Buscar

TEORIA DA ARTE - IPEMIG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIA DA ARTE - IPEMIG
01) IDADE CONTEMPORÂNEA É UMA DIVISÃO CRONOLÓGICA DA HISTÓRIA, COMPREENDENDO O PERÍODO ENTRE O INÍCIO DA REVOLUÇÃO FRANCESA, COM A QUEDA DA BASTILHA EM 14 JULHO DE 1789, ATÉ OS DIAS ATUAIS. A IDADE CONTEMPORÂNEA REPRESENTA PARA A SOCIEDADE NOS DIAS ATUAIS?
A Idade Contemporânea representa principalmente o período de consolidação do capitalismo como o modo de produção e sua expansão por todo o globo terrestre entre os séculos XVIII e XXI.
02) O QUE MAIS A ARTE CONTEMPORÂNEA VALORIZA?
O conceito, a atitude e a ideia da obra do que necessariamente o objeto final.
03) A ARTE CONTEMPORÂNEA TAMBÉM É CONHECIDA COMO:
Arte Pós-moderna.
04) COMO SURGIU A ESCRITA PICTOGRÁFICA?
Surgiu a partir da criação de figuras leves, rápidos, pequenas e com pouca cor.
05) NÃO HÁ NENHUM DOCUMENTO ESCRITO REVELANDO ALGO SOBRE ESSE PERÍODO. PESQUISADORES, ANTROPÓLOGOS E HISTORIADORES, POR MEIO DA ARQUEOLOGIA, FIZERAM ESTUDOS PARA DESVENDAR OS POVOS QUE VIVIAM NESSA ÉPOCA. NOS PRIMÓRDIOS DA HUMANIDADE, A FORMAÇÃO DA TERRA, DE ACORDO COM OS CIENTISTAS, É DE CINCO BILHÕES DE ANOS. A PRÉ-HISTÓRIA, CONHECIDA TAMBÉM COMO IDADE DA PEDRA OU PALEOLÍTICO SUPERIOR, FOI O PERÍODO MAIS LONGO DA ÉPOCA, É DIVIDIDO EM TRÊS PERÍODOS: EXCETO.
Cenozoico - 30.000 d.C. A Era Cenozoica marcou o seu início logo após a extinção total que ocorreu no fim da Era Mesozoica, a cerca de 65 milhões de anos atrás.
08) ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM O MUSEU BRASILEIRO A CÉU ABERTO COM UM ACERVO DE ARTES CONTEMPORÂNEA:
Instituto Inhotim.
09) APESAR DE TODAS AS RIQUEZAS E AVANÇOS, A IDADE CONTEMPORÂNEA FOI MARCADA PELA MANUTENÇÃO DA MISÉRIA DE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO, MESMO COM A CRIAÇÃO DE IMENSAS RIQUEZAS. ESSA CONTRADIÇÃO GEROU AINDA UMA SÉRIE DE MOVIMENTOS DE CONTESTAÇÃO DO CAPITALISMO LIBERAL. QUAIS AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DESSES MOVIMENTOS?
As principais consequências foram as lutas sociais das classes sociais exploradas, notadamente os trabalhadores assalariados, contra a exploração capitalista.
10) O ARTISTA CILDO MEIRELES CRIA UMA FERRAMENTA INÉDITA DE CONTESTAÇÃO E CIRCULAÇÃO DA ARTE. COM O SEU TRABALHO “INSERÇÕES EM CIRCUITOS IDEOLÓGICOS” ELE UTILIZA AS GARRAFAS RETORNÁVEIS DE REFRIGERANTE E A CÉDULA DE DINHEIRO COMO VEÍCULO DE CIRCULAÇÃO DA SUA MENSAGEM. O QUE O ARTISTA QUER PASSAR COM ESSA MENSAGEM?
O artista questiona o regime ditatorial, mas preserva ao mesmo tempo o anonimato e amplia o acesso do público à Arte, se afastando das regras estabelecidas pelo mercado artístico como iremos mais à frente analisar, após uma contextualização histórica da passagem da Modernidade para a PósModernidade no Brasil e no mundo.

Continue navegando

Outros materiais