia hidrográfica.
É correto o que se afirma em
  
I e III, apenas.
 
Correto!
  
II e III, apenas.
 
Indicadores são informações quantificadas, de cunho científico, de fácil compreensão, usadas nos processos de decisão em todos os níveis da sociedade, úteis como ferramentas de avaliação de determinados fenômenos, apresentando suas tendências e seus progressos que se alteram ao longo do tempo.
Permitem a simplificação do número de informações para se lidar com uma dada realidade por representar uma medida que ilustra e comunica um conjunto de fenômenos que levem à redução de investimentos em tempo e em recursos financeiros.
Os indicadores podem reforçar a necessidade de investimentos em saneamento ambiental e governança da água, por exemplo. A qualidade da água doce superficial é muito suscetível às condições ambientais, às variações e impactos do clima, aos usos do solo e às atividades econômicas existentes em uma bacia hidrográfica.
  
I, apenas.
 
  
I e II, apenas.
 
  
I, II e III.
 
 
Pergunta 5
0,2 / 0,2 pts
Leia o texto a seguir:
“Um filme repetido e de mau gosto”. Foi assim que muitos brasileiros viram a mais recente tragédia decorrente da atividade mineradora no país – o rompimento da barragem B1 da Vale, em Brumadinho (MG), que despejou 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos minerais sobre a região do rio Paraopeba e deixou, até momento, 84 mortos e 280 desaparecidos. A repetição do desastre, apenas três anos depois do caso da barragem do Fundão, em Mariana (MG), envolvendo também a Vale, deixou a impressão de que, entre um estrago e outro, nada foi feito.
(Fonte: FAUSTINO, Rafael. 30 de janeiro de 2019. De Mariana a Brumadinho, nada foi feito para evitar desastres, diz procurador. 30/01/2019. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2019/01/de-mariana-brumadinho-nada-foi-feito-para-evitar-desastres-diz-procurador.html (Links para um site externo.) Acesso em fevereiro de 2019).
Analise as afirmativas abaixo, que estabelecem relação entre os aspectos políticos, de legislação e os impactos ambientais na região apontada.
I - Esses acidentes evidenciam a falta de estrutura para monitorar a atuação das empresas, mesmo após o primeiro acidente, o problema persiste sem significativa melhoria. A legislação e as normas regulamentadoras, a exigência do licenciamento e o monitoramento do empreendimento existem no Brasil, mas a má gestão e a impunidade são fatores complicadores apontados.
II - A reação popular ao episódio pode atrasar a promessa do governo brasileiro atual de facilitar as regras do licenciamento ambiental no curto prazo, e as empresas de mineração provavelmente enfrentarão controles mais rígidos após o segundo desastre em três anos.
III – Por outro lado, o dano ambiental é reparável e reversível, será possível restaurar por completo o ecossistema afetado. A reparação e a compensação dos problemas sociais e ambientais decorrentes do rompimento dessas barragens serão realizadas pelos auxílios financeiros e indenizações destinadas para as ações.
É correto o que se afirma em:
Correto!
  
I e II, apenas
 
As afirmativas I e II estão certas.
Esses acidentes evidenciam a falta de estrutura para monitorar a atuação das empresas, mesmo após o primeiro acidente, o problema persiste sem significativa melhora. A legislação e as normas regulamentadoras, a exigência do licenciamento e monitoramento do empreendimento existem no Brasil, mas a má gestão e a impunidade são fatores complicadores apontados.
A reação popular ao episódio pode atrasar a promessa do governo brasileiro atual de facilitar as regras do licenciamento ambiental no curto prazo, e as empresas de mineração provavelmente enfrentarão controles mais rígidos após o segundo desastre em três anos.
Entretanto, o dano ambiental é irreparável e irreversível, não será possível restaurar por completo o ecossistema afetado. A reparação e a compensação dos problemas sociais e ambientais decorrentes do rompimento dessas barragens, mesmo havendo indenizações e auxílios financeiros, nunca serão capazes de recuperar as terríveis consequências decorrentes deles, que além da perda de vidas afetou permanentemente aspectos psicológicos de todas as pessoas afetadas por esses acidentes.
  
I, II e III.
 
  
III, apenas.
 
  
II, apenas.
 
  
II e III, apenas.
 
Pontuação do teste: 0,8 de 1
AnteriorPróximo
Detalhes da última tentativa:
	Tempo:
	10.000 minutos
	Pontuação atual:
	0,8 de 1
	Pontuação mantida:
	0,8 de 1
Mais 1 tentativa disponível
Fazer o teste novamente
(Será mantida sua pontuação mais

Continue navegando