Buscar

Sustentabilidade e Consumo

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Estudo Transversal I (17579)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line ( Cod.:648693) ( peso.:10,00)
	Prova:
	23641118
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Se 20% da população mundial, que habita principalmente os países do hemisfério norte, consome 80% dos recursos naturais e energia do planeta e produz mais de 80% da poluição e degradação dos ecossistemas; e 80% da população mundial, que habita principalmente os países pobres do hemisfério sul, possuem apenas 20% dos recursos naturais, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www. mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/consumo_sustentavel.pdf. Acesso em: 12 set. 2019 (adaptado).
	 a)
	Se os países do sul alcançarem os mesmos padrões de consumo dos países do norte está garantida a sustentabilidade do planeta.
	 b)
	A desigualdade apresentada entre os países do hemisfério sul e norte com relação ao consumo refletem a necessidade de união de esforços em prol da sustentabilidade planetária.
	 c)
	Quando a riqueza supera a ética ambiental e o consumo domina os desejos humanos, a consequência será a sustentabilidade.
	 d)
	Os países pobres do hemisfério sul são os principais responsáveis pela poluição mundial e os países ricos do hemisfério norte tornam o mundo mais sustentável.
	2.
	Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, atualmente cerca de 85% da população brasileira reside nas cidades. Neste ambiente, as facilidades para o consumo de bens e serviços são diversas e as propagandas contribuem para o aumento do consumo. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/. Acesso em: 12 set. 2019.
	 a)
	O aumento do consumo nas cidades é provocado pelo excesso de propagandas que geram o consumo do desnecessário e favorecem a sustentabilidade.
	 b)
	A inclusão de propagandas que estimulem a sustentabilidade pode favorecer o consumo do desnecessário e gerar ainda riquezas à população rural.
	 c)
	A presença predominante da população brasileira nas cidades é reflexo do êxodo rural e como consequência reduz o consumo de bens e serviços.
	 d)
	A adoção de critérios éticos sobre o ato de consumir é fundamental para não se deixar influenciar pelas propagandas e consumir o desnecessário.
	3.
	O conhecido documentário "A História Secreta da Obsolescência Programada" denuncia a estratégia de muitas empresas de tecnologia para reduzir a durabilidade de seus produtos, especialmente de suas funcionalidades, com vistas a convencer o consumidor de adquirir uma "nova versão" do produto, que seria mais aprimorada que a anterior, mesmo que o produto ainda estivesse em boas condições de uso. Um dos exemplos citados no documentário é o da lâmpada incandescente, que originalmente foi desenvolvida para durar muitos anos (mais de 2.500 horas acesas), mas por decisão de um grupo com interesses econômicos ficou "estabelecido" que a duração de uma lâmpada deveria ser de até 1.000 horas acesas. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A obsolescência programada surgiu ao mesmo tempo que a produção em massa e a sociedade de consumo, comprometendo a sustentabilidade do planeta.
	 b)
	O uso de lâmpadas incandescentes é altamente incentivado no mundo atual, tanto pela sua durabilidade quanto pela sua eficiência no consumo de energia.
	 c)
	A invenção da obsolescência programada visa contribuir para a sustentabilidade do planeta, pois proporciona maior vida útil aos produtos.
	 d)
	Apesar de a lâmpada ser um símbolo de ideias inovadoras, é o principal exemplo de sustentabilidade devido a sua durabilidade prolongada.
	4.
	No Brasil, com a publicação da Lei n° 8.078 de 1990, que trata do Código de Defesa do Consumidor e institui a Política Nacional de Relações de Consumo, ficou estabelecido alguns princípios para garantia dos direitos do consumidor e promover a sustentabilidade econômica e ambiental. Referente a esses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo.
(    ) Ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor.
(    ) Incentivo à criação, pelos fornecedores, de meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos e serviços, assim como de mecanismos alternativos de solução de conflitos de consumo.
(    ) A coibição ao direito à informação e rotulagem de embalagens.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8078-11-setembro-1990-365086-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 12 set. 2019.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	O conceito de resiliência pode ser entendido como a capacidade de se recuperar após sofrer um dano. Neste sentido, com relação à resiliência de nosso planeta, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O consumismo está afetando negativamente os limites de resiliência da Terra.
	 b)
	Quem consome de modo sustentável reduz a resiliência do planeta Terra.
	 c)
	O consumidor consciente pode evitar que a resiliência do planeta seja afetada pelo homem e assim promover a desigualdade.
	 d)
	O desmatamento, a contaminação dos rios e mares, o acúmulo de lixo e resíduos diversos são exemplos que aumentam a resiliência do planeta.
	6.
	Observe a figura e, a partir das ideias sugeridas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- A utilização dos recursos naturais é imprescindível para a sobrevivência humana e cada pessoa deve utilizar esses recursos para realizar seus desejos.
PORQUE
II- Construir móveis utilizando madeiras de reflorestamento é uma forma de poupar florestas nativas e assim favorecer o desenvolvimento sustentável.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta de I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	7.
	O conceito de sustentabilidade abrange diversos ramos da sociedade. Atualmente, essa ideia está presente na Missão, Visão e Valores de diversas empresas no Brasil e no mundo, pois leva em consideração três dimensões fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Sobre essas dimensões, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Econômica, Social e Ambiental.
	 b)
	Social, Justa e Democrática.
	 c)
	Financeira, Econômica e Lucrativa.
	 d)
	Cultural, Energética e Aquática.
	8.
	O ciclo de vida de um produto consiste basicamente nas etapas de produção, uso, coleta de resíduos, tratamento de resíduos e potencial uso (reúso) em mercados secundários. Neste fluxo, os resíduos plásticos descartáveis apresentam qualidade inferior e baixo custo quando reciclados, portanto, dificultando o estímulo para o seu reaproveitamento em mercados secundários. Assim, para alcançarmos um futuro sem plásticos na natureza, é preciso:
	 a)
	Que os produtos plásticos desenvolvidos possam ser reutilizados ou reciclados e que ocorra a coleta seletiva em 100% dos locais de consumo no mundo.
	 b)
	Que a mídia incentive a coleta seletiva e cada cidadão possa optar por consumir produtos de origem sustentável, tornando o uso do plástico proibido mundialmente e assim aumentar a reciclagem.
	 c)
	Que os consumidores optem por produtos de origem orgânica e recusem o uso de plásticos, pois estes produtos devem deixar de ser utilizados, devido à falta de praticidade que proporcionam.
	 d)
	Que o ser humano tome consciência de suas atitudes perante o meio ambiente, utilizando objetos plásticos recicláveis e estimulando o uso de descartáveis.
	9.
	Dados da ONU apontam que uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso àágua potável. Esses dados revelam a importância do ODS número 6 que pretende, até 2030, assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos. Dentre as metas propostas para alcançar esse objetivo, analise as sentenças a seguir:
I- Alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos.
II- Proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos.
III- Melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo pela metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.
IV- Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais para melhora da gestão da água e do saneamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	10.
	Há um contraste entre a reciclagem dos diferentes resíduos no Brasil. Se, por um lado, o país é campeão mundial em reciclagem de alumínio, com mais de 98% de reciclagem desse resíduo, o plástico apresenta um índice de reciclagem muito baixo, cerca de 1%, o que significa que há um grande volume de plásticos depositados em aterros e dispersos na natureza. Para melhorar esse cenário, cada cidadão brasileiro precisa fazer a sua parte para reduzir o consumo de plástico e reciclar o que já está em circulação. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.wwf.org.br/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico. Acesso em: 25 jul. 2019.
	 a)
	O plástico é um produto utilizado em larga escala na indústria, no comércio e nas residências de um modo geral, o que aumenta os índices de reciclagem.
	 b)
	O uso excessivo do plástico, especialmente os descartáveis, contribui para Brasil ser líder mundial na reciclagem deste resíduo.
	 c)
	O consumidor pode mudar seus hábitos, repensando, recusando, reduzindo, reutilizando e reciclando os produtos com componentes plásticos.
	 d)
	O consumidor brasileiro, ao desperdiçar comida e não separar os resíduos em casa, contribui para os baixos índices de reciclagem do plástico e do alumínio.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais