Buscar

Exercício AFO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Luís Otávio de Barros de Lima 				3ºC – Administração
Disciplina: Administração Financeira e Orçamentaria
1. Descreva a finalidade das quatro principais demonstrações financeiras.
R: A Demonstração do resultado do exercício fornece um resumo financeiro do desempenho operacional da empresa A situação da empresa dentro de um determinado período de tempo. A situação é mais comum durante o ano, geralmente termina em uma data especificada 31/12. A demonstração começa com cobrança, menos Custo dos produtos vendidos que gera lucro bruto.
 O balanço patrimonial forneça uma descrição abrangente da localização da situação financeira da empresa em uma data específica. Os ativos da empresa (ativos próprios) e o financiamento podem ser realizados por meio de capital de terceiros (dívida) ou patrimônio líquido (fornecido pelo proprietário). Ativos e passivos de curto e longo prazo.
 A demonstração do lucro retido representa os lucros acumulados, sendo todos os lucros menos dividendos, desde que o estabelecimento da empresa foi retido e reinvestido na empresa permite conciliar lucro líquido obtido através de um determinado exercício, mais qualquer pagamento de dividendos, com lucros não distribuídos entre o final do ano.
 A demonstração de fluxos de caixa resume os movimentos internos e externos da Caixa durante o período considerado. Uma visão geral das operações, investimentos e fluxo de caixa da empresa.
2. Sob quais circunstâncias o índice de liquidez corrente é a medida preferível da liquidez geral de uma empresa? Sob quais circunstâncias o índice de liquidez seca é preferível?
R: O trader lista quanto dinheiro real podemos obter em relação à dívida de curto prazo e que pode ser convertido em caixa de curto prazo. O índice tem recebido ampla atenção e geralmente é considerado o melhor indicador de liquidez da empresa. Por exemplo, também podemos saber se uma empresa precisa de um empréstimo. O índice é altamente prático e um dos índices mais usados, e faz parte do modelo de concessão de crédito para instituições financeiras. O denominador inclui dívidas e obrigações de curto prazo. Para calcular os fundos circulantes, divida o ativo circulante pelo passivo circulante. Usando esse índice, podemos ver se a empresa tem capacidade de pagar sua dívida de curto prazo.
 O índice de liquidez seca é um indicador mais preciso da liquidez da empresa e indica quantas ações estarão disponíveis para cumprir suas obrigações de curto prazo sem vender ações. Por meio desse quociente, é a comparação dos recursos disponíveis, mais o direito que pode ser realizado no curto prazo e a comparação do passivo de curto prazo. Depois de receber o crédito, aprendemos o status de solvência da empresa com base na dívida.
3. Para avaliar o prazo médio de recebimento e o prazo médio de pagamento de uma empresa, quais são as informações adicionais necessárias e por quê?
R: O período médio de pagamento refere-se ao tempo médio (dias) entre a data da compra e o pagamento real ao fornecedor. O valor das contas a pagar depende do número de compras parceladas e do prazo para pagamento à empresa. É importante observar que o valor não será muito alto devido ao atraso no pagamento
	O prazo médio de recebimento refere-se ao tempo médio (dias) entre as vendas e a coleta real. Idealmente, esse tempo deve ser o mais curto possível, para não afetar a liquidez financeira da empresa e não ficará sem fundos para cumprir suas obrigações.
4. Que índice mede o grau de endividamento da empresa? Que índices medem sua capacidade de serviço das dívidas?
R: O índice de endividamento representa a quantidade de fundos de terceiros usados ​​para gerar lucros. Os analistas financeiros estão mais preocupados com a dívida de longo prazo, pois promete que a empresa fará uma série de pagamentos ao longo de muitos anos. A capacidade de pagamento da dívida da empresa é preocupada por gerentes, credores, fornecedores e acionistas.
	O índice de endividamento geral mede a proporção do total de ativos financiados pelos credores da empresa. Quanto maior o valor do índice, maior o capital relativo de outros investidores utilizados para gerar lucros na empresa.
5. Quais os três índices de rentabilidade encontrados numa demonstração de resultado de tamanho comum?
R: O índice de rentabilidade apresenta os itens dessa demonstração, sendo expressado sob a forma de porcentagem das vendas. Sendo eles a margem de lucro bruto, a margem de lucro operacional, e a margem de lucro líquido.
A margem de lucro bruto mede a porcentagem de cada unidade monetária de vendas restante após o pagamento do custo de venda do produto. Quanto maior a margem, melhor.
A margem lucro operacional mede a proporção de cada unidade monetária de receita de vendas restante após dedução de todos os custos e despesas (excluindo juros, impostos e dividendos das ações preferenciais).
A margem de lucro líquido representa a proporção da unidade monetária de cada receita de vendas restante após dedução de todos os custos e despesas (incluindo juros, impostos e dividendos das ações preferenciais).

Outros materiais