Buscar

Combustíveis e combustão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Combustíveis e combustão 
1. O que são combustíveis? Você conhece algum? Para que são usados?
 2. Você sabe como é obtida a energia que faz nosso corpo funcionar? 
A energia é obtida dos nutrientes dos alimentos, como a glicose, as proteínas e os carboidratos. Para começo de conversa, energia não é nenhuma molécula: é a capacidade que nosso corpo tem de realizar trabalho, ou seja, fazer força ou provocar deslocamentos. 
 3. Os combustíveis produzem a mesma quantidade de energia?
 4. Que aspectos devem ser considerados na escolha de um combustível? 
 5. É melhor abastecer com álcool ou gasolina? Utilizar fogões a gás ou a lenha? 
6. O que é combustão? O que é necessário para que ela ocorra? Como combatê-la 
em caso de incêndio?
 7. Por que alguns veículos antigos movidos a álcool têm dificuldades de funcionar 
em dias muito frios? 
Combustão
A queima de combustíveis (como madeira, gás natural, petróleo ou carvão) vem sendo utilizada há centenas de anos pela humanidade para produzir energia térmica. Queimamos gás butano para cozinhar, gasolina para mover os carros, carvão para produzir energia elétrica. Em todos esses processos, a combustão é utilizada para gerar calor a partir de uma reação química exotérmica de oxidação do combustível.
Essa reação pode ser observada na figura abaixo:
 Energia de ativação é a energia mínima necessária para iniciar uma reação química.
Resíduos sólidos são todos os materiais que resultam das atividades humanas e que muitas vezes podem ser aproveitados tanto para reciclagem como para sua reutilização
O combustível pode ser o gás, a gasolina, a madeira ou o carvão. O comburente pode ser o gás oxigênio do ar; e a energia de ativação pode ser uma faísca. Os gases gerados são o H2O, CO2, CO, NO2, SO2 e outros.
Os resíduos sólidos são as cinzas e os componentes de metais pesados. Somente a presença do combustível e do comburente não garante o início do processo de combustão. É necessário que se dê um mínimo de energia térmica para iniciar a reação. A energia de ativação é a energia necessária para iniciar o processo de combustão. Uma vez iniciada a reação, ela termina quando acabar o combustível.
Alguns resultados da combustão são:
- a produção de muita energia em forma de calor, que é aproveitada de diversas maneiras, como o simples aquecimento de ambientes, a geração de energia termoelétrica e o funcionamento de motores de carros.
- o consumo do combustível. Quando usamos combustíveis de fontes não renováveis, como o petróleo, ou seus derivados, estamos queimando uma substância que a natureza levou centenas de milhares de anos para fabricar, e cujas reservas são finitas. Por isso, com o passar do tempo, a tendência é que essas reservas se esgotem ou que seja muito difícil extrai-las de forma barata.
- outro resultado da queima de combustíveis orgânicos é o aumento da poluição atmosférica. Gases como o SO, SO2, NO, NO2 e NO3 combinam-se com o vapor de água presente na atmosfera, resultando em ácido sulfúrico e ácido nítrico, que retornam para a superfície da Terra em forma de chuva ácida. Outros gases como o CO e CO2, liberados na atmosfera, contribuem para o efeito estufa, que pode ocasionar o aumento da temperatura média do planeta.
O estudo termodinâmico nos permite utilizar, de forma racional, os combustíveis naturais que podemos extrair da natureza. Além de otimizar o processo de queima, podemos diminuir a poluição atmosférica, reaproveitar ao máximo os resíduos sólidos e construir máquinas cada vez mais eficientes.
Atualmente, muito esforço está sendo feito para utilizar fontes renováveis de energia, como a energia solar e combustíveis alternativos, como o álcool e o hidrogênio.
Comburente é um dos ingredientes necessários à combustão. Estes reagem com os gases liberados pelo combustível, formando a chama. São elementos fortemente oxidantes e sua quantidade regula a intensidade da chama. Altas quantidades de comburente podem gerar explosões. combustão: combustível + comburente = calor e luz
No2- Dióxido de nitrogênio 
S02- Dióxido de enxofre
Co2- Dióxido de carbono
Co – monóxido de carbono

Continue navegando