Buscar

Estudo de caso cartão de crédito

Prévia do material em texto

FACULDADE REGES DE ENSINO SUPERIOR
ADMINISTRAÇÃO
Camila Teixeira – RA: 200013
Débora Caroline dos Reis: RA: 190125
Renan 
IINFORMAÇÕES MERCADOLÓGICAS
Professora: Cleusa
RIBEIRÃO PRETO/SP
2020
1. Que informações são necessárias para prospectar o mercado de cartão de crédito e os potenciais usuários do dinheiro eletrônico? Analise os aspectos favoráveis e desfavoráveis da adoção do dinheiro eletrônico.
Será preciso fazer um levantamento de informações com relação a dados de pessoas que já usam o cartão de credito, dentre essa pesquisa saber o que torna o uso atrativo em sua opinião, qual perfil do cliente dentre outros fatores que são relevantes pra que seja possível identificar a diferença com uma possível causa relacionada entre aqueles que ainda não fazem uso dessa opção de pagamento. Identificar quais são as justificativas de ainda não ser usurário, na maioria dos casos a pessoa não adquiri uma ferramenta “nova” nem sempre por não se encaixar nos critérios de aprovação de crédito, às vezes é por falta de conhecimento, informação, experiência, receio da tecnologia ou até mesmo por ignorância.
 Após encontra os potenciais usuários o próximo passo será vencer suas limitações, para isso é importante ressaltar os aspectos favoráveis sendo eles: Comodidade, segurança, rapidez e facilidade com o uso do dinheiro eletrônico é possível evitar correr o risco de carregar quantias de dinheiro e ser assaltado, evitar filas cansativas, gasto com transporte de locomoção para saque, transferência ou pagamento tendo a praticidade de realizar tudo isso do conforto de sua casa ou do trabalho sem precisar abrir mão de realizar outras atividades pra ir ao banco.
Também será preciso minimizar os pontos desfavoráveis que poderão trazer problemas e até mesmo inibir a vontade do usuário, sendo eles: risco de furto virtual onde a conta virtual pode ser acessada por vírus e outras ferramentas conduzidas por raques de sistema, clonagem de cartão, cobrança abusiva de anuidade, taxas por operações, pacote de serviços etc. Um dos medos mais presentes no uso de dinheiro eletrônico são as fraudes e hackers, mas com as melhorias dos sistemas de segurança dos bancos, esses problemas estão cada vez menores, e muitas vezes quando isso acontece o cliente tem seu dinheiro devolvido pela instituição financeira responsável. Há também aquelas pessoas que não confiam totalmente na forma de transações eletrônicas, pois envolve sistema e sistemas muitas vezes são falhos, pode ocorrer pagamento em duplicidade, ou sistema sair “fora do ar” em um momento de maior necessidade, isso faz com que os clientes acabam perdendo a confiança, tornando assim o dinheiro em espécie a forma de pagamento mais confiável, mas por outro lado cartão de crédito e dinheiro eletrônico representa segurança, as pessoas não andam mais com medo de seu dinheiro serem roubados, os assaltos não foram extintos, mas diminuíram em grande proporção. Para que essa tecnologia de cartão de crédito e dinheiro eletrônico aumente cada vez mais, é preciso criar mecanismos que garantem a segurança do cliente, fazem com que eles confiem nos sistemas e aplicativos, assim a parcela do mercado nessa área será cada vez maior.
2. Que tipo de pesquisa você faria para prever o futuro do cartão de crédito no Brasil?
Como bem sabemos, nosso futuro é algo incerto, olhando para o momento atual acho muito difícil cartão de crédito ser substituído por alguma modalidade superior de pagamento. No Brasil temos um alto nível de endividamento, uma pesquisa realizada pela CNC em maio de 2020 onde 18 mil pessoas foram entrevistadas, mostra que 66,5% dessas famílias brasileiras sobre de endividamento e inadimplência, dentro esse total 76,7% representam os cartões de crédito, mas ainda assim o cartão de crédito acaba sendo a melhor opção para pagamento, muitas vezes pelo parcelamento ou a falta do dinheiro naquele momento. Para acabar com a alta inadimplência criar outro mecanismo de pagamento seria de muita utilidade, mas ainda assim tenho uma visão distante a respeito. Mas de maneira mais assertiva de saber se o cartão de crédito continuará sendo bem aceito futuramente ou não, é através de pesquisa quantitativa ou qualitativa, e para um produto novo uma pesquisa de aceitação seria de grande utilidade. A população de molda diante daquilo que lhes é apresentado, se lançado uma tecnologia que substitui e melhore o cartão de credito provavelmente será bem aceito pela população, principalmente se for uma modalidade que parcele como nos carnês das casas Bahia. Uma das apostas futuras podem ser os aplicativos.
3. Discuta sobre o que você faria para mensurar a demanda do cartão de crédito no Brasil
O primeiro passo que daríamos seria fazer uma pesquisa de satisfação, assim saberemos se o produto/serviço oferecido agrada o cliente e demonstra seu real valor, se a pesquisa for positiva então o próximo passo é realizar uma pesquisa quantitativa baseando dados dos meses anteriores. Se a pesquisa for negativa, primeiramente devemos corrigir as falhas, realizar promoções ou fazer alguma ações que atraia novos clientes e assim realizar uma pesquisa qualitativa.

Continue navegando