Buscar

Cultura popular brasileira

Prévia do material em texto

1.
	Edward Burnett Tylor (1832-1917), considerado o fundador da antropologia britânica, escreveu a primeira definição etnológica da cultura no ano de 1871. Esse feito marca o caráter de aprendizado cultural em oposição à ideia de transmissão biológica: "Tomando em seu amplo sentido etnográfico [cultura] é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualque
	1.
	Edward Burnett Tylor (1832-1917), considerado o fundador da antropologia britânica, escreveu a primeira definição etnológica da cultura no ano de 1871. Esse feito marca o caráter de aprendizado cultural em oposição à ideia de transmissão biológica: "Tomando em seu amplo sentido etnográfico [cultura] é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade" (LARAIA, 2006). Sobre cultura, seus significados e importâncias, analise as sentenças a seguir:
I- Estudar cultura contribui para a compreensão dos processos de transformação porque passam as sociedades.
II- É fundamental entender os significados de uma realidade cultural de determinados grupos culturais.
III- É um processo estático e limitado geograficamente, limitada a uma sociedade e região.
IV- Hierarquizar a cultura torna-se um processo impossível, as diferentes culturas surgem em momentos históricos diferentes e possuem importância.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 19. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	2.
	O uso de ervas, frutas e raízes são muito comuns na população, e algumas receitas são passadas de geração em geração. Muitas dessas receitas têm instigado muitos laboratórios na descoberta e fabricação de remédios. O Brasil tem uma grande flora, portanto a quantidade disponível de remédio natural é imensa. Com relação aos métodos mais comuns para se preparar as ervas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Xarope.
II- Cataplasma.
III- Suco.
IV- Maceração.
(    ) Ferve-se a água com açúcar com uma medida de suco de planta ou fruta e permanece fervendo.
(    ) Rala a planta e acrescenta mandioca, fazendo uma papa, com um pano limpo coloca-se sobre a área machucada.
(    ) Coloca as ervas, as raízes ou as frutas de molho, com água fria, álcool, vinagre, óleo ou cachaça.
(    ) Pode bater no liquidificador ou esmagar com água.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I - IV.
	 b)
	IV - II - I - III.
	 c)
	I - II - III - IV.
	 d)
	I - II - IV - III.
	3.
	Apesar de termos bebidas consumidas nacionalmente, há algumas bebidas que somente são consumidas em determinadas regiões. Analise as bebidas a seguir e relacione-as com suas características:                                            
I- Aluá.
II- Cajuína.
III- Chibé.
(   ) O refresco não é alcoólico e é obtido de forma artesanal a partir do suco de uma fruta, filtrado, clarificado e esterilizado. A cor amarelo-âmbar se deve à caramelização dos açúcares naturais da fruta. É consumida gelada.                        
(   ) É um refresco de origem indígena e baixa dosagem alcoólica, obtido da fermentação de casca de abacaxi, milho triturado ou arroz. Muito popular em diversas regiões do Brasil, a receita artesanal tem variações no preparo e tipos de ingredientes de acordo com a localidade, mas é mesmo mais comum no norte e nordeste.                  
(   ) Muito popular entre os caboclos paraenses, é considerada comida por muitos devido ao seu valor energético, semelhante ao da gemada. É feita com água e farinha de mandioca processada. Na cuia, coloca-se a farinha e em seguida a água e, depois, tradicionalmente, movimenta-se tudo da esquerda para a direita.              
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	A sequência correta é: I - II - III.
	 b)
	A sequência correta é: I - III - II.
	 c)
	A sequência correta é: II - I - III.
	 d)
	A sequência correta é: III - I - II.
	4.
	Com a chegada dos europeus ao Brasil, principalmente a partir das navegações nos séculos XV e XVI, houve um grande choque cultural no encontro com os índios nativos que viviam aqui. Os nativos possuíam um sistema cultural muito diferente dos povos europeus, o que causou grande estranhamento. Sobre os primeiros habitantes do Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os indígenas encontrados no litoral pelos portugueses eram principalmente das tribos Tupi.
(    ) Os indígenas, antes da chegada dos europeus, viviam em uma sociedade solidária, onde: todos eram donos das terras, os alimentos produzidos e caçados, bem como as tarefas, eram divididas.
(    ) Após a chegada dos portugueses, as línguas indígenas foram completamente extintas e não influenciaram a língua portuguesa falada no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - F.
	5.
	A formação cultural no Brasil se origina do choque de diversas culturas provenientes de diferentes lugares. Isso se deve muito pela maneira como o país foi povoado, bem como ao seu desenvolvimento econômico e exploração dos recursos naturais. Com relação à formação cultural do povo brasileiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura do povo brasileiro é o resultado de uma miscigenação étnica e cultural, principalmente dos povos indígenas, africanos e europeus.
(    ) O Brasil foi explorado primeiramente pelo litoral, depois pelo interior do Sudeste e do Nordeste e, por último, as regiões Norte e Sul.
(    ) Os indígenas, antes da chegada dos europeus, viviam em uma sociedade solidária, em que todos eram donos das terras e os alimentos produzidos e caçados, bem como as tarefas eram divididas.
(    ) O europeu, na colonização e exploração do Brasil, seguia uma linha capitalista de exploração das novas terras e, para tal, utilizou-se do "cunhadismo".
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	6.
	Em 1972, a Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (Unesco) criou a Convenção do Patrimônio Mundial. O objetivo foi incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade. São patrimônios culturais: obras arquitetônicas, de escultura ou de pintura monumentais de caráter arqueológico, construções cuja característica arquitetônica tem valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência e obras isoladas ou conjugadas do homem e da natureza, com valor excepcional do ponto de vista histórico, estético, etnológico ou antropológico. Sobre os patrimônios históricos do Brasil, referente à sigla IPHAN, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Instituto de Perpetuação Histórica da Arte Nacional.
	 b)
	Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
	 c)
	Instituto do Patrimônio da História e da Arte Nacional.
	 d)
	Instituto Patrimonial da História e Arte Nacional.
	7.
	A música do Brasil tem por base o amálgama dos elementos melódicos procedentes de Portugal, a rítmica própria de diversas regiões da África e ainda a contribuição ameríndia. Com base nos conhecimentos sobre música brasileira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A chegada portuguesa impediu o desenvolvimento das artes ao suprimir práticas musicais indígenas e africanas.
(    ) A contribuição dos negros para a música brasileira consistiu na rítmica heterogênea, na gama característica, nas cadências melódicas e na variedade instrumental.
(    ) O timbre anasalado do canto, alguns instrumentos e algumas danças são reflexos marcantes da cultura indígena na música brasileira.(    ) O elemento básico que forneceu orientação e estruturação à música do Brasil foi o português, com seu sistema harmônico tonal e a incorporação de diversos instrumentos europeus.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	8.
	O patrimônio cultural pode ser separado como bem de natureza material ou imaterial, que é de grande importância para a identidade brasileira. Aqui no Brasil, o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN - é o responsável por coordenar e promover o processo de valorização e preservação do patrimônio cultural, em sua extensão imaterial e material. Os bens imateriais quando são considerados de importância para a cultura do país são inscritos nos livros de registro, que são os Livros de Registro dos Saberes, das Celebrações, Formas de Expressão e dos Lugares. Com relação aos livros de registro associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Livro de Registro dos Saberes.
II- Livro de Registro das Celebrações.
III- Livro de Registro das Formas de Expressão.
IV- Livro de Registro dos Lugares.
(    ) São registradas as festas e os ritos.
(    ) Inclui os espaços que ocorrem algumas atividades e práticas, como feiras, igrejas, mercados e praças.
(    ) Ficam inscritas a comunicação e as manifestações através da música, artes plásticas e da literatura.
(    ) Neste livro, incluem-se as técnicas e o conhecimento das matérias-primas, destacando as técnicas de artesanato.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - III - I - II.
	 b)
	II - IV - III - I.
	 c)
	I - II - III - IV.
	 d)
	II - III - IV - I.
	9.
	O folclore é identificado por algumas características que dizem respeito à forma como uma sociedade lida com determinado conhecimento. A partir desta citação, identifique algumas características de um fato folclórico:
?O povo pega o fato folclórico como uma estória ou modinha, aprende, aumenta inventando, elimina o que não gosta e a estória ou modinha segue para a frente, tendo o povo como autor, pois só o que é do povo é realmente folclore? (ORTENCIO, 2004, p. 17).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ORTENCIO, Lydia. Museu do brinquedo será criado em São Paulo. 2004. Disponível em: <www.
crmariocovas.sp.gov.br/noticia.php?it=4220>. Acesso em: 30 ago. 2010.
	 a)
	Temporalidade e oralidade.
	 b)
	Funcionalidade e temporalidade.
	 c)
	Adaptabilidade e tradicionalidade.
	 d)
	Aceitação coletiva e dinamicidade.
	10.
	O termo "Cultura Popular" aponta para um "campo" de estudos com uma longa história de críticas, trocas e disputas entre pesquisadores filiados a abordagens modernas ou tradicionais pela hegemonia da área. Por tais razões, este campo não está circunscrito a uma única área de conhecimento, embora encontre grande receptividade no pensamento antropológico. Assim, pode-se pensar a cultura popular como uma "região epistemológica" privilegiada no interior das Ciências Humanas e Sociais, a qual faz fronteira com outros objetos e campos de conhecimento, ficando muita próxima das questões abordadas pelos estudos do folclore, do patrimônio cultural e da cultura nacional (ROCHA, 2009, p. 219-220). Sobre a cultura popular, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROCHA, Gilmar. Cultura popular: do folclore ao patrimônio. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 14, n. 1, p. 218-236, 2009.
	 a)
	É possível buscar uma identidade de ouro da cultura popular, um cânone a ser seguido.
	 b)
	A cultura popular destaca-se por estar sempre em transformação e ter um aspecto híbrido e colaborativo.
	 c)
	As culturas populares conseguem ser, atualmente, prósperas e, ao mesmo tempo, puras.
	 d)
	O popular é vivido pelos agentes sociais como uma manutenção melancólica das tradições.
	11.
	(ENADE, 2017) Misturas, hiatos e tensões constituem a africanidade inerente à cultura brasileira. Por um lado, a transposição forçada de africanos ao Brasil para serem escravizados, entre os séculos XVI e XIX, determinou rupturas diversas e uma complexidade social que são ainda hoje bastante perceptíveis. Por outro lado, a participação deles e de seus descendentes na construção da sociedade brasileira tem gerado entrelaçamentos culturais que são observáveis em quase todos os domínios sociais. Vídeos, performances colaborativas e instalações multimídias são os meios mais frequentes de intervenção do artista baiano Marcondes Dourado, que aborda tópicos de religião, carnaval, sexo, gênero, trabalho, história e, consequentemente, política, que atravessam e são perpassados pela questão afro-brasileira.
Considerando as informações apresentadas e a imagem que retrata a performance Lavagem da Capela do Mam, de Marcondes Dourado, avalie as afirmações a seguir:
I- A obra de Marcondes Dourado está em sintonia com os princípios da arte contemporânea e com o reconhecimento da presença dos afrodescendentes na composição da cultura brasileira.
II- Em sua obra, Marcondes Dourado apresenta apropriações simbólicas da religiosidade
afro-brasileira, transformadas em um universo plástico simbólico.
III- A relevância artística da obra de Marcondes Dourado deve-se às políticas públicas afirmativas para afrodescendentes, crescentes nos últimos anos no Brasil.
É correto o que se afirma em:
FONTE DA IMAGEM: http://www.buala.org. Acesso em: 8 jul. 2017 (adaptado).
	
	 a)
	I e III, apenas.
	 b)
	II, apenas.
	 c)
	III, apenas.
	 d)
	I e II, apenas.
	12.
	Mais do que um produto alienado e alienante, servido para o deleite fácil de massas musicalmente burras e politicamente perigosas, a história da música popular no século XX revela um rico processo de luta e conflito estético e ideológico. Neste processo, "os vários elementos que formam a música popular foram tema de discussões (formais e informais), alvo de políticas culturais (estatais ou não), foco de apreciações e apropriações diferentes, objeto de formatações tecnológicas e comerciais" (NAPOLITANO, 2002, p. 19). Sobre a história da música popular no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
	 a)
	No início do século XX, os gêneros que predominavam nas festas carnavalescas brasileiras eram o samba e a marchinha.
	 b)
	A música de Carnaval adquiriu características próprias em diferentes regiões do país, como é o caso do lundu, em Manaus.
	 c)
	O movimento Jovem Guarda destacou-se na década de 1960 e tinha como uma de suas inspirações a música regional brasileira.
	 d)
	A Tropicália foi um movimento vanguardista que rompeu com elementos tradicionais da música popular brasileira e baseava-se nas ideias do Manifesto Pau Brasil.
r outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade" (LARAIA, 2006). Sobre cultura, seus significados e importâncias, analise as sentenças a seguir:
I- Estudar cultura contribui para a compreensão dos processos de transformação porque passam as sociedades.
II- É fundamental entender os significados de uma realidade cultural de determinados grupos culturais.
III- É um processo estático e limitado geograficamente, limitada a uma sociedade e região.
IV- Hierarquizar a cultura torna-se um processo impossível, as diferentes culturas surgem em momentos históricos diferentes e possuem importância.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 19. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	2.
	O uso de ervas, frutas e raízes são muito comuns na população, e algumas receitas são passadas de geração em geração. Muitas dessas receitas têm instigado muitos laboratórios na descoberta e fabricação de remédios. O Brasil tem uma grande flora, portanto a quantidade disponível de remédio natural é imensa.Com relação aos métodos mais comuns para se preparar as ervas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Xarope.
II- Cataplasma.
III- Suco.
IV- Maceração.
(    ) Ferve-se a água com açúcar com uma medida de suco de planta ou fruta e permanece fervendo.
(    ) Rala a planta e acrescenta mandioca, fazendo uma papa, com um pano limpo coloca-se sobre a área machucada.
(    ) Coloca as ervas, as raízes ou as frutas de molho, com água fria, álcool, vinagre, óleo ou cachaça.
(    ) Pode bater no liquidificador ou esmagar com água.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I - IV.
	 b)
	IV - II - I - III.
	 c)
	I - II - III - IV.
	 d)
	I - II - IV - III.
	3.
	Apesar de termos bebidas consumidas nacionalmente, há algumas bebidas que somente são consumidas em determinadas regiões. Analise as bebidas a seguir e relacione-as com suas características:                                            
I- Aluá.
II- Cajuína.
III- Chibé.
(   ) O refresco não é alcoólico e é obtido de forma artesanal a partir do suco de uma fruta, filtrado, clarificado e esterilizado. A cor amarelo-âmbar se deve à caramelização dos açúcares naturais da fruta. É consumida gelada.                        
(   ) É um refresco de origem indígena e baixa dosagem alcoólica, obtido da fermentação de casca de abacaxi, milho triturado ou arroz. Muito popular em diversas regiões do Brasil, a receita artesanal tem variações no preparo e tipos de ingredientes de acordo com a localidade, mas é mesmo mais comum no norte e nordeste.                  
(   ) Muito popular entre os caboclos paraenses, é considerada comida por muitos devido ao seu valor energético, semelhante ao da gemada. É feita com água e farinha de mandioca processada. Na cuia, coloca-se a farinha e em seguida a água e, depois, tradicionalmente, movimenta-se tudo da esquerda para a direita.              
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	A sequência correta é: I - II - III.
	 b)
	A sequência correta é: I - III - II.
	 c)
	A sequência correta é: II - I - III.
	 d)
	A sequência correta é: III - I - II.
	4.
	Com a chegada dos europeus ao Brasil, principalmente a partir das navegações nos séculos XV e XVI, houve um grande choque cultural no encontro com os índios nativos que viviam aqui. Os nativos possuíam um sistema cultural muito diferente dos povos europeus, o que causou grande estranhamento. Sobre os primeiros habitantes do Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os indígenas encontrados no litoral pelos portugueses eram principalmente das tribos Tupi.
(    ) Os indígenas, antes da chegada dos europeus, viviam em uma sociedade solidária, onde: todos eram donos das terras, os alimentos produzidos e caçados, bem como as tarefas, eram divididas.
(    ) Após a chegada dos portugueses, as línguas indígenas foram completamente extintas e não influenciaram a língua portuguesa falada no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - F.
	5.
	A formação cultural no Brasil se origina do choque de diversas culturas provenientes de diferentes lugares. Isso se deve muito pela maneira como o país foi povoado, bem como ao seu desenvolvimento econômico e exploração dos recursos naturais. Com relação à formação cultural do povo brasileiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura do povo brasileiro é o resultado de uma miscigenação étnica e cultural, principalmente dos povos indígenas, africanos e europeus.
(    ) O Brasil foi explorado primeiramente pelo litoral, depois pelo interior do Sudeste e do Nordeste e, por último, as regiões Norte e Sul.
(    ) Os indígenas, antes da chegada dos europeus, viviam em uma sociedade solidária, em que todos eram donos das terras e os alimentos produzidos e caçados, bem como as tarefas eram divididas.
(    ) O europeu, na colonização e exploração do Brasil, seguia uma linha capitalista de exploração das novas terras e, para tal, utilizou-se do "cunhadismo".
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	6.
	Em 1972, a Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (Unesco) criou a Convenção do Patrimônio Mundial. O objetivo foi incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade. São patrimônios culturais: obras arquitetônicas, de escultura ou de pintura monumentais de caráter arqueológico, construções cuja característica arquitetônica tem valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência e obras isoladas ou conjugadas do homem e da natureza, com valor excepcional do ponto de vista histórico, estético, etnológico ou antropológico. Sobre os patrimônios históricos do Brasil, referente à sigla IPHAN, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Instituto de Perpetuação Histórica da Arte Nacional.
	 b)
	Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
	 c)
	Instituto do Patrimônio da História e da Arte Nacional.
	 d)
	Instituto Patrimonial da História e Arte Nacional.
	7.
	A música do Brasil tem por base o amálgama dos elementos melódicos procedentes de Portugal, a rítmica própria de diversas regiões da África e ainda a contribuição ameríndia. Com base nos conhecimentos sobre música brasileira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A chegada portuguesa impediu o desenvolvimento das artes ao suprimir práticas musicais indígenas e africanas.
(    ) A contribuição dos negros para a música brasileira consistiu na rítmica heterogênea, na gama característica, nas cadências melódicas e na variedade instrumental.
(    ) O timbre anasalado do canto, alguns instrumentos e algumas danças são reflexos marcantes da cultura indígena na música brasileira.
(    ) O elemento básico que forneceu orientação e estruturação à música do Brasil foi o português, com seu sistema harmônico tonal e a incorporação de diversos instrumentos europeus.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	8.
	O patrimônio cultural pode ser separado como bem de natureza material ou imaterial, que é de grande importância para a identidade brasileira. Aqui no Brasil, o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN - é o responsável por coordenar e promover o processo de valorização e preservação do patrimônio cultural, em sua extensão imaterial e material. Os bens imateriais quando são considerados de importância para a cultura do país são inscritos nos livros de registro, que são os Livros de Registro dos Saberes, das Celebrações, Formas de Expressão e dos Lugares. Com relação aos livros de registro associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Livro de Registro dos Saberes.
II- Livro de Registro das Celebrações.
III- Livro de Registro das Formas de Expressão.
IV- Livro de Registro dos Lugares.
(    ) São registradas as festas e os ritos.
(    ) Inclui os espaços que ocorrem algumas atividades e práticas, como feiras, igrejas, mercados e praças.
(    ) Ficam inscritas a comunicação e as manifestações através da música, artes plásticas e da literatura.
(    ) Neste livro, incluem-se as técnicas e o conhecimento das matérias-primas, destacando as técnicas de artesanato.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - III - I - II.
	 b)
	II - IV - III - I.
	 c)
	I - II - III - IV.
	 d)
	II - III - IV - I.
	9.
	O folclore é identificado por algumas características que dizem respeito à forma como uma sociedade lida com determinado conhecimento. A partir desta citação, identifique algumas características de um fato folclórico:
?O povo pega o fato folclórico como uma estória ou modinha, aprende, aumenta inventando, elimina o que não gosta e a estória oumodinha segue para a frente, tendo o povo como autor, pois só o que é do povo é realmente folclore? (ORTENCIO, 2004, p. 17).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ORTENCIO, Lydia. Museu do brinquedo será criado em São Paulo. 2004. Disponível em: <www.
crmariocovas.sp.gov.br/noticia.php?it=4220>. Acesso em: 30 ago. 2010.
	 a)
	Temporalidade e oralidade.
	 b)
	Funcionalidade e temporalidade.
	 c)
	Adaptabilidade e tradicionalidade.
	 d)
	Aceitação coletiva e dinamicidade.
	10.
	O termo "Cultura Popular" aponta para um "campo" de estudos com uma longa história de críticas, trocas e disputas entre pesquisadores filiados a abordagens modernas ou tradicionais pela hegemonia da área. Por tais razões, este campo não está circunscrito a uma única área de conhecimento, embora encontre grande receptividade no pensamento antropológico. Assim, pode-se pensar a cultura popular como uma "região epistemológica" privilegiada no interior das Ciências Humanas e Sociais, a qual faz fronteira com outros objetos e campos de conhecimento, ficando muita próxima das questões abordadas pelos estudos do folclore, do patrimônio cultural e da cultura nacional (ROCHA, 2009, p. 219-220). Sobre a cultura popular, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROCHA, Gilmar. Cultura popular: do folclore ao patrimônio. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 14, n. 1, p. 218-236, 2009.
	 a)
	É possível buscar uma identidade de ouro da cultura popular, um cânone a ser seguido.
	 b)
	A cultura popular destaca-se por estar sempre em transformação e ter um aspecto híbrido e colaborativo.
	 c)
	As culturas populares conseguem ser, atualmente, prósperas e, ao mesmo tempo, puras.
	 d)
	O popular é vivido pelos agentes sociais como uma manutenção melancólica das tradições.
	11.
	(ENADE, 2017) Misturas, hiatos e tensões constituem a africanidade inerente à cultura brasileira. Por um lado, a transposição forçada de africanos ao Brasil para serem escravizados, entre os séculos XVI e XIX, determinou rupturas diversas e uma complexidade social que são ainda hoje bastante perceptíveis. Por outro lado, a participação deles e de seus descendentes na construção da sociedade brasileira tem gerado entrelaçamentos culturais que são observáveis em quase todos os domínios sociais. Vídeos, performances colaborativas e instalações multimídias são os meios mais frequentes de intervenção do artista baiano Marcondes Dourado, que aborda tópicos de religião, carnaval, sexo, gênero, trabalho, história e, consequentemente, política, que atravessam e são perpassados pela questão afro-brasileira.
Considerando as informações apresentadas e a imagem que retrata a performance Lavagem da Capela do Mam, de Marcondes Dourado, avalie as afirmações a seguir:
I- A obra de Marcondes Dourado está em sintonia com os princípios da arte contemporânea e com o reconhecimento da presença dos afrodescendentes na composição da cultura brasileira.
II- Em sua obra, Marcondes Dourado apresenta apropriações simbólicas da religiosidade
afro-brasileira, transformadas em um universo plástico simbólico.
III- A relevância artística da obra de Marcondes Dourado deve-se às políticas públicas afirmativas para afrodescendentes, crescentes nos últimos anos no Brasil.
É correto o que se afirma em:
FONTE DA IMAGEM: http://www.buala.org. Acesso em: 8 jul. 2017 (adaptado).
	
	 a)
	I e III, apenas.
	 b)
	II, apenas.
	 c)
	III, apenas.
	 d)
	I e II, apenas.
	12.
	Mais do que um produto alienado e alienante, servido para o deleite fácil de massas musicalmente burras e politicamente perigosas, a história da música popular no século XX revela um rico processo de luta e conflito estético e ideológico. Neste processo, "os vários elementos que formam a música popular foram tema de discussões (formais e informais), alvo de políticas culturais (estatais ou não), foco de apreciações e apropriações diferentes, objeto de formatações tecnológicas e comerciais" (NAPOLITANO, 2002, p. 19). Sobre a história da música popular no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
	 a)
	No início do século XX, os gêneros que predominavam nas festas carnavalescas brasileiras eram o samba e a marchinha.
	 b)
	A música de Carnaval adquiriu características próprias em diferentes regiões do país, como é o caso do lundu, em Manaus.
	 c)
	O movimento Jovem Guarda destacou-se na década de 1960 e tinha como uma de suas inspirações a música regional brasileira.
	 d)
	A Tropicália foi um movimento vanguardista que rompeu com elementos tradicionais da música popular brasileira e baseava-se nas ideias do Manifesto Pau Brasil.

Continue navegando