Buscar

Psicanalise prova 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA 1. (PSICANÁLISE) Suas respostas vs Gabarito oficial:
Questão 1: D | Gabarito oficial: D
Questão 2: B | Gabarito oficial: B
Questão 3: A | Gabarito oficial: A
Questão 4: C | Gabarito oficial: C
Questão 5: C | Gabarito oficial: C
Questão 6: D | Gabarito oficial: D
Questão 7: A | Gabarito oficial: A
Questão 8: B | Gabarito oficial: B
Questão 9: E | Gabarito oficial: E
Questão 10: D | Gabarito oficial: D
------------------------
GABARITO COMENTADO:
Questão 1. Gabarito D. A Psicanálise é uma ciência hermenêutica por ser investigativa e interpretativa. A hermenêutica é uma ciência ou técnica que tem por objeto a interpretação.
Questão 2. Gabarito B. A fala de Freud ("LEVAMOS À CONSCIÊNCIA DO DOENTE O PSÍQUICO RECALCADO NELE") designa a atuação dos psicanalistas no contexto clínico, isto é, na relação com o analisando.
Questão 3. Gabarito A. Sobre o significado da ideia de generalidade com que Freud teoriza sobre o campo psicanalítico, trata-se do inconsciente e suas implicações dentro do aparelho psíquico, que refletem os conflitos e angústias provenientes das pulsões e a realização (ou não) do desejo.
Questão 4. Gabarito C. Sobre a relação de Freud com a hipnose, é correto afirmar que foi um recurso utilizado por Freud na trajetória inicial de sua clínica. Freud atuou com Charcot, que utilizava a técnica da hipnose no tratamento de pacientes com anormalidades no funcionamento do sistema nervoso. Freud, então, passa a utilizar as técnicas da sugestão hipnótica em sua volta à Viena, o que depois abandonaria em favor do método da associação livre.
Questão 5. Gabarito C. O método da associação livre baseia-se em permitir ao analisando trazer os conteúdos sem qualquer receio ou julgamento. Cabe ao analista o trabalho de investigar e analisar essas ideais trazidas pela fala do paciente. Freud acreditava que, assim, as resistências poderiam ser rompidas, permitindo um olhar mais profundo aos fenômenos inconscientes.
Questão 6. Gabarito D. A frase "O EU NÃO É MAIS SENHOR NEM EM SUA PRÓPRIA CASA" justifica-se pela concepção freudiana do Inconsciente. Freud identifica a estrutura psíquica como sendo composta por diferentes instâncias. O sujeito para a Psicanálise é dividido, não tem total conhecimento nem total controle sobre sua mente.
Questão 7. Gabarito A. Na 1a tópica (modelo topográfico), o funcionamento pode ser explicado pelos viéses: econômico (a quantidade de energia movimentada entre as instâncias), tópico (a existência das instâncias Ics, Pcs e Cs e suas funções) e dinâmico (a passagem de energia e afeto de uma instância a outra do sistema psíquico).
Questão 8. Gabarito B. Melanie Klein propõe uma conceituação ao desenvolvimento psíquico diferente da ideia evolutiva (fases de desenvolvimento psicossexual) de Freud. Klein sugere a noção de "posição", nominando-as de esquizoparanóide e depressiva.
Questão 9. Gabarito E. O conceito de "mãe suficiente boa" foi cunhado por Donald Winnicott, que entendia que uma mãe deveria ser boa o suficiente, para prover aquilo que o bebê precisa ao seu tempo. Para o bebê, é fundamental que haja uma adaptabilidade ao meio externo, e, para tanto, faz-se necessária a existência de um meio seguro, que o sustente e possibilite uma maneira de lidar com sua agressividade inata, promovendo sentido à sua existência. Cabe, nesse contexto, a utilização do conceito de mãe suficientemente boa, aquela mãe capaz de fornecer ao bebê tudo aquilo que é fundamental ao seu desenvolvimento, sem que lhe haja excesso (superproteção) ou falta (abandono).
Questão 10. Gabarito D. Para Zimerman, a Psicanálise, em sua trajetória histórica, seguiu três categorias: ortodoxa, clássica e contemporânea.

Outros materiais