Buscar

plano de ula para aline

Prévia do material em texto

Ensino Fundamental 1: É possível gerar comer sem gerar lixo?
Tema As embalagens de alimentos na Economia Circular.
Resumo Esta Sequência Didática começa com uma reflexão sobre a importância das embalagens para transporte, armazenamento e conservação dos alimentos. Depois é feita uma pesquisa de campo sobre diferentes tipos de embalagem. E, por fim, são elaboradas propostas para embalar e transportar os produtos seguindo a lógica da Economia Circular, de modo a evitar o desperdício e a não gerar lixo no processo. 
Público sugerido 4° e 5° ano do Ensino Fundamental 1.
Tempo previsto Seis aulas.
Componentes curriculares Ciências, Geografia, Língua Portuguesa e Artes.
Materiais Papel sulfite (A3 e A4), computadores com acesso à internet, impressora, caneta esferográfica, canetas hidrocor, fita crepe, tesoura, papel pardo (kraft) e cartolina. Para os protótipos: materiais como sucata e revistas.
Objetivos de aprendizagem
Conceitos: Ciclo biológico, ciclo técnico e Economia Circular. 
Procedimentos: Roda de conversa; pesquisa on-line e de campo; proposição de soluções; utilização de diferentes tipos de linguagem.
Atitudes: Reconhecimento da importância do trabalho em grupo. Valorização da busca por sociedades mais sustentáveis. Reconhecimento e valorização da busca por caminhos e instâncias de colaboração e participação. 
Habilidades BNCC: EF15LP07; EF15LP10; EF05LP24; EF35LP20; EF04CI06; EF04CI07; EF05CI05; EF05GE05; EF05GE11; EF15AR04.
Palavras-chave Alimentação, embalagens, resíduos, desperdício, transporte, armazenamento. 
ODS relacionados
	RESUMO DAS ETAPAS
1. Explorar
Para começar, será feita uma sondagem dos conhecimentos prévios dos(as) estudantes sobre os diferentes tipos de embalagem e sua importância no dia a dia. Leitura da seção do infográfico “Como comer sem devorar a terra: a alimentação na era circular”, que aborda as formas de comercialização e consumo de embalagens de alimentos na Economia Circular.
0. Investigar
Nessa etapa será lançado o desafio que norteará as próximas etapas: que tipos de embalagem permitiriam o transporte e a conservação dos alimentos de forma a não haver desperdício nem lixo no processo? Cada grupo escolherá e estudará um tipo de alimento e suas respectivas embalagens. Na sequência, os(as) estudantes realizarão um trabalho de campo em um mercado ou supermercado, investigando os tipos de embalagem mais comumente utilizados.
0. Solucionar
Os(as) estudantes vão continuar trabalhando em grupos para pesquisar, discutir e propor formas de transportar os alimentos, embalá-los e destinar os resíduos que não geram lixo. A solução do desafio será feita por meio da construção de protótipos. Cada grupo ficará responsável pela análise de um tipo de alimento, e a solução será propor o uso de um tipo de embalagem que não  gere desperdício nem lixo ao ser descartado.
0. Compartilhar
Os(as) estudantes vão apresentar seus protótipos e contar para a turma como foi o processo de criação, justificando como sua ideia poderia colaborar para a não geração de lixo ao longo de toda a cadeia de produção e consumo. 
PASSO A PASSO
Introdução
Todos os dias, diferentes tipos de alimento chegam à nossa casa e às escolas. A grande maioria, como é possível observar, precisa de algum tipo de embalagem para ser transportado e se conservar por mais tempo.
O uso dessas embalagens costuma gerar, na sequência, uma quantidade imensa de resíduos, que na maioria das vezes acabam em lixões ou aterros sanitários. É um desperdício de material, pois os resíduos poderiam se transformar em novos recursos. Dentro da lógica da Economia Circular, há duas formas de isso ocorrer: os resíduos podem voltar para o ciclo biológico ou seguir para o ciclo técnico.
Os materiais que podem se decompor e voltar para os sistemas naturais na forma de nutrientes integram o ciclo biológico. É o caso dos restos de alimentos, também chamados de resíduos orgânicos, por exemplo.
Já os materiais que não podem ser reintegrados tão facilmente ao sistema natural, devem ser reaproveitados pelo sistema produtivo como matéria-prima na produção de novos objetos e produtos, dentro do ciclo técnico. 
Sendo assim, nesta Sequência Didática vamos avaliar as opções para a redução do uso de embalagens, bem como do uso de embalagens que possam, após o descarte, voltar como matéria-prima para o ciclo biológico ou para o técnico.
Recomendação:
Aula introdutória sobre Economia Circular
Antes de realizar esta Sequência Didática é recomendável que seja feita a atividade introdutória sobre Economia Circular. Esse passo é importante para apresentar os principais conceitos relacionados a esse tema. 
1. Explorar
AULA 1
Reflexão sobre o uso das embalagens | 20 minutos
Para começar, provoque uma conversa sobre o uso de embalagens com perguntas problematizadoras, tais como: 
Qual a importância de usar embalagens para os alimentos? 
Que tipos de embalagem são mais comuns? 
De que material são feitas? 
O que fazemos com elas depois de consumirmos os produtos?
A ideia é que haja uma reflexão sobre como e quanto as embalagens estão presentes no nosso dia a dia, qual sua importância e quais os problemas associados ao descarte inadequado. 
Análise do infográfico | 30 minutos
Apresente o infográfico “Como comer sem devorar a terra: a alimentação na era circular”, e leia com os(as) alunos(as) a seção “Reinvenção do mercado”, onde há uma mulher fazendo compras.
Logo na primeira cena, essa mulher está depositando embalagens em recipientes de coleta de materiais. Há diferentes tipos de embalagem, como: biodegradáveis, retornáveis e recicláveis. Converse com os(as) alunos(as) sobre essas possibilidades. Depois, siga analisando cena por cena.
Pergunte aos(às) estudantes quais alimentos poderiam ser vendidos sem embalagem, e quais poderiam usar (ou já utilizam) embalagem biodegradável, retornável ou reciclável.
Procure trazer essas questões para o cotidiano dos(as) estudantes. Vale a pena estimulá-los(as) a observar, por exemplo, as compras que chegam em casa.
2. Investigar
AULA 2
O desafio da alimentação sem lixo | 20 minutos
Depois dessa reflexão coletiva, lance o desafio que será investigado e solucionado nas etapas seguintes: 
Que tipos de embalagem permitiriam o transporte e a conservação dos alimentos de forma a não haver desperdício nem lixo no processo?
Os(as) alunos(as) devem escolher alimentos para pesquisar e pensar em soluções para embalar, transportar, vender/comprar e descartar os restos, sem que os resíduos desse processo se transformem em lixo. 
Recomendação: É importante ressaltar que deve ser considerada a conservação dos alimentos para evitar o desperdício.
Em seguida, organize a sala em grupos e dê alguns minutos a cada grupo para que escolha um alimento para investigar. Oriente-os a selecionar produtos que façam uso de embalagem para serem vendidos e que estejam presentes na maioria dos supermercados.
Preparação para o trabalho de campo | 30 minutos
Para investigar as embalagens mais comumente utilizadas na prática, será feito um trabalho de campo em um supermercado. 
	Fica a dica!
Caso não seja possível realizar o trabalho de campo, existe a possibilidade de solicitar aos(às) alunos(as) que tragam produtos de casa, de modo que o trabalho dos grupos seja feito com eles. 
Para organizar esse trabalho, converse com os(as) alunos(as) sobre as etapas que devem cumprir antes da saída de campo: quais informações precisam obter durante a visita e como podem se organizar. Divida a turma em grupos de 3 ou 4 integrantes para que planejem como será o trabalho em equipe.
Para direcionar o trabalho de campo, retome o desafio. Para isso poderá escrever na lousa ou projetar slides com a pergunta: 
Que tipos de embalagem permitiriam o transporte e a conservação dos alimentos de forma a não haver desperdício nem lixo no processo?
É importante deixar claro que o objetivo do trabalho de campo é a investigação das embalagens utilizadas para a distribuição dos alimentos. Dessa forma, os grupos podem pensar em estratégias para coletar as informações, seja comum registro fotográfico das embalagens utilizadas, seja com a leitura de rótulos, seja com entrevistas a vendedores e consumidores.
Nessa aula, os grupos deverão se reunir para elaborar as pautas de pesquisa para o trabalho de campo, definir como será realizada a coleta de dados e eleger o responsável por cada tarefa. Essa pauta deverá ser entregue em uma folha de papel sulfite no final da aula para análise do(a) Professor(a).
	Fica a dica!
Explique a diferença entre “lixo” e “resíduo” para os(as) estudantes caso eles não estejam familiarizados
Lixo: qualquer tipo de material que não possui mais possibilidade de ser reutilizado, reaproveitado ou reciclado.
Resíduo: materiais que ainda podem ser reutilizados, reaproveitados ou reciclados, potencializando seu ciclo de vida.
Obs.: Existe ainda a ideia de rejeito, que designa materiais cujas possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem foram esgotadas.
	Avaliação
A pauta a ser entregue pelos grupos deverá ser avaliada para que se verifiquem as estratégias que cada um propõe utilizar na coleta de dados e, assim, sejam sugeridas eventuais intervenções. Dessa forma, é necessário que a pauta avaliada seja apresentada ao grupo antes da realização do trabalho de campo.
AULA 3
Investigação no supermercado | 35 minutos
Essa aula ficará destinada à realização do trabalho de campo no mercado ou supermercado. 
Ao chegar ao local, cada grupo deve procurar o produto escolhido e colher o máximo de informações sobre ele, seguindo a pauta elaborada na aula anterior e também anotando informações que não estavam previstas na pauta.
	Fica a dica!
Se algum grupo não encontrar o produto escolhido, poderá buscar algum outro que tenha uma embalagem semelhante. 
Recomendação: É muito importante que o(a) Professor(a) não vá sozinho(a) a campo com os(as) alunos(as), pois o grupo pode se dispersar. A sugestão é que cada grupo seja acompanhado por um adulto. Portanto, convide outros Professores(as), funcionários(as) da escola e/ou pais para acompanhar o trabalho de campo, se possível.
 
Conversa sobre o trabalho de campo | 15 minutos
Aproveite os minutos finais dessa atividade para os grupos trocarem impressões sobre o que aprenderam durante o trabalho de campo e sobre os dados coletados.
 
3. Solucionar
AULA 4
Investigando embalagens | 50 minutos
Organize com a turma uma pesquisa na internet sobre soluções possíveis para embalar, transportar e vender os alimentos investigados sem que os resíduos se transformem em lixo.
Essa pesquisa pode ser feita em grupos ou centrada no(a) Professor(a), dependendo da disponibilidade de computadores ou tablets.
Recomendação:  Lembre-se que as soluções podem ser embalagens biodegradáveis, retornáveis e recicláveis, mas também que podem eliminar o uso de embalagens em alguns casos. 
AULA 5
Preparação
A busca por embalagens que geram zero-lixo será feita na forma de construção de protótipo (prototipagem). Para isso, antes da aula, separe os materiais necessários para que os grupos possam criar. 
Prototipagem de soluções | 50 minutos
Retome o desafio antes de começar a prototipagem:
Que tipos de embalagem permitiriam o transporte e a conservação dos alimentos de forma a não haver desperdício nem lixo no processo?
Proponha à turma a criação de protótipos (lembre-se de explicar o que é um protótipo) para as propostas sobre como o produto escolhido poderia ser consumido sem gerar lixo no processo de transporte, venda, compra e descarte dos resíduos.
Tenha em mente as seguintes possibilidades para enriquecer o trabalho dos grupos:
· O alimento pode ser adquirido diretamente pelo consumidor, ou produzido próximo, em uma horta ou pomar, sem a necessidade de uso de embalagem.
· O consumidor pode usar uma embalagem própria para comprar o alimento, como na venda a granel, na qual o consumidor leva o próprio pote para acondicionar o alimento.
· A embalagem pode ser utilizada mais de uma vez para o mesmo alimento, como as garrafas retornáveis de bebidas.
· As embalagens para transporte de alimentos podem ser padronizadas e, assim, utilizadas por diversos alimentos em diferentes meios de transporte.
· A embalagem poderá ser feita somente de material que pode ser reutilizado, reciclável ou compostável. Sendo a matéria-prima proveniente de fonte reciclável.
· A embalagem pode ser do tipo refil, que o consumidor compra para repor o conteúdo de outra embalagem que ficou em casa.
· As embalagens podem ser produzidas com materiais que podem ser descartados em composteiras domésticas, favorecendo a ciclagem de nutrientes na própria residência.
· Caso não seja possível nenhuma das opções anteriores, observe se todas as partes da embalagem podem ser recicladas. 
Recomendação: Explique que, para montar o protótipo, os grupos deverão buscar uma forma de criar uma miniatura fictícia da solução pensada e que, na hora de apresentar o resultado, eles precisarão explicar como foi concebido o protótipo, como deveria ser utilizado e por que a solução resolveria o desafio. 
A solução deverá envolver as diferentes etapas: transporte, venda, compra e destinação dos resíduos. Pensando desde as caixas que serão usadas para transportar uma quantidade maior de produtos do fabricante até o mercado, e também como serão vendidos individualmente, e depois do uso o que será feito dos resíduos. 
Explique que, na aula seguinte, eles vão usar esse protótipo para simular como os produtos circulam nas diferentes etapas.  
Para preparar a dinâmica da aula seguinte, eles deverão identificar e anotar quais são os atores envolvidos no processo de transporte, venda, compra e destinação dos resíduos de seu produto. 
	Fica a dica!
Permita a circulação dos(as) estudantes entre os grupos de criação. A ideia é que a experiência propicie a troca de ideias e colaboração. 
4. Compartilhar
AULA 6
Vivenciando os protótipos | 30 minutos
Na última aula será feita uma dinâmica em que os grupos poderão apresentar seus protótipos uns aos outros e contar um pouco sobre como foi o processo de criação.
Essa atividade será feita da seguinte forma:
1. Cada grupo escolhe um(a) representante para mostrar aos outros grupos o resultado do trabalho
2. Em seguida, o(a) aluno(a) escolhido de cada grupo permanece no lugar, enquanto o restante do grupo segue para encontrar um(a) representante de outro grupo. 
3. Então o(a) representante faz a mediação de uma brincadeira, na qual cada membro do outro grupo é um ator do processo: uma pessoa representa o transportador, outra o vendedor da loja, outra o consumidor, entre outros atores envolvidos no processo. Se algum(a) aluno(a) não tiver um papel, ficará como observador(a).
4. Aí o protótipo (ou os protótipos) vai circular entre esses atores, simulando o que aconteceria se a solução do grupo fosse posta em prática. 
Essa dinâmica poderá ser feita apenas uma vez ou até os(as) alunos(as) circularem e conhecerem o trabalho de todos os outros grupos. No final do processo, e se o(a) Professor(a) achar adequado, poderá haver uma votação para escolha do melhor protótipo.
Reflexão final | 20 minutos
Por fim, faça uma grande roda e peça para os(as) alunos(as) comentarem o que acharam das soluções que foram pensadas, se resolveram o desafio, se são possíveis de realizar, entre outras reflexões. 
	Avaliação
Observar a participação dos(as) estudantes nas diferentes etapas: se eles(as) colaboraram na etapa de investigação com as pesquisas, assim como no trabalho de campo; se houve cooperação na etapa de solução e comunicação na apresentação dos trabalhos.
A produção dos protótipos servirá de instrumento de avaliação, visto que as ideias apresentadas pelos grupos vão refletir na assimilação dos conhecimentos adquiridos ao longo da Sequência Didática.
 
REFERÊNCIAS 
Vídeos:
A Economia Circular: repensando o progresso
https://www.youtube.com/watch?v=OWxy4PXq2pY
Meet the people rethinking ownership
https://www.youtube.com/watch?v=oOKpymOgqWw
ONG Global Footprint Network calcula a Pegada Ecológica da humanidade.
https://www.youtube.com/watch?v=SD4zArzv96s
Meet the peoplerethinking ownership
https://www.youtube.com/watch?v=oOKpymOgqWw
Sites:
Circular Economy - UK, USA, Europe, Asia & South America - The Ellen MacArthur Foundation
https://www.ellenmacarthurfoundation.org/
The Circular Design Guide
https://www.circulardesignguide.com/
New Plastics Economy - The Future Of Plastics - New Plastics Economy
https://www.newplasticseconomy.org/
Circulate News -Medium
https://medium.com/circulatenews
Ideia Circular - Design e Economia Circular no Brasil
https://www.ideiacircular.com/
Textos e documentos:
O que é Cradle to Cradle?
https://www.ideiacircular.com/o-que-e-cradle-to-cradle
O que é Economia Circular?
https://www.ideiacircular.com/economia-circular/
Regenerative agriculture: how it works on the ground
https://medium.com/circulatenews/regenerative-agriculture-how-to-grow-food-for-a-healthy-planet-9a5f637c0f3e
Cidades e Economia Circular dos alimentos
https://www.ellenmacarthurfoundation.org/assets/downloads/Cidades-e-Economia-Circular-dos-Alimentos.pdf
Cidades e Economia Circular dos alimentos - Resumo executivo
https://www.ellenmacarthurfoundation.org/assets/downloads/Cidades-e-Economia-Circular-dos-Alimentos_Resumo-Executivo.pdf
Evolução da indústria de alimentos e bebidas no Brasil
https://alimentosprocessados.com.br/industria-evolucao-industria-de-alimentos-e-bebidas-no-brasil.php
12 benefícios da horta urbana
http://www.ecoeficientes.com.br/os-12-principais-beneficios-de-cultivar-alimentos-nas-cidades/
Pedagogia da Terra e Cultura de Sustentabilidade
http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502005000200002
História e Origem das Feiras
https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-das-feiras/
Rethinking Packaging
https://www.ellenmacarthurfoundation.org/assets/downloads/Reuse.pdf
Projeto
Alimentação, Saúde e Higiene
Prof. Dessire Fernandes Saldanha
OBJETIVO GERAL:
·         Reconhecer os diferentes tipos de alimentos, desenvolvendo os sentidos, estimulando  a linguagem oral e visual.
·         Reconhecer a importância de ingerir alimentos saudáveis e higienizados para sua própria saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Incentivar aos bons hábitos alimentares;
·         Incentivar hábitos de higiene, como lavar as mãos, escovar dentes, tomar banho, entre outros.
·         Identificar as preferências alimentar dos alunos;
·         Conscientizar os alunos sobre a importância de nos alimentamos;
·         Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde dando ênfase aos alimentos saudáveis e a higienização dos alimentos.
·         Identificar cores, texturas e os diferentes sabores dos alimentos.
·         Reconhecer que o corpo suja, e que há necessidade de higiene diária.
Conteúdos Curriculares
1. Linguagem oral e escrita
• Registro da canção ( A Sopa do Neném)  para visualização das palavras.
• Contagem de letras e palavras; discriminação de letras e sons, palavras e frases (acompanhamento com dedos para o desenvolvimento da leitura de ajuste).
• Produção de cartazes com as palavras das músicas e seu respectivo desenho.
• Registro de receitas com alimentos.
• Associar desenhos a canção ( A Sopa do Neném).
• Leitura e representação do livro “A Cesta da dona Maricota”
· Sequencia alfabética.
• Brincadeiras com as vogais.
2. Alfabetização matemática
• Contagem com a cesta de alimentos “ A Cesta da Dona Maricota”.
• Estudos das cores e texturas dos alimentos.
• Noção de formas relacionando com alguns alimentos. Ex.: tomate – círculo; cenoura – triângulo, pão de forma - quadrado.
• Noções de lateralidade: dentro e fora; longe e perto; em cima e embaixo; ao lado.
• Sequencias numéricas.
3. Artes visuais
• Explorar cores e  formas.
• Modelagem dos ingredientes da SOPA.
· Carimbos feitos de batatas.
· Releitura da obra “Maçã” de Romero Brito.
4. Natureza e Sociedade
• Percepção das diferenças de sabores, odores, cores, texturas, formas e tamanhos na degustação dos alimentos.
· Incentivar o hábito de uma alimentação saudável.
5. Movimento
• Brincadeiras na roda cantada, dramatizando a música.
• Circuito com alimentos, passear no bosque e levar sua sacola.
• Preparando um prato saudável: higienizar, cortar e montar o prato.
• Com a massa de modelar, reproduzir as formas das frutas, verduras e legumes.
6. Identidade e autonomia
• Durante todo o projeto, será valorizada a postura, as atitudes adequadas, os momentos de higiene e o cuidado com o meio ambiente.
7. Música
• Melodia, letra e ritmo da canção “SOPA”, do grupo Palavra Cantada.
· Músicas da rotina dos alunos.
ATIVIDADES PREVISTAS:
·         Experimentar diversos alimentos e receitas em sala de aula;
·         Confeccionar cartazes e registros; ( cores e sabores) (alimentos saudáveis e não saudáveis)...
·         Trabalhar com diversos alimentos de plástico;
·         Rodas de conversas;
·         Rodinhas com músicas sobre alimentação;
·         Histórias que envolvam alimentação;
·         Estimular as crianças a observarem as cores dos alimentos e suas texturas, ex. purê de batata, mostrar a batata crua e depois cozida, etc...;
·         Conscientizar que alguns alimentos são provenientes ou derivados de animais;
·         Destacar os quatro tipos de sabores como doce, salgado, azedo e amargo
·         Destacar os grupos alimentares ( frutas, verduras, grãos, carnes e derivados, gorduras e doces);
·         Pinturas diversas.
CULMINÂCIA DO PROJETO
Realizar um piquenique com os alunos na escola.
Videos :
A sopa do neném ( Palavra Cantada), Bolacha de água e sal( Palavra Cantada),  A hora da refeição (Patati & Patatá), etc...
Video: A Sopa do Nenêm http://www.youtube.com/watch?v=j7arlpPAQ7w
Video: Bolacha de Água e Sal http://www.youtube.com/watch?v=PuQPMnQfkZ8
Patati e Patatá http://www.youtube.com/watch?v=404OQXQOyDw&feature=related
Este é sobre higiene:
 http://www.youtube.com/watch?v=XIJI4JNyiSY
Avaliação:
 A avaliação será feita através da participação, realização das atividades e expressão oral/verbal do aluno.

Continue navegando