Buscar

COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS DO MUNICÍPIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS DO MUNICÍPIO
JULIA GLORIA DE SOUZA BATISTA
A federação tem como característica fundamental a descentralização política que implica em repartir as competências conforme relevância para cada ente federativo: no caso de interesse nacional é destinado á União, ao se tratar de regional é reservada ao Estado, e tratando de importâncias locais atribui-se para os Municípios. O texto em questão trata-se de quais competência são funções do município e como funciona essa aplicabilidade.
É no artigo 30 da Constituição Federal de 1988 que encontramos as leis que determinam o que compete aos Municípios, tais quais são: suplementar a legislação federal e estadual, instituir e arrecadar tributos, organizar e prestar serviços públicos, manter programas educacionais, prestar serviços de saúde, promover ocupação do solo urbano e promover proteção patrimonial. Desta forma observamos que as Matérias de importância local são a que compete a população de um determinado município. 
Quem realizam a aplicabilidade dessas funções é o poder legislativo através dos vereadores, que tem a função legislativa que objetiva a criação de leis e decretos legislativos, a exemplo, a Lei Orgânica Municipal – LOM que é o principal decreto legislativo municipal, também tem a função controladora que é a de fiscalização de orçamentos e finanças, etc. O poder executivo que é exercido pelo prefeito que desempenha as atividades de gestão sendo caracterizada pela condução de negócios que diz respeito a administração do município.
Conclui-se então que para obter uma boa funcionalidade das competências, e para o desenvolvimento e bem-estar social é preciso eleger através de votação representantes sérios, que estejam de fato comprometidos com a boa gestão democrática dos municípios.

Continue navegando