Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Sistema de Gestão e Planejamento Ambiental atividade 07

Pré-visualização | Página 1 de 1

Iniciado em
	quinta, 3 Dez 2020, 07:04
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta, 3 Dez 2020, 07:11
	Tempo empregado
	6 minutos 36 segundos
	Avaliar
	4,33 de um máximo de 10,00(43%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
O registro do imóvel rural no cadastro ambiental rural é público, eletrônico, de abrangência nacional e de caráter obrigatório no cumprimento da Lei Federal n. 12.651/12 e é realizado na plataforma on-line do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) com inúmeras informações da planta do imóvel rural. Marque corretamente as principais informações a serem cadastradas no SICAR.
Escolha uma opção:
a. Delimitação do perímetro da propriedade
b. Delimitação das áreas degradadas
c. Delimitação das áreas produtivas
d. Delimitação das áreas de preservação permanente
e. todas as alternativas. 
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Santos (2013), as interpretações e formas metodológicas desenvolvidas na elaboração de um zoneamento ecológico-econômico, que também possui outras nomenclaturas, embora não oficiais, mas comumente usadas como zoneamento ecológico e geoambiental, variam de acordo com os profissionais ou regiões de localização das instituições envolvidas em sua elaboração. As principais distinções estão relacionadas, principalmente, ao recorte territorial, às escalas de mapeamento e análise de dados, legendas, métodos, objetivos, entre outros. No entanto, o mais importante é a identificação dos aspectos ambientais como, por exemplo, ecossistemas, bacias hidrográficas, tipos de solos etc. e estes são abordados de maneiras semelhantes na elaboração das zonas de uso e conservação. Com base nas considerações, marque alternativa Verdadeira ou Falsa:
(       ) Zoneamento ecológico-econômico (ZEE): A lei número 6.938 de 1981 que instituiu a Política Nacional de Meio Ambiente, traz para o ordenamento jurídico o conceito de zoneamento ecológico-econômico, que no final da década de 1980 começa a ser chamado de zoneamento ambiental. Este instrumento de planejamento tem a finalidade de correlacionar e articular com outros instrumentos desta mesma lei ações de preservação e conservação dos recursos naturais, promoção do desenvolvimento socioeconômico, segurança nacional no que tange a proteção de seus patrimônios ambientais e da dignidade da vida humana. Entretanto, a demora em regulamentar este instrumento deixou em aberto alguns pontos fundamentais em relação à sua elaboração.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 3
Parcialmente correto
Atingiu 0,33 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Associe corretamente as alternativas.
	um instrumento metodológico de planejamento de políticas públicas com a participação popular, envolvendo de maneira integrada a sociedade civil e os governos na Conferência Internacional de Desenvolvimento e Meio Ambiente da ONU em 1992 no Rio de Janeiro, também conhecida como Eco 92 ou Rio 92.
	Resposta 1 
	é um instrumento de planejamento que visa integrar as ações dos municípios através de programas e ações em áreas interdisciplinares como o meio ambiente, agricultura, saúde, cultura, saneamento e desenvolvimento urbano e rural.
	Resposta 2 
	é um instrumento de planejamento que visa definir uma série de ações integradas de uma instituição privada, seja ela escolar, industrial ou comercial e também do poder público nas três esferas da federação (união, estados e municípios) visando à sensibilização ambiental.
	Resposta 3 
	é um método de organização e planejamento visando ao diagnóstico participativo dos problemas ambientais, sociais e econômicos locais e o amplo debate público sobre as possíveis soluções para esses problemas e, por meio da ação conjunta da comunidade e poder público, definir uma agenda de ações reais visando à melhoria da qualidade de vida no rumo do desenvolvimento sustentável local.
	Resposta 4 
	este tipo de plano é comumente utilizado na obtenção e manutenção dos selos de qualidade, e no poder público é uma obrigação do Estado definido pela lei 9795/1999, objetivo de articular nos processos formativos da educação formal e não formal, visando ao desenvolvimento sustentável do país.
	Resposta 5 
	esta é uma ação inovadora no âmbito do Governo Federal, conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos (MMA/SQA), e pela Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP/SPU). Este projeto busca implementar uma política nacional que harmonize e articule as práticas patrimoniais e ambientais com o planejamento de uso e ocupação desse espaço.
	Resposta 6 
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Para o planejamento urbano os instrumentos que são mais utilizados para o planejamento ambiental e que possuem regras e ordenamentos jurídicos embasadores são, exceto:
Escolha uma opção:
a. Plano de Controle Médico e Saúde Ocupacional para populações tradicionais.
b. Plano de educação ambiental
c. Plano municipal de resíduos sólidos
d. Plano diretor municipal 
e. Zoneamento ecológico-econômico – ZEE
Questão 5
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Com base no texto a seguir, julgue a alternativa:
(       ) De forma geral, o zoneamento ecológico-econômico está vinculado à elaboração de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável e que, através de uma análise integrada de multicritérios ambientais, sociais e econômicos, gerem mapas de fácil visualização pela população e gestores públicos, definindo áreas com aptidões para determinados e diferentes usos e de vulnerabilidades e susceptibilidade para a conservação dos recursos naturais.
· Plano Diretor Municipal: Somado com a Política Nacional de Meio Ambiente, outro instrumento jurídico relacionado à gestão que surge no Brasil é o Estatuto da Cidade, criado pela Lei Federal n. 10.257, de 10 de julho de 2001, que objetiva a formulação de políticas locais de desenvolvimento urbano sustentável a partir da fixação de diretrizes e instrumentos gerais e participativos de planejamento urbano.
O Estatuto da Cidade, em seu artigo 40, determinou que deverá ser por meio do Plano Diretor a definição do ordenamento e zoneamento territorial do município em projeções temporais de curto espaço de tempo, mas principalmente para longo prazo e com a participação da população em audiências públicas para tomadas de decisões de interesse da coletividade.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Parte inferior do formulário
Plano de educação ambiental
Plano ambiental municipal
Agenda 21 Local
Plano de gestão integrada da orla