Buscar

Laudo de Aterramento Elétrico na UFC Sobral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Objetivos
O Laudo de Aterramento Elétrico tem como finalidade analisar as condições das malhas de aterramento e do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) com base nas medidas realizadas no local, Universidade Federal do Ceará-Campus Sobral, pelo terrômetro. Posteriormente, será observado as exigências das Normas NBR 5410, NBR 5419 e NT-C 003 (Norma Técnica-Enel), com objetivo de assegurar que as medidas estejam de acordo com essas exigências.
Introdução
O sistema de aterramento é de extrema importância para todo o procesao de energia elétrica, visando que este contribui para uma proteção adequada de toda a malha, garantindo que ocorra a dissipação de correntes transientes nas redes ou descargas atmosféricas. 
O aterramento, de uma forma geral, corresponde ao acoplamento das partes metálicas (fio ligado diretamente à terra) para estabelecer um caminho que conduz eletricidade. Isso garante a continuidade elétrica e a proteção contra excesso de corrente elétrica, e, consequente, sobrecargas. 
A resistência de aterramento é a resistência oferecida para a passagem de corrente elétrica, quando é aplicada uma tensão ao sistema. Recomenda-se uma resistência de até 10 Ω. 
Os componentes de aterramento devem seguir algumas condições:
· O valor da resistência de aterramento não seja mudado com o passar do tempo;
· Os componentes não tenham uma mudança considerável em meio a impactos térmicos, termodinâmicos e eletromecânicos;
· Proteção de agentes externos.
Metodologia
Para a realização da medição da resistência da malha de aterramento usou-se um terrômetro, que é um instrumento que mede a resistência de terra. Seguindo as normas citadas acima, quanto menor a resistência medida, melhor o sistema de aterramento e maior a dispersão da corrente de descarga atmosférica.
No equipamento há três saídas, sendo uma para a saída de energia e duas compostas por eletrodos e colocados no solo.

Continue navegando