Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Ciências e Tecnologia
Departamento de Física
Física Geral I								Professor: Francisco Alves Batista
Lista de exercícios sobre Energia Cinética e Trabalho
1) Se um elétron (massa m=9,11x10-31Kg) no cobre perto da temperatura mais baixa possível possui uma energia cinética de 6,7x10-19 J, qual é a velocidade do elétron?
2) Em 10 de agosto de 1972, um grande meteorito resvalou na atmosfera terrestre sobre o oeste dos EUA e Canadá, de forma bastante semelhante a uma pedra que resvala sobre a água. A bola de fogo que o acompanhava era tão brilhante que podia ser vista no céu à luz do dia. A massa do meteorito era cerca de 4x106 Kg; sua velocidade era cerca de15 Km/s. Se ele tivesse penetrado a atmosfera verticalmente, teria atingido a superfície da Terra com aproximadamente a mesma velocidade.
a) Calcule a perda de energia cinética do meteorito (J) que estaria associada com o impacto vertical.
b) Expresse a energia como um múltiplo de 1 megaton de TNT, que é de 4,2x1015 J.
c) A energia associada com a explosão da bomba atômica sobre Hiroshima era equivalente a 13 quilotons de TNT. O impacto do meteorito seria equivalente a quantas bombas de Hiroshima?
3) Calcule as energias cinéticas dos seguintes objetos se movendo nas velocidades dadas: 
a) um zagueiro de futebol americano de 110 Kg correndo a 8,1 m/s;
b) uma bala de 4,2 g a 950 m/s.
4) Um próton (massa m = 1,6x10-27 Kg) está sendo acelerado em linha reta a 3,6x1015 m/s e se deslocar 3,5 cm, qual será então:
a) a sua velocidade e
b) o aumento em sua energia cinética?
5) Um bloco de gelo flutuante é empurrado e sofre um deslocamento ao longo de um dique reto por uma descarga de água, que exerce uma força sobre o bloco. Quanto trabalho a força realiza sobre o bloco durante o deslocamento?
6) Para puxar um caixote de 50 Kg em um piso horizontal sem atrito, um trabalhador aplica uma força de 210 N, fazendo um ângulo de 20° para cima medido a partir da horizontal. Quando o caixote se move de 3 m, qual o trabalho realizado sobre o caixote (a) pela força do trabalhador, (b) pela força gravitacional que atua sobre o caixote e (c) pela força normal que o piso exerce sobre o caixote? (d) Qual o trabalho total realizado sobre o caixote?
7) Um trenó pequeno, de um lugar, e seu piloto, com uma massa total de 85Kg, emergem de uma trilha em declive para uma trilha reta e horizontal com uma velocidade inicial de 37 m/s. Se eles param com uma desaceleração constante de 2 m/s2;
a) Qual a intensidade da força F necessária para esta desaceleração,
b) qual a distância d que eles percorreram enquanto eram desacelerados e
c) qual o trabalho W realizado sobre eles pela força de desaceleração?
d) Quais os valores de F, d e W para uma desaceleração de 4 m/s2?
8) Uma força age sobre um objeto de 3 Kg, que pode ser tratado como uma partícula, de tal forma que a posição do objeto em função do tempo é dada por , com x em metros e t em segundos.
Determine o trabalho realizado sobre o objeto pela força de t = 0 até t = 4 s.
9) A figura mostra três forças aplicadas a um baú que se move para a esquerda por 3 m sobre um piso sem atrito. Os módulos das forças são F1 = 5 N, F2 = 9 N e F3 = 3 N. Durante o deslocamento;
a) qual o trabalho resultante que as três forças realizam sobre o baú, e
b) a energia cinética do baú aumenta ou diminui?
10) Na figura, uma corda passa por duas roldanas de massas e atrito desprezíveis; uma lata cilíndrica metálica de massa m = 20 Kg está pendurada em uma das roldanas. Se você exercer uma força F sobre a extremidade livre da corda;
a) Qual deve ser a intensidade de F a fim de que a lata seja suspensa com velocidade constante?
b) Para suspender a lata 2 cm, quantos centímetros você deve puxar a extremidade livre da corda?
c) Durante esse levantamento, qual é o trabalho realizado sobre a lata pela sua força (transmitida via corda) e pela força gravitacional sobre a lata? (SUGESTÃO: Quando uma corda passa em volta de uma roldana como mostrado, ela puxa a roldana com uma força resultante que é o dobro da tração na corda).
11) Um bloco de gelo de 45 Kg desce deslizando em um plano inclinado liso de 1,5 m de comprimento e 0,91 m de altura. Um trabalhador aplica uma força para cima contra o bloco de gelo na direção paralela ao plano inclinado, para que o bloco desça deslizando com velocidade constante.
a) Encontre a intensidade da força do trabalhador. Quando o trabalho é realizado sobre o bloco pela força do trabalhador,
b) pela força gravitacional,
c) pela força normal à superfície do plano inclinado e pela força resultante?
ˆˆ
d15i12j (m)
=-
r
ˆˆ
F210i150j (N)
=-
r
23
x3t4tt
=-+