Logo Passei Direto
Buscar

Simulado_IBFC

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Prova: IBFC - 2018 - SEPLAG-SE - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (nível superior) Leia os textos (1) e (2) das músicas a seguir:
Analisando sintaticamente ambos os textos, quanto aos termos destacados podemos afirmar que:
I. Se equivalem sintaticamente.
II. Não se equivalem, pois “amor e querida” não podem ser considerados sujeitos nucleares dentro do contexto que estão inseridos.
III. Estão descolados sintaticamente da oração, não pertencem ao sujeito ou predicado e servem para chamar, ou seja, invocar o receptor da mensagem.
IV. São considerados apenas acessórios da oração, complementos que não são utilizados como integrantes, ou seja, não participam como essenciais para o esclarecimento da oração.
a) II, apenas.
b) IV, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I e IV, apenas.

Leia o fragmento do texto: “Acredita-se que o ebola se propague em longas distâncias ao ser levado por morcegos, que podem hospedar o vírus sem morrer. Assim, ele infecta outros animais com os quais os mamíferos voadores compartilham árvores, como os macacos. Frequentemente se propaga para os humanos através de carne infectada. A geografia remota e extensa do Congo lhe dá uma vantagem com relação a outras zonas, já que os surtos costumam ser localizados e são relativamente fáceis de isolar.”
A partir do texto, leia as afirmativas interpretadas gramaticalmente a seguir:
I. É afirmada a indeterminação do sujeito, ao se apresentar o verbo acreditar em terceira pessoa, acompanhado do pronome SE.
II. Há a participação do sujeito composto ao lermos no texto, uma geografia remota e extensa do Congo.
III. O advérbio de modo está presente quando é classificado o modo que se propaga a doença para os seres humanos.
IV. Ao dizer ’’frequentemente”, se faz a classificação do tempo necessário para que a enfermidade acometa os seres humanos por intermédio da carne infectada.
a) I e III, apenas.
b) II e III, apenas.
c) IV, apenas.
d) II e IV, apenas.

Leia com atenção o poema de Gregório de Matos:
Quanto à tipologia textual usada pelo escritor analise as afirmativas a seguir:
I. É uma descrição, por relatar as características de um local.
II. É uma dissertação, por analisar e interpretar dados reais sobre a cidade de Sergipe Del Rei.
III. É apenas a definição de uma linda cidade aos olhos do poeta.
IV. É uma exposição, são apresentadas informações sobre assuntos e fatos específicos; expõe ideias; explica; avalia; reflete.
a) I e IV, apenas.
b) I, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) III apenas.

Leia o fragmento textual: “Os conhecimentos produzidos na área de políticas públicas vêm sendo largamente utilizado por pesquisadores, políticos e administradores que lidam com problemas públicos em diversos setores de intervenção e nas mais diferentes áreas: ciência política, sociologia, economia, administração pública, direito etc.[i] Vêm sendo utilizado tanto no que diz respeito à implementação e a avaliação das políticas públicas, quanto no que diz respeito a abordagens que destacam o papel das ideias e do conhecimento neste processo[ii].”
As palavras destacadas estão morfologicamente classificadas, respectivamente e conforme os preceitos da norma culta. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A) conjunção; advérbio; verbo; verbo.
B) conjunção; adjetivo; advérbio; verbo.
C) preposição; adjetivo; substantivo feminino; verbo.
D) preposição; advérbio; advérbio; verbo.

Considere os textos: 1. “... a riqueza provoca um tipo de consumo “ostentatório”, comprando que serviam apenas para demonstrar o status dos ricos. [...] Esse consumo provoca a imitação dos pobres, que por sua vez, passavam, dentro das suas possibilidades, a consumir objetos desnecessários, mas que lhe davam aparência de “classe superior" (José Chiavenato). 2. “Eu me utilizo de todos os meios da Sociedade de consumo, penetro no Sistema, mas como um veneno” (Raul Seixas)
Ao compará-los, é correto afirmar:
I. Na atualidade os bens de consumo são o equilíbrio físico e mental necessários para toda a sociedade.
II. Há um consumo irresponsável de bens, sobretudo em artigos de pouca necessidade.
III. As palavras “ostentatório” e “veneno” servem para definir o que representa o consumismo no mundo atual.
IV. O consumismo é necessário pela importância da produtividade industrial no mundo moderno a menos que ultrapasse os limites da classe menos favorecida.
a) I e III, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II e IV, apenas.

Leia com atenção o fragmento do livro Mensagem, de Fernando Pessoa: “Há em mim fenômenos de abulia que a histeria, propriamente dita, não enquadra no registo dos seus sintomas. Seja como for, a origem mental dos heterônimos está na minha tendência orgânica e constante para a despersonalização e para simulação. Estes fenômenos - felizmente para mim e para outros - mentalizaram-se em mim; quero dizer, não se manifestam na minha vida prática, exterior e de contato com os outros; fazem explosão para dentro e vivo-os eu a sós comigo. Se eu fosse mulher - na mulher os fenômenos histéricos rompem em ataques e cousas parecidas - cada poema de Álvaro de Campos (o mais histericamente histérico de mim) seria um alarme para vizinhança. Mas sou homem - e nos homens a histeria assume aspectos mentais: assim tudo acaba em silêncio e poesia...”
Assinale a alternativa incorreta:
A) É possível observar que o poeta era perseguido por uma espécie de consciência do seu estado psíquico.
B) É algo tão íntimo, que está dentro dele, vive com ele e se manifesta de maneiras diferentes unicamente em seu interior.
C) Ele se diz ser seus heterônimos e confessa o assombro que causaria a outros, caso fosse mulher.
D) O mal que o acomete, a ele mesmo nada podia fazer, porém ao se exteriorizar os danos morais e intelectuais seriam, com certeza, enormes.

Analise as afirmativas a seguir atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):
Assinale a alternativa que, respectivamente, apresenta a equência correta de cima para baixo.
( ) Renderam-se às tropas aliadas as forças germânicas de terra, mar e ar. (O núcleo do sujeito é, “forças germânicas”).
( ) Pode haver grandes shows na virada cultural. (O verbo haver tem valor existencial).
( )Precisa-se de pedreiro. (A partícula SE atua como determinante do sujeito).
( )Foram incentivados a comemorar a queda do governo. (O infinitivo não é flexionado, principalmente, em locuções verbais e verbos preposicionados).
a) V; V; F; V.
b) F; F; V; V
c) V; F; V; F.
d) V; V; F; F.

Analise o poema de Rudolf Steiner: “No coração tece o sentir Na cabeça brilha o pensar Nos membros vigora o querer Brilhocente Tecer revigorante Vigor brilhante Isto é o homem.”
Com relação à palavra “Brilhocente”:
a) Se trata da junção do verbo brilhar e o substantivo inocente.
b) É um adjunto adnominal.
c) Se trata da união do substantivo brilho e o adjetivo inocente.
d) É um neologismo.

Leia os seguintes textos: I. “Casal maduro vive os últimos capítulos de uma crise matrimonial diante dos olhos da filha mais velha, uma adolescente que está a um passo de iniciar-se na vida adulta e amorosa.” II. “Em 2017, o Papa Francisco recebeu de presente da Lamborghini uma unidade do esportivo Huracán. Trata-se de um modelo personalizado pela fabricante italiana como homenagem para o Vaticano, de quem empresta as cores da bandeira. O papa assinou o capô e resolveu colocá-lo à venda para beneficiar instituições de caridade.’’ III. “Por mais voltas que o mundo dê, um dia todos nós iremos nos encontrar em algum ponto. Um ponto pacífico, onde estaremos falando a mesma língua, bebendo o mesmo vinho, contando nossas histórias e rindo, um riso leve e sincero. Assim, estaremos prontos para percorrer juntos este longo caminho; em que simplesmente falamos de nossos dias, vendo o futuro com olhos livres.’’ Charles Chaplin. IV. “Espalhe o amor por onde você for antes de tudo, em sua própria casa. Dê amor a seus filhos, sua esposa ou seu marido, a um vizinho próximo... Não permita jamais, que alguém se aproxime de você sem viver melhor, e mais feliz. Seja a expressão viva da bondade de deus; bondade em seu rosto, bondade em seus olhos, bondade em seu sorriso, bondade em sua terna saudação
Com base na gramática de pontuação da língua culta, assinale a alternativa correta:
a) Os textos I e II apresentam pontuação incorreta ao utilizar de maneira equivocada as vírgulas.
b) Apenas o texto IV está incorreto em sua pontuação ao apresentar vírgulas gramaticalmente erradas e, também, a falta de outros fatores relevantes para o entendimento do texto.
c) Apenas o texto III apresenta a pontuação correta no que diz respeito a todos os fatores pontuais.
d) Apenas os textos II e III estão corretos em todos os fatores pontuais.

aixo para responder às questões 2 e 3 seguintes. "Sua paisagem é a mesma que a nossa: a esquina, os meios- fios, os postes. Mas ele se move em outro mapa, outro diagrama." (1º§)
O autor estabelece, argumentativamente, uma distinção inicial que é marcada pelo uso dos pronomes possessivos e revela um posicionamento discursivo. Com esses pronomes, o autor:
a) insere-se na realidade do menino de rua, sendo solidário a ele.
b) aproxima-se do leitor que teria uma realidade semelhante a dele.
c) desloca o menino de rua para a realidade dos leitores.
d) afasta-se da realidade dos leitores aos quais faz referência.

aixo para responder às questões 2 e 3 seguintes. "Sua paisagem é a mesma que a nossa: a esquina, os meios- fios, os postes. Mas ele se move em outro mapa, outro diagrama." (1º§)
O conectivo destacado no trecho relaciona ideias introduzindo o valor semântico de:
a) Explicação.
b) Conclusão.
c) Oposição.
d) Condição.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prova: IBFC - 2018 - SEPLAG-SE - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (nível superior) Leia os textos (1) e (2) das músicas a seguir:
Analisando sintaticamente ambos os textos, quanto aos termos destacados podemos afirmar que:
I. Se equivalem sintaticamente.
II. Não se equivalem, pois “amor e querida” não podem ser considerados sujeitos nucleares dentro do contexto que estão inseridos.
III. Estão descolados sintaticamente da oração, não pertencem ao sujeito ou predicado e servem para chamar, ou seja, invocar o receptor da mensagem.
IV. São considerados apenas acessórios da oração, complementos que não são utilizados como integrantes, ou seja, não participam como essenciais para o esclarecimento da oração.
a) II, apenas.
b) IV, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I e IV, apenas.

Leia o fragmento do texto: “Acredita-se que o ebola se propague em longas distâncias ao ser levado por morcegos, que podem hospedar o vírus sem morrer. Assim, ele infecta outros animais com os quais os mamíferos voadores compartilham árvores, como os macacos. Frequentemente se propaga para os humanos através de carne infectada. A geografia remota e extensa do Congo lhe dá uma vantagem com relação a outras zonas, já que os surtos costumam ser localizados e são relativamente fáceis de isolar.”
A partir do texto, leia as afirmativas interpretadas gramaticalmente a seguir:
I. É afirmada a indeterminação do sujeito, ao se apresentar o verbo acreditar em terceira pessoa, acompanhado do pronome SE.
II. Há a participação do sujeito composto ao lermos no texto, uma geografia remota e extensa do Congo.
III. O advérbio de modo está presente quando é classificado o modo que se propaga a doença para os seres humanos.
IV. Ao dizer ’’frequentemente”, se faz a classificação do tempo necessário para que a enfermidade acometa os seres humanos por intermédio da carne infectada.
a) I e III, apenas.
b) II e III, apenas.
c) IV, apenas.
d) II e IV, apenas.

Leia com atenção o poema de Gregório de Matos:
Quanto à tipologia textual usada pelo escritor analise as afirmativas a seguir:
I. É uma descrição, por relatar as características de um local.
II. É uma dissertação, por analisar e interpretar dados reais sobre a cidade de Sergipe Del Rei.
III. É apenas a definição de uma linda cidade aos olhos do poeta.
IV. É uma exposição, são apresentadas informações sobre assuntos e fatos específicos; expõe ideias; explica; avalia; reflete.
a) I e IV, apenas.
b) I, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) III apenas.

Leia o fragmento textual: “Os conhecimentos produzidos na área de políticas públicas vêm sendo largamente utilizado por pesquisadores, políticos e administradores que lidam com problemas públicos em diversos setores de intervenção e nas mais diferentes áreas: ciência política, sociologia, economia, administração pública, direito etc.[i] Vêm sendo utilizado tanto no que diz respeito à implementação e a avaliação das políticas públicas, quanto no que diz respeito a abordagens que destacam o papel das ideias e do conhecimento neste processo[ii].”
As palavras destacadas estão morfologicamente classificadas, respectivamente e conforme os preceitos da norma culta. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A) conjunção; advérbio; verbo; verbo.
B) conjunção; adjetivo; advérbio; verbo.
C) preposição; adjetivo; substantivo feminino; verbo.
D) preposição; advérbio; advérbio; verbo.

Considere os textos: 1. “... a riqueza provoca um tipo de consumo “ostentatório”, comprando que serviam apenas para demonstrar o status dos ricos. [...] Esse consumo provoca a imitação dos pobres, que por sua vez, passavam, dentro das suas possibilidades, a consumir objetos desnecessários, mas que lhe davam aparência de “classe superior" (José Chiavenato). 2. “Eu me utilizo de todos os meios da Sociedade de consumo, penetro no Sistema, mas como um veneno” (Raul Seixas)
Ao compará-los, é correto afirmar:
I. Na atualidade os bens de consumo são o equilíbrio físico e mental necessários para toda a sociedade.
II. Há um consumo irresponsável de bens, sobretudo em artigos de pouca necessidade.
III. As palavras “ostentatório” e “veneno” servem para definir o que representa o consumismo no mundo atual.
IV. O consumismo é necessário pela importância da produtividade industrial no mundo moderno a menos que ultrapasse os limites da classe menos favorecida.
a) I e III, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II e IV, apenas.

Leia com atenção o fragmento do livro Mensagem, de Fernando Pessoa: “Há em mim fenômenos de abulia que a histeria, propriamente dita, não enquadra no registo dos seus sintomas. Seja como for, a origem mental dos heterônimos está na minha tendência orgânica e constante para a despersonalização e para simulação. Estes fenômenos - felizmente para mim e para outros - mentalizaram-se em mim; quero dizer, não se manifestam na minha vida prática, exterior e de contato com os outros; fazem explosão para dentro e vivo-os eu a sós comigo. Se eu fosse mulher - na mulher os fenômenos histéricos rompem em ataques e cousas parecidas - cada poema de Álvaro de Campos (o mais histericamente histérico de mim) seria um alarme para vizinhança. Mas sou homem - e nos homens a histeria assume aspectos mentais: assim tudo acaba em silêncio e poesia...”
Assinale a alternativa incorreta:
A) É possível observar que o poeta era perseguido por uma espécie de consciência do seu estado psíquico.
B) É algo tão íntimo, que está dentro dele, vive com ele e se manifesta de maneiras diferentes unicamente em seu interior.
C) Ele se diz ser seus heterônimos e confessa o assombro que causaria a outros, caso fosse mulher.
D) O mal que o acomete, a ele mesmo nada podia fazer, porém ao se exteriorizar os danos morais e intelectuais seriam, com certeza, enormes.

Analise as afirmativas a seguir atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):
Assinale a alternativa que, respectivamente, apresenta a equência correta de cima para baixo.
( ) Renderam-se às tropas aliadas as forças germânicas de terra, mar e ar. (O núcleo do sujeito é, “forças germânicas”).
( ) Pode haver grandes shows na virada cultural. (O verbo haver tem valor existencial).
( )Precisa-se de pedreiro. (A partícula SE atua como determinante do sujeito).
( )Foram incentivados a comemorar a queda do governo. (O infinitivo não é flexionado, principalmente, em locuções verbais e verbos preposicionados).
a) V; V; F; V.
b) F; F; V; V
c) V; F; V; F.
d) V; V; F; F.

Analise o poema de Rudolf Steiner: “No coração tece o sentir Na cabeça brilha o pensar Nos membros vigora o querer Brilhocente Tecer revigorante Vigor brilhante Isto é o homem.”
Com relação à palavra “Brilhocente”:
a) Se trata da junção do verbo brilhar e o substantivo inocente.
b) É um adjunto adnominal.
c) Se trata da união do substantivo brilho e o adjetivo inocente.
d) É um neologismo.

Leia os seguintes textos: I. “Casal maduro vive os últimos capítulos de uma crise matrimonial diante dos olhos da filha mais velha, uma adolescente que está a um passo de iniciar-se na vida adulta e amorosa.” II. “Em 2017, o Papa Francisco recebeu de presente da Lamborghini uma unidade do esportivo Huracán. Trata-se de um modelo personalizado pela fabricante italiana como homenagem para o Vaticano, de quem empresta as cores da bandeira. O papa assinou o capô e resolveu colocá-lo à venda para beneficiar instituições de caridade.’’ III. “Por mais voltas que o mundo dê, um dia todos nós iremos nos encontrar em algum ponto. Um ponto pacífico, onde estaremos falando a mesma língua, bebendo o mesmo vinho, contando nossas histórias e rindo, um riso leve e sincero. Assim, estaremos prontos para percorrer juntos este longo caminho; em que simplesmente falamos de nossos dias, vendo o futuro com olhos livres.’’ Charles Chaplin. IV. “Espalhe o amor por onde você for antes de tudo, em sua própria casa. Dê amor a seus filhos, sua esposa ou seu marido, a um vizinho próximo... Não permita jamais, que alguém se aproxime de você sem viver melhor, e mais feliz. Seja a expressão viva da bondade de deus; bondade em seu rosto, bondade em seus olhos, bondade em seu sorriso, bondade em sua terna saudação
Com base na gramática de pontuação da língua culta, assinale a alternativa correta:
a) Os textos I e II apresentam pontuação incorreta ao utilizar de maneira equivocada as vírgulas.
b) Apenas o texto IV está incorreto em sua pontuação ao apresentar vírgulas gramaticalmente erradas e, também, a falta de outros fatores relevantes para o entendimento do texto.
c) Apenas o texto III apresenta a pontuação correta no que diz respeito a todos os fatores pontuais.
d) Apenas os textos II e III estão corretos em todos os fatores pontuais.

aixo para responder às questões 2 e 3 seguintes. "Sua paisagem é a mesma que a nossa: a esquina, os meios- fios, os postes. Mas ele se move em outro mapa, outro diagrama." (1º§)
O autor estabelece, argumentativamente, uma distinção inicial que é marcada pelo uso dos pronomes possessivos e revela um posicionamento discursivo. Com esses pronomes, o autor:
a) insere-se na realidade do menino de rua, sendo solidário a ele.
b) aproxima-se do leitor que teria uma realidade semelhante a dele.
c) desloca o menino de rua para a realidade dos leitores.
d) afasta-se da realidade dos leitores aos quais faz referência.

aixo para responder às questões 2 e 3 seguintes. "Sua paisagem é a mesma que a nossa: a esquina, os meios- fios, os postes. Mas ele se move em outro mapa, outro diagrama." (1º§)
O conectivo destacado no trecho relaciona ideias introduzindo o valor semântico de:
a) Explicação.
b) Conclusão.
c) Oposição.
d) Condição.

Prévia do material em texto

Prova: IBFC - 2018 - SEPLAG-SE - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (nível 
superior) 
Leia os textos (1) e (2) das músicas a seguir: 
[Texto música (1)] 
O Mundo é Um Moinho (Cartola) 
Ainda é cedo, amor 
Mal começaste a conhecer a vida 
Já anuncias a hora de partida 
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar 
Preste atenção, querida 
Embora eu saiba que estás resolvida 
Em cada esquina cai um pouco a tua vida 
Em pouco tempo não serás mais o que és 
Ouça-me bem, amor 
Preste atenção, o mundo é um moinho 
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinhos 
Vai reduzir as ilusões a pó 
 
[ Texto música (2) ] 
Anna Julia (Los Hermanos) 
Quem te vê passar assim por mim 
Não sabe o que é sofrer 
Ter que ver você, assim, sempre tão linda 
Contemplar o sol do teu olhar, perder você no ar 
Na certeza de um amor 
Me achar um nada 
Pois sem ter teu carinho 
Eu me sinto sozinho 
Eu me afogo em solidão 
 
Oh, Anna Júlia 
Oh, Anna Júlia 
 
1. Analisando sintaticamente ambos os textos, quanto aos termos destacados podemos afirmar que: 
I. Se equivalem sintaticamente. 
II. Não se equivalem, pois “amor e querida” não podem ser considerados sujeitos nucleares dentro 
do contexto que estão inseridos. 
III. Estão descolados sintaticamente da oração, não pertencem ao sujeito ou predicado e servem para 
chamar, ou seja, invocar o receptor da mensagem. 
IV. São considerados apenas acessórios da oração, complementos que não são utilizados como 
integrantes, ou seja, não participam como essenciais para o esclarecimento da oração. 
Estão corretas as afirmativas: 
a) II, apenas. 
b) IV, apenas. 
c) I e III, apenas. 
d) I e IV, apenas. 
 
Leia o fragmento do texto: 
“Acredita-se que o ebola se propague em longas distâncias ao ser levado por morcegos, que podem hospedar o 
vírus sem morrer. Assim, ele infecta outros animais com os quais os mamíferos voadores compartilham 
árvores, como os macacos. Frequentemente se propaga para os humanos através de carne infectada. A 
geografia remota e extensa do Congo lhe dá uma vantagem com relação a outras zonas, já que os surtos 
costumam ser localizados e são relativamente fáceis de isolar.” 
2. A partir do texto, leia as afirmativas interpretadas gramaticalmente a seguir: 
 
 
I. É afirmada a indeterminação do sujeito, ao se apresentar o verbo acreditar em terceira pessoa, 
acompanhado do pronome SE. 
II. Há a participação do sujeito composto ao lermos no texto, uma geografia remota e extensa do 
Congo. 
III. O advérbio de modo está presente quando é classificado o modo que se propaga a doença para os 
seres humanos. 
IV. Ao dizer ’’frequentemente”, se faz a classificação do tempo necessário para que a enfermidade 
acometa os seres humanos por intermédio da carne infectada. 
Estão corretas as afirmativas: 
a) I e III, apenas. 
b) II e III, apenas. 
c) IV, apenas. 
d) II e IV, apenas. 
Leia com atenção o poema de Gregório de Matos: 
 
Três dúzias de casebres remendados, 
Seis becos de mentrastos entupidos 
Quinze soldados rotos e despidos 
Doze porcos na praça bem criados. 
 
Dois conventos, seis frades, três letrados 
Um juiz com bigodes sem ouvidos 
Três presos de piolhos carcomidos 
Por comer dois meirinhos esfaimados. 
 
As damas com sapatos de baeta 
Palmilha de tamanca como frade 
Saia de chita, cinta de raquete. 
 
O feijão que só faz ventosidade 
Farinha de pipoca, pão de greta 
De Sergipe Del Rei esta é a cidade. 
 
3. Quanto à tipologia textual usada pelo escritor analise as afirmativas a seguir: 
 
I. É uma descrição, por relatar as características de um local. 
II. É uma dissertação, por analisar e interpretar dados reais sobre a cidade de Sergipe Del Rei. 
III. É apenas a definição de uma linda cidade aos olhos do poeta. 
IV. É uma exposição, são apresentadas informações sobre assuntos e fatos específicos; expõe ideias; 
explica; avalia; reflete. 
 
Estão corretas as afirmativas: 
 
a) I e IV, apenas. 
b) I, apenas. 
c) III e IV, apenas. 
d) III apenas. 
Observe a tirinha: 
 
 
 
https://co.pinterest.com/pin/561753753507096012/?autologin=true 
 
4. Analisando a tirinha é possível afirmar que: 
 
I. O objetivo da linguagem utilizada não é expor verbalmente a realidade, não há a necessidade de 
vocábulos. 
II. Nos mostra que os pais da nova geração não conseguem ser exemplos ideais para os filhos. 
III. A importância da linguagem televisiva para os padrões atuais. 
IV. A relação decadente entre mídia e educação nos dias atuais. 
 
Estão corretas as afirmativas: 
 
a) I e IV, apenas. 
b) II, III e IV, apenas. 
c) I e III, apenas. 
d) II e IV, apenas. 
 
Leia o fragmento textual: 
 
“Os conhecimentos produzidos na área de políticas públicas vêm sendo largamente utilizado por 
pesquisadores, políticos e administradores que lidam com problemas públicos em diversos setores de 
intervenção e nas mais diferentes áreas: ciência política, sociologia, economia, administração pública, direito 
etc.[i] Vêm sendo utilizado tanto no que diz respeito à implementação e a avaliação das políticas públicas, 
quanto no que diz respeito a abordagens que destacam o papel das ideias e do conhecimento neste 
processo[ii].” 
 
5. As palavras destacadas estão morfologicamente classificadas, respectivamente e conforme os 
preceitos da norma culta. A esse respeito, assinale a alternativa correta. 
 
a) conjunção; advérbio; verbo; verbo. 
b) conjunção; adjetivo; advérbio; verbo. 
c) preposição; adjetivo; substantivo feminino; verbo. 
d) preposição; advérbio; advérbio; verbo. 
Considere os textos: 
1. “... a riqueza provoca um tipo de consumo “ostentatório”, comprando que serviam apenas para 
demonstrar o status dos ricos. [...] Esse consumo provoca a imitação dos pobres, que por sua vez, passavam, 
dentro das suas possibilidades, a consumir objetos desnecessários, mas que lhe davam aparência de “classe 
superior" (José Chiavenato). 
 
 
2. 
 
3. “Eu me utilizo de todos os meios da Sociedade de consumo, penetro no Sistema, mas como um veneno” 
(Raul Seixas) 
6. Ao compará-los, é correto afirmar: 
 
I. Na atualidade os bens de consumo são o equilíbrio físico e mental necessários para toda a 
sociedade. 
II. Há um consumo irresponsável de bens, sobretudo em artigos de pouca necessidade. 
III. As palavras “ostentatório” e “veneno” servem para definir o que representa o consumismo no 
mundo atual. 
IV. O consumismo é necessário pela importância da produtividade industrial no mundo moderno a 
menos que ultrapasse os limites da classe menos favorecida. 
Estão corretas as afirmativas: 
a) I e III, apenas. 
b) I e IV, apenas. 
c) II e III, apenas. 
d) II e IV, apenas. 
Leia com atenção o fragmento do livro Mensagem, de Fernando Pessoa: 
“Há em mim fenômenos de abulia que a histeria, propriamente dita, não enquadra no registo dos seus 
sintomas. Seja como for, a origem mental dos heterônimos está na minha tendência orgânica e constante para 
a despersonalização e para simulação. Estes fenômenos - felizmente para mim e para outros - mentalizaram-
se em mim; quero dizer, não se manifestam na minha vida prática, exterior e de contato com os outros; fazem 
explosão para dentro e vivo-os eu a sós comigo. Se eu fosse mulher - na mulher os fenômenos histéricos 
rompem em ataques e cousas parecidas - cada poema de Álvaro de Campos (o mais histericamente histérico 
de mim) seria um alarme para vizinhança. Mas sou homem - e nos homens a histeria assume aspectos 
mentais: assim tudo acaba em silêncio e poesia...” 
7. Assinale a alternativa incorreta: 
 
a) É possível observar que o poeta era perseguido por uma espécie de consciência do seu estado 
psíquico. 
b) É algo tão íntimo, que está dentro dele, vive com ele e se manifesta de maneiras diferentes unicamente 
em seu interior. 
c) Ele se diz ser seus heterônimos e confessa o assombro que causaria a outros, caso fosse mulher. 
d) O mal que o acomete,a ele mesmo nada podia fazer, porém ao se exteriorizar os danos morais e 
intelectuais seriam, com certeza, enormes. 
Analise as afirmativas a seguir atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F): 
( ) Renderam-se às tropas aliadas as forças germânicas de terra, mar e ar. (O núcleo do sujeito é, “forças 
germânicas”). 
( ) Pode haver grandes shows na virada cultural. (O verbo haver tem valor existencial). 
( )Precisa-se de pedreiro. (A partícula SE atua como determinante do sujeito). 
( )Foram incentivados a comemorar a queda do governo. (O infinitivo não é flexionado, principalmente, em 
locuções verbais e verbos preposicionados). 
8. Assinale a alternativa que, respectivamente, apresenta a equência correta de cima para baixo. 
 
 
a) V; V; F; V. 
b) F; F; V; V 
c) V; F; V; F. 
d) V; V; F; F. 
Analise o poema de Rudolf Steiner: 
“No coração tece o sentir 
Na cabeça brilha o pensar 
Nos membros vigora o querer 
Brilhocente 
Tecer revigorante 
Vigor brilhante 
Isto é o homem. 
Com relação à palavra “Brilhocente”: 
9. Assinale a alternativa correta. 
 
a) Se trata da junção do verbo brilhar e o substantivo inocente. 
b) É um adjunto adnominal. 
c) Se trata da união do substantivo brilho e o adjetivo inocente. 
d) É um neologismo. 
Leia os seguintes textos: 
 
I. “Casal maduro vive os últimos capítulos de uma crise matrimonial diante dos olhos da filha mais 
velha, uma adolescente que está a um passo de iniciar-se na vida adulta e amorosa.” 
II. “Em 2017, o Papa Francisco recebeu de presente da Lamborghini uma unidade do esportivo 
Huracán. Trata-se de um modelo personalizado pela fabricante italiana como homenagem para o 
Vaticano, de quem empresta as cores da bandeira. O papa assinou o capô e resolveu colocá-lo à 
venda para beneficiar instituições de caridade.’’ 
III. “Por mais voltas que o mundo dê, um dia todos nós iremos nos encontrar em algum ponto. Um 
ponto pacífico, onde estaremos falando a mesma língua, bebendo o mesmo vinho, contando 
nossas histórias e rindo, um riso leve e sincero. Assim, estaremos prontos para percorrer juntos 
este longo caminho; em que simplesmente falamos de nossos dias, vendo o futuro com olhos 
livres.’’ Charles Chaplin. 
IV. “Espalhe o amor por onde você for antes de tudo, em sua própria casa. Dê amor a seus filhos, 
sua esposa ou seu marido, a um vizinho próximo... Não permita jamais, que alguém se aproxime 
de você sem viver melhor, e mais feliz. Seja a expressão viva da bondade de deus; bondade em 
seu rosto, bondade em seus olhos, bondade em seu sorriso, bondade em sua terna saudação" 
Madre Teresa de Calcutá. 
 
10. Com base na gramática de pontuação da língua culta, assinale a alternativa correta: 
 
a) Os textos I e II apresentam pontuação incorreta ao utilizar de maneira equivocada as vírgulas. 
b) Apenas o texto IV está incorreto em sua pontuação ao apresentar vírgulas gramaticalmente erradas e, 
também, a falta de outros fatores relevantes para o entendimento do texto. 
c) Apenas o texto III apresenta a pontuação correta no que diz respeito a todos os fatores pontuais. 
d) Apenas os textos II e III estão corretos em todos os fatores pontuais. 
 
GABARITO (SEPLAG-SE Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental- nível superior): 
1) C 2) A 3) B 4) A 5) C 6) C 7) D 8) A 9) D 10) B 
 
Prova IBFC- 2018- Prefeitura de Divinópolis - MG - Técnico de Enfermagem (Nível Médio) 
 
Texto 
 
O menino parado no sinal de trânsito vem em minha direção e pede esmola. Eu preferia que ele não 
 
viesse. [...] Sua paisagem é a mesma que a nossa: a esquina, os meios-fios, os postes. Mas ele se move em 
outro mapa, outro diagrama. Seus pontos de referência são outros. 
Como não tem nada, pode ver tudo. Vive num grande playground, onde pode brincar com tudo, desde 
que “de fora”. O menino de rua só pode brincar no espaço “entre” as coisas. Ele está fora do carro, fora da 
loja, fora do restaurante. A cidade é uma grande vitrine de impossibilidades. [...] Seu ponto de vista é o 
contrário do intelectual: ele não vê o conjunto nem tira conclusões históricas – só detalhes interessam. O 
conceito de tempo para ele é diferente do nosso. Não há segunda- feira, colégio, happy hour. Os momentos 
não se somam, não armazenam memórias. Só coisas “importantes”: “Está na hora do português da 
lanchonete despejar o lixo...” ou “estão dormindo no meu caixote...”[...] 
Se não sentir fome ou dor, ele curte. Acha natural sair do útero da mãe e logo estar junto aos canos de 
descarga pedindo dinheiro. Ele se acha normal; nós é que ficamos anormais com a sua presença. 
 
(JABOR, A. O menino está fora da paisagem. O Estado de São Paulo, São Paulo, 14 abr. 2009. 
Caderno 2, p. D 10) 
 
1) A partir da leitura atenta do texto, pode-se apreender que a presença do menino de rua provoca 
no narrador o seguinte sentimento: 
a) Revolta. 
b) Desconforto. 
c) Indiferença. 
d) Piedade. 
 
Considere o fragmento abaixo para responder às questões 2 e 3 seguintes. 
 
“Sua paisagem é a mesma que a nossa: a esquina, os meios- 
fios, os postes. 
Mas ele se move em outro mapa, outro diagrama.” (1º§) 
 
2) O autor estabelece, argumentativamente, uma distinção inicial que é marcada pelo uso dos 
pronomes possessivos e revela um posicionamento discursivo. Com esses pronomes, o autor: 
a) insere-se na realidade do menino de rua, sendo solidário a ele. 
b) aproxima-se do leitor que teria uma realidade semelhante a dele. 
c) desloca o menino de rua para a realidade dos leitores. 
d) afasta-se da realidade dos leitores aos quais faz referência. 
 
3) O conectivo destacado no trecho relaciona ideias introduzindo o valor semântico de: 
a) Explicação. 
b) Conclusão. 
c) Oposição. 
d) Condição. 
 
4) Em “Eu preferia que ele não viesse.” (1º§), nota-se um emprego mais coloquial da regência do 
verbo preferir, contrariando a norma culta. Isso se explica devido: 
 
a) ao uso de apenas um dos complementos exigidos pelo verbo. 
b) à presença de um complemento verbal na forma de oração. 
c) à ausência da preposição “a” antes do complemento verbal. 
d) ao emprego do conectivo “que” como ferramenta coesiva. 
 
5) As aspas, ao longo do texto, foram empregadas, por vezes, com razões distintas. Nesse sentido, 
assinale a alternativa em que se faz um comentário incorreto a respeito do emprego desse 
recurso. 
a) onde pode brincar com tudo, desde que “de fora”(2º§) 
– ressalta a ideia de exclusão. 
 
b) O menino de rua só pode brincar no espaço “entre”(2º§) 
- indica um lugar simbólico. 
c) Só coisas “importantes” (2º§) – explora-se o efeito irônico do termo. 
d) “Está na hora do português da lanchonete despejar o lixo...” (2º§) – sinaliza um diálogo. 
 
6) Em “A cidade é uma grande vitrine de impossibilidades.”(2º§), para conferir expressividade ao 
seu texto, o autor faz uso da seguinte figura de estilo: 
a) metonímia. 
b) personificação. 
c) paradoxo. 
d) metáfora. 
 
7) No período “Como não tem nada, pode ver tudo.” (2º§), observa-se que as orações relacionam-se 
entre si, sendo a primeira classificada como: 
a) subordinada adverbial. 
b) subordinada adjetiva. 
c) subordinada substantiva. 
d) coordenada sindética. 
 
8) Assinale a opção em que se indica uma passagem do texto que NÃO pode ser entendida de modo 
literal. 
a) “O menino parado no sinal de trânsito vem em minha direção e pede esmola.” (1º§) 
b) “Seus pontos de referência são outros.” (1º§) 
c) “Ele está fora do carro, fora da loja, fora do restaurante.” (2º§) 
d) “Acha natural sair do útero da mãe e logo estar junto aos 
canos de descarga pedindo dinheiro.” (3º§) 
 
9) Cumprindo papel caracterizador, os adjetivos e locuções adjetivas são instrumentos que podem 
contribuir para indicação do posicionamento do autor. Dessa forma, assinale a alternativa em que 
a locução adjetiva assume um caráter mais subjetivo, sinalizando um posicionamento do autor.a) “parado no sinal de trânsito” (1º§). 
b) “o menino de rua só pode brincar” (2º§). 
c) “A cidade é uma grande vitrine de impossibilidades” (2º§). 
d) ”sair do útero da mãe” (3º§). 
 
10) Com base em seus conhecimentos linguísticos, assinale a alternativa em que se indica, 
CORRRETAMENTE, o elemento em destaque. 
a) preferia – ditongo. 
b) sair – hiato. 
c) conceito – dígrafo. 
d) esquina – encontro consonantal. 
 
GABARITO (Prefeitura de Divinópolis - MG - Técnico de Enfermagem- Nível Médio): 
1) B 2) B 3) C 4) A 5) D 6) D 7) A 8) D 9) C 10) B 
 
 
GABARITO COM COMENTÁRIOS 
Prova: IBFC - 2018 - SEPLAG-SE - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental 
Órgão: SEPLAG-SE 
1- C 
I. Se equivalem sintaticamente. 
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/ibfc-2018-seplag-se-especialista-em-politicas-publicas-e-gestao-governamental
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/institutos/seplag-se
 
Correto, porque são VOCATIVOS. 
_________________________________________________________ 
II. Não se equivalem, pois “amor e querida” não podem ser considerados sujeitos nucleares dentro do 
contexto que estão inseridos. 
Sendo vocativos, ou seja, termos INDEPENDENTES, não integram sujeito ou predicado (que são 
termos essenciais da oração). 
_________________________________________________________ 
III. Estão descolados sintaticamente da oração, não pertencem ao sujeito ou predicado e servem para 
chamar, ou seja, invocar o receptor da mensagem. 
Correto. 
Vocativo possui essa função descrita: chamar, invocar... 
_________________________________________________________ 
IV. São considerados apenas acessórios da oração, complementos que não são utilizados como 
integrantes, ou seja, não participam como essenciais para o esclarecimento da oração. 
Não é acessório! É termo INDEPENDENTE. 
Aposto é Acessório, Vocativo é independente. 
2- A 
IV (errada) - Ainda dá para tirá-la da jogada com interpretação de texto. 
Ele diz no texto: 
"Frequentemente se propaga para os humanos através de carne infectada." 
Aqui ele quis dizer que é algo costumeiro, habitual, recorrente. Propaga-se com certa frequência. 
Mas em momento algum do texto é dito que há um tempo necessário para que a enfermidade 
acometa aos seres humanos. 
II (errada) - Há a participação do sujeito composto ao lermos no texto, uma geografia remota e 
extensa do Congo. 
"A geografia remota e extensa do Congo lhe dá uma vantagem com relação a outras zonas..." 
PERCEBA QUE O VERBO TÁ NO SINGULAR, ou seja: concorda com sujeito simples. 
- O que lhe dá vantagem? 
 
- Uma geografia remota e extensa. 
O núcleo do sujeito é "georafia". 
3- B 
Texto Descritivo 
O Texto Descritivo expõe apreciações e observações, de modo que indica aspectos, características, 
detalhes singulares e pormenores, seja de um objeto, lugar, pessoa ou fato. 
Dessa maneira, alguns recursos linguísticos relevantes na estruturação dos textos descritivos são: a 
utilização de adjetivos, verbos de ligações, metáforas e comparações. 
Para quem marcou a "A": 
Texto Expositivo 
O Texto Expositivo pretende apresentar um tema, a partir de recursos como a conceituação, a 
definição, a descrição, a comparação, a informação e enumeração. 
Dessa forma, uma palestra, seminário ou entrevista são consideradas textos expositivos, cujo 
objetivo central do emissor é explanar, discutir, explicar sobre um assunto. 
São classificados em: texto informativo-expositivo (transmissão de informações) ou texto expositivo-
argumentativo (defesa de opinião sobre um tema). Outros exemplos de textos expositivos são os 
verbetes de dicionários e as enciclopédias. 
4- A 
I. O objetivo da linguagem utilizada não é expor verbalmente a realidade, não há a necessidade de 
vocábulos. Correta. 
 
Não precisa de uma só palavra para ser entendido o que o autor quis dizer. Apenas com as figuras foi 
passada a mensagem. 
 
II. Nos mostra que os pais da nova geração não conseguem ser exemplos ideais para os filhos. 
Errada. 
 
Essa assertiva não deixa de ser correta, mas não é o que o texto explanou. Remete a ideia da 
atualidade, mas não em confomridade com o que foi pedido do texto. 
III. A importância da linguagem televisiva para os padrões atuais. Mostra justamente o contrário. 
IV. A relação decadente entre mídia e educação nos dias atuais. Correta. 
 
Mostra a falta de paciência com a educação dos filhos. Cada vez mais os pais deixam os filhos com 
 
celulares, televisões, tablets,... para poderem ter o tão desejável sossego. Infelizmente, está faltando 
diálogo entre as pessoas. 
Estão corretas as afirmativas: 
 a) I e IV, apenas. 
 b) II, III e IV, apenas. 
 c) I e III, apenas. 
 d) II e IV, apenas. 
5- C 
a) conjunção; advérbio; verbo; verbo. 
b) conjunção; adjetivo; advérbio; verbo. 
c) preposição; adjetivo; substantivo feminino; verbo. 
d) preposição; advérbio; advérbio; verbo. 
Em - preposição - Expressa noção de lugar; onde: guardei o livro em casa. 
Diferentes - adjetivo - Desigual; sem qualquer ou alguma semelhança; não possuidor de 
características que denotam igualdade; que não é igual: duas opiniões completamente diferentes, 
possuem cores parcialmente diferentes. 
Implementação - substantivo feminino - Ação ou efeito de implementar; ato de colocar em 
execução ou em prática; realização, efetivação ou execução de um projeto, uma tarefa etc: a 
implementação do projeto deverá demorar alguns meses. 
Diz - verbo - Diz é uma palavra derivada de dizer. Flexão do verbo dizer na: 3ª pessoa do singular do 
presente do indicativo. 
6- C 
7- D 
Pessoa não elenca e nem nos leva a supor que tal fenômeno o causasse danos morais e intelectuais. Tanto 
que, segundo ele, tudo acaba em silêncio e poesia. 
8- A. 
 (V) O que ou quem "Renderam-se às tropas aliadas?" as forças germânicas de terra (O núcleo é a 
palavra mais importante do sujeito). 
 
 (V) Correto, o verbo haver está no sentido de existir. "Pode ocorrer/existir grandes shows na virada 
cultural" (Não esqueça que o verbo haver no sentido de "existir" ou "ocorrer" é impessoal. Isso 
significa que permanece na terceira pessoa do singular. 
 (F) Errado, o verbo precisar está atuando na verdade como INDETERMINADOR do sujeito. Quem 
"precisa" precisa DE alguma coisa, esse verbo é VTI, e o "se" é indice de indeterminador do sujeito. 
 (V) Infinitivo são verbos terminados em AR/ER/IR. No caso da questão "a comemorar" não é 
flexionado. O infinitivo impessoal é usado, principalmente, em locuções verbais e com alguns 
verbos que não formam locução verbal (ver, sentir, mandar,…). É usado também quando o verbo é 
regido por uma preposição, quando não há um sujeito definido e com sentido imperativo. 
 9- D. 
10- B. 
GABARITO COM COMENTÁRIOS 
Órgão: Prefeitura de Divinópolis – MG 
Prova: IBFC - 2018 - Prefeitura de Divinópolis - MG - Técnico de Enfermagem 
1) B 
"... Eu preferia que ele não viesse..." e "...nós é que ficamos anormais com a sua presença." Indicam 
desconforto com a presença do menino de rua. 
2) B 
O autor estabelece uma distinção inicial que é marcada pelo uso dos pronomes possessivos e revela 
um posicionamento discursivo. Com esses pronomes, o autor 
“Sua paisagem é a mesma que a nossa (entre a dele e do leitor, como se estivesse falando 
pessoalmente com o leitor): a esquina, os meios-fios, os postes. Mas ele se move em outro mapa, 
outro diagrama.” (1º§) 
Resposta: B) aproxima-se do leitor que teria uma realidade semelhante a dele 
3) C 
4) A 
O verbo preferir e bitransitivo exige dois complementos 
EX: Ele sempre preferiu o trabalho ao estudo 
 vtdi od oi 
5) D 
 
A letra "D" está correta justamente por estar errada -Cuidado; Não se trata de um Diálogo, e sim, de 
Um aposto. Tem-se o termo "importante" entre aspas p/simbolizar ironia;e logo em seguida 
expõe/explica quais são as coisas "importantes" introduzido por dois pontos, na perspectiva do 
Garoto de rua. 
6) D 
7) A 
“Como não tem nada, pode ver tudo. 
“Já que não tem nada, pode ver tudo”. Subordinada adverbial de causa. 
8) D 
9) C 
Na letra C, para o autor, a cidade é uma grande vitrine de impossibilidades. Contudo, para mim ou 
para você essa cidade pode ser um lugar de grandes oportunidades. Há um juízo de valor, é subjetivo, 
é o gabarito. 
10) B

Mais conteúdos dessa disciplina