Buscar

Operacionalização na importação

Prévia do material em texto

Nas importações dos produtos relacionados na Notícia Siscomex Importação nº 019/2020 e na Instrução Normativa nº 91, de 18/09/2020, as empresas poderão registrar os LPCO conforme modelo de LPCO de Importação – Importação de Produtos de Interesse Agropecuários​ (I00004), disponível no Módulo TA/LPCO do Portal Único de Comércio Exterior. As características do Tratamento Administrativo e do respectivo modelo constam na planilha disponível no item 2 (Tratamento Administrativo de Importação no âmbito do Programa Portal Único de Comércio Exterior).
O procedimento a ser realizado é o seguinte (e deve ser feito nesta ordem):
1) registrar a LI;
2) registrar o LPCO, informando o número da LI no campo específico;
3) aguardar o deferimento da LI e do LPCO pelo MAPA;
4) vincular a LI na DI.
Desta forma, não se deve mais usar o SigVig2 para as NCM listadas. O Vigiagro, através do Portal Único, irá capturar os dados e, por meio de gerenciamento de risco, fará a análise e indicará o resultado na LI e no LPCO. Logo, há uma substituição do uso do Sigvig2 pelo LPCO, sendo mantida a necessidade dos importadores registrarem as LI no Módulo LI/Siscomex.​
As empresas interessadas em registrar os LPCO por serviço podem consultar os endpoints do TA/LPCO no site documentação das API do Portal Único de Comércio Exterior.

Continue navegando