Buscar

EFEITO DA TEMPERATURA NA ESTABILIDADE E NA ATIVIDADE ENZIMATICA

Prévia do material em texto

EFEITO DA TEMPERATURA NA ESTABILIDADE E NA ATIVIDADE ENZIMATICA
INTRODUÇÃO
	Enzimas são biomoléculas que promovem a catalise das reações bioquímicas, em sua maioria as enzimas são moléculas proteicas. As enzimas dependem da sua estrutura quaternária, terciária, secundaria e primaria para exercerem suas funções catalíticas.
O desempenho das reações catalisadas por enzimas pode ser minimizado ou maximizado dependendo da temperatura. A maior parte das enzimas apresenta melhor desempenho em temperaturas entre 30ᴼC e 70ᴼ C, e com valores de pH próximos á neutralidade.
A velocidade das reações enzimáticas aumenta com o aumento da temperatura como as reações endógenas, em quem um aumento de temperatura fornece mais energia ao sistema fazendo que as colisões entre as moléculas aumentem, aumentando a velocidade da reação. Mas velocidades enzimáticas aumentam com a temperatura até uma velocidade enzimática máxima, a partir dessa temperatura a um decréscimo da velocidade e um aumento da velocidade de desnaturação enzimática. Isso por que certas temperaturas podem causar o rompimento das interações intermoleculares causando desnaturação da enzima. Sob condições específicas a temperatura ótima para a enzima pode ser determinada

Continue navegando