Buscar

Atividade A1- Tricologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta:
Os cabelos crescem e caem em virtude dos mais variados estímulos. Hoje se sabe que fatores hormonais, alimentares, hábitos, doenças, medicamentos e o estresse podem interferir na proliferação de células das raízes dos pelos e cabelos provocando aumento ou redução do número de fios no couro cabeludo e no restante do corpo.
A calvície é uma condição que afeta mais os homens, pois a queda dos cabelos está diretamente associada à presença dos hormônios sexuais masculinos, de modo especial à presença da testosterona, sendo que os primeiros sinais da calvície nos homens (alopecia androgenética) podem aparecer entre 17 e 23 anos (BRUNA, 2019). Nesse caso, a queda capilar é determinada pelos genes e é contínua, persistente e irreversível.
“Quando os sinais começam a aparecer mais tarde, por volta dos 25/26 anos, a queda é mais lenta e costuma responder melhor ao tratamento” (BRUNA, 2019), mas é provável que depois dos 50 anos, se a família for geneticamente predisposta, que todos os homens tenham perda capilar.
Os andrógenos têm efeito sobre os folículos pilosos nas mais diversas regiões do corpo e, na maturidade, transformam os pelos velus de axila e virilha em pelos terminais, mas há uma influência oposta nos cabelos: os homens podem evoluir com alopecia androgenética (AAG) com níveis normais de andrógenos já na adolescência (SHAPIRO, 2015, p. 15).
Para o professor: explique o que acontece no couro cabeludo, na adolescência, para aqueles que apresentam alopecia androgenética, já que apresentam pelos terminais, os quais se transformam em pelos finos, pequenos e despigmentados, ou seja, pelo velus.
Referências
BRUNA, M. H. V. Calvície (alopecia androgenética). Drauzio Varella, 2019. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/calvicie-alopecia-androgenetica/> Acesso em 10/08/2019.
SHAPIRO, J. Distúrbios Capilares: conceitos atuais em fisiopatologia, diagnóstico e tratamento. Rio de Janeiro: Di Livros, 2014.
Resposta:
Conforme estudado na Unidade 1, nas pessoas que tem a predisposição a ter alopecias androgenética, o DHT faz o inverso, já na adolescência, nos pelos terminais do couro cabeludo, isto é, os pelos grossos, pigmentados e compridos irão se transformar nos pelos atróficos, descoloridos e curtos. 
A testosterona irá se converter em DHT pela a enzima responsável que é a 5∂-redutase. O que irá controlar a queda do pelo e ser a alopecia androgenética está interligada aos fatores genéticos ou do pai ou da mãe, e irá ser demonstrado a partir dos 17 anos, começando com as entradas, queda de cabelo ou até mesmo mudança de coloração. 
É percebido que os genes que controlam esse ciclo do pelo seja regulado por andrógenos, sendo que a expressão desse gene dependerá das concentrações de androgênio e de receptor de androgênio no folículo piloso. E a cada ciclo que se iniciará ocorrerá essa diminuição do diâmetro do folículo até não o existir mais. 
Referência: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/alopecia-androgenica-calvicie/130

Outros materiais