Buscar

ENGENHARIA DE CUSTO rafael ferreira

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE ESCOLA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL
RAFAEL FERREIRA DOS SANTOS - 030843381
RELATÓRIO
ENGENHARIA DE CUSTO: como ele pode influenciar no sucesso da obra	
MANAUS 
07/12
Introdução
 Como você bem sabe, um dos maiores sonhos de todo construtor ou engenheiro é que a sua obra seja concluída exatamente conforme o orçamento e os prazos planejados. Com a ajuda da Engenharia de Custos isso fica muito mais fácil, você pode evitar imprevistos desagradáveis e garantir a rentabilidade dos seus empreendimentos.
 Porém, o fato é que o estouro nas contas e atrasos são uma rotina da Construção Civil no Brasil. As consequências são muito graves, comprometendo a credibilidade e desequilibrando as finanças das empresas.
 Mas para se manterem competitivas e crescer é imprescindível que as empresas sejam bastante eficientes na sua gestão financeira e planejamento.
Relatório
 A Engenharia de Custos tem como sua atribuição mais óbvia, que o próprio nome identifica, fazer toda a estimativa do custeio da obra ou serviço onde está envolvida. Normalmente, associa-se essa atividade à elaboração do orçamento.
 Porém, o trabalho do engenheiro de custos vai muito além do orçamento, ele atua em toda a gestão financeira dos empreendimentos. É importante que você tenha clareza disso, para saber utilizar todo o potencial dessa área da engenharia, em benefício da sua empresa.
 O Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos reforça que um dos principais objetivos dessa atividade é chegar a cronogramas e orçamentos precisos. “Porém, ela vai além disso e ajuda a gerenciar recursos e apoiar a tomada de decisões”.
 Neste sentido, o Ibec explica que a atividade abrange vários aspectos relacionados aos custos de projetos de engenharia, especialmente:
Estimativa de gastos: É o cálculo da expectativa de custo de um projeto de acordo com os padrões definidos pelos clientes.
Análise econômica: É uma previsão de como estará o mercado e a saúde financeira de uma empresa durante a execução de um projeto.
Elaboração de orçamento: Envolve o levantamento detalhado de todos os custos de um projeto para a elaboração de um documento que deve ser entregue ao cliente e aos gestores da obra.
Controle de mudanças: Mesmo que o orçamento e o planejamento tenham sido impecáveis, há sempre imprevistos. Por isso, é importante controlar as mudanças que devem ser feitas durante um projeto e calcular o seu impacto econômico.
Análise de risco: É um procedimento que avalia os riscos financeiros de cada etapa de um projeto. Por exemplo, é possível que determinado insumo, como o diesel, tenha uma elevação inesperada por uma crise no fornecimento de petróleo. Um engenheiro de custos deve, portanto, elencar os riscos mais prováveis e como eles vão mudar o cenário do projeto
Conclusão
O orçamento de uma obra é a primeira etapa do trabalho da Engenharia de Custos, é quando se define o investimento necessário para realizar o projeto. Isso leva à decisão se o projeto é viável ou não, o seu possível lucro e margem de rentabilidade que pode obter.Também relaciona os pontos onde é preciso maior atenção quanto aos insumos e serviços, na etapa de execução das atividades.Isto é, prever e gerenciar os custos é uma das tarefas mais complexas que pode haver para os empreendedores e demais responsáveis pelos projetos
3

Continue navegando