Buscar

Resumo - Prova 3 HP

Prévia do material em texto

História da Psicologia
Psicologia Cognitiva
· Início: David Lieberman publicou o artigo “Behaviorismo e a mente”, que deu início à Psicologia Cognitiva, por resgatar o conceito de mente. Além disso, David propunha resgatar a técnica da introspecção.
	Autores
	Contribuições
	
George Miller
	Trabalhava com psicoacústica, lidando com problemas de comunicação oral.
Centro de Estudos Cognitivos: criou um centro de pesquisa para estudar a cognição. Nesse centro, desenvolviam-se estudos em linguagem, memória, percepção, formação de conceito, pensamento e desenvolvimento.
Artigo “O mágico número sete”: foi importante por lidar com a experiência cognitiva em uma época na qual o behaviorismo dominava o pensamento psicológico.
	Ulric Neisser
	Foi influenciado por Koffka, teórico da Gestalt.
Cognição: processos pelos quais a informação sensorial recebida é transformada, reduzida, elaborada, armazenada, recuperada e usada.
· Metáfora do Computador: o computador era tido como modelo para o funcionamento da mente, visto que, para os cognitivistas, o computador apresenta inteligência artificial e tanto o computador quanto a mente recebem do ambiente e processam grande quantidade de informações (estímulos sensoriais ou dados).
i. O psicólogo cognitivo busca compreender como se dá o processo de informação do indivíduo e o armazenamento da memória.
ii. Teste de Turing: teste sobre a hipótese do computador de pensar. Tentava-se convencer um humano de que o computador era humano. Caso o indivíduo não conseguisse distinguir as respostas do computador de respostas humanas, o computador apresentaria inteligência semelhante à humana.
· A Psicologia Cognitiva influenciou diversas áreas da Psicologia, como: teoria da dissonância cognitiva, motivação e emoção, personalidade, aprendizagem, memória, percepção e processamento de informação na solução de problemas. Além disso, influenciou as áreas aplicadas, como psicologia clínica, comunitária, educacional e organizacional.
	Psicologia Cognitiva
	Behaviorismo
	· Enfatizam a mente, mas não ignoram o comportamento.
· Estão interessados em saber como a mente estrutura ou organiza as experiências.
· Atuação ativa e criativa do indivíduo em organizar estímulos recebidos do ambiente.
	· Enfatizam o comportamento.
· Os behavioristas afirmam que a mente não é dotada de capacidade organizacional inata.
· O indivíduo é respondente passivo às forças externas.
· Para os cognitivistas, o inconsciente (que é mais racional do que o inconsciente emocional de Freud) é capaz de realizar funções que antes referia a conscientização. O inconsciente, para eles, é capaz de processar informações e planejar acontecimentos futuros. Desempenha importante papel na solução de problemas, no teste de hipóteses e na criatividade.
Neurociência Cognitiva
· Híbrido entre a neurociência e a Psicologia Cognitiva.
· Seu objetivo é verificar como as funções cerebrais originam a atividade mental e correlacionar aspectos específicos do processamento de informação com as regiões do cérebro.
Psicologia Evolucionista
· Para a Psicologia Evolucionista, os indivíduos são programados pela evolução para se comportarem de acordo com as formas que favoreceram a sobrevivência ao longo de várias gerações passadas.
i. Todos os mecanismos psicológicos originam-se de processos evolucionistas.
ii. A Teoria de Darwin sobre a seleção natural é a mais importante para processos evolucionistas responsáveis por criar mecanismos psicológicos desenvolvidos.
iii. Mecanismos psicológicos desenvolvidos podem ser descritos como instrumentos de processamento de informações.
iv. Mecanismos psicológicos desenvolvidos são funcionais, funcionam para resolver problemas de adaptação dos nossos antepassados.
· Sociobiologia: o ser humano herda a propensão a adquirir estruturas sociais e comportamentais, tendência compartilhada por uma quantidade suficiente de indivíduos para ser chamada de natureza humana.

Continue navegando