Buscar

Evolução do Processo Civil e suas Fontes

Prévia do material em texto

Fases-
O processo civil tal como o conhecemos hoje é o resultado da evolução do paciente de um longo período estático, durante o qual o sistema processual é visto como uma simples parte do direito privado sem qualquer autonomia. Sincretismo ou Praxismo Processual
Após esse período onde não existia de fato uma ciência do processo civil, uma vez que o conhecimento era puramente empírico, surge uma nova fase onde definições de princípios e conceitos bem estruturados. Esse processo surge de uma teoria de Oskar Von Bulow, que incorporou no conceito do processo a concepção de que existia uma ligação judicial entre as partes e o juiz. Processo deixa de ser um caminho que deve se seguir cegamente. Esse período ficou conhecido como autonomia do processo.
Após entendida a autonomia do processo, foi compreendido que havia o dever de conduzir o processo para resultados consideravelmente justos, e assim surge o período de instrumentalismo do processo, quando este passa a ser visto como a aplicação de um esquema em prol da procura de um direito material.
Após se passar quase um século foi notado que mesmo independente era um método de conciliação social, portando, não podendo se desprender da ética ou de seus propósitos sociais, econômicos e políticos. Esse período ficou conhecido como neo-processualismo, onde o processo necessitará respeitar e moldar-se como instrumento para o desempenho dos abonos e direitos constitucionais.
Fontes-
Primarias: precedentes judiciais e leis
Os precedentes seriam as decisões judiciais que auxiliam como modelo para direcionar os operadores do direito.
Já as leis tem em vista segurar os direitos. Anteriormente definida, prevendo assim, penalidades caso aja a sua violação.
Secundarias: Jurisprudência e doutrina.
Jurisprudência: 
As fontes secundárias do direito são: a jurisprudência e a doutrina. Também estão
inclusos neste ceara, de forma minoritária, o contratos e os costumes.
■ Jurisprudência: é toda decisão judicial, proferida por uma corte, devidamente
fundamentada;
■ Doutrina: Opinião de autores, relevante ou não, que elencam seus posicionamentos
no meio acadêmico
JURISPRUDENCIA. O termo jurisprudência vem do latim jus (justo) e prudentia (prudência), é o termo jurídico que designa o conjunto de decisões sobre interpretações das leis, realizadas pelos Tribunais de uma determinada jurisdição. ... O real significado de jurisprudência significa "a ciência da lei"

Continue navegando