Buscar

Diversidade de Fanerógamos DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Diversidade de Fanerógamos (BID27)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513594) ( peso.:4,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	8,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As angiospermas são facilmente identificadas, pois é possível observar a presença de raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes, sendo este último não indicado na figura a seguir, porém subentende-se que está dentro do fruto. Estudamos que as angiospermas são divididas em monocotiledônea e/ou dicotiledônea. Sendo assim, a figura a seguir representa as características de uma dicotiledônea ou de uma monocotiledônea? Escreva três características que justifiquem a sua resposta.
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.infoescola.com/biologia/angiospermas/>. Acesso em: 3 fev. 2016.
	
	Resposta Esperada:
* Descreve uma dicotiledônea, pois o exemplo utilizado na figura é de um tomateiro.
* É possível observar a presença de um sistema radicular axial ou pivotante (com raiz principal) e folhas pecioladas e com nervuras ramificadas,
* possuem flores tetrâmeras (4 pétalas) ou pentâmeras (5 pétalas).
	2.
	As plantas vasculares primitivas apresentam gametas que se movimentam com o auxílio de flagelos em direção ao gameta feminino, para que assim aconteça a fecundação. Sendo assim, elas necessitam e dependem da água para a reprodução. Agora pense: quando as plantas conquistaram o ambiente terrestre, qual foi a tendência evolutiva alcançada pelas gimnospermas e angiospermas? Descreva a tendência evolutiva e pelo menos três características que evidenciam a importância desse processo de fecundação e disseminação das espécies.
	Resposta Esperada:
A conquista do ambiente terrestre foi marcada pela retenção máxima de gametas (formação do grão de pólen, que dispensa a água para a reprodução). Somado a isso, a disseminação foi auxiliado por meio de vetores, como aves, mamíferos, insetos, o vento, entre outros, que permitiram a polinização e ocupação de ambientes ainda não explorados.
Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário

Outros materiais

Outros materiais